«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 3 de maio de 2020

4º Domingo da Páscoa – Ano A – Homilia

Evangelho: João 10,1-10

Clique sobre a imagem, abaixo,
para assistir a essa cena do Evangelho deste Domingo:


 José María Castillo
Teólogo espanhol

PASTORES QUE CAUSAM DANO À IGREJA

A Palestina do tempo de Jesus era um país no qual a pecuária (gado pequeno) e a agricultura eram duas realidades importantes. Compreende-se a frequência com que o Novo Testamento utiliza a imagem do pastora de gado menor para explicar  como devem comportar-se os sacerdotes e os dirigentes religiosos em geral (Mt 18,12; 25,32; At 20,28-29; 1Pd 5,2-4; Mc 14,27; Hb 13,20).

Sobretudo, para entender o alcance do capítulo 10 de João, há que se ter presente que Jesus dirige este duro discurso , não somente contra os «pastores de Israel» (líderes religiosos), mas mais concretamente contra os fariseus com os quais se confrontou ao curar o cego de nascença (João 9,19-41).

Segundo a Mishná (Quid. IV,2; b. Samb. 25,12), o ofício de pastor não era tarefa de pobres, mas um dos «ofícios desprezados» em Israel. A maioria deles eram fraudadores e ladrões. Por isso, estava proibido comprar deles lã, leite ou cabritos. Nestas condições, Jesus faz a grande denúncia pública contra os «pastores religiosos» daquele povo, aos quais acusa de «estranhos» («allótrios» = «alheios», «não próprios» [João 10,5]), de «ladrões» e «assaltantes» (João 10,8).

Dado que esta acusação refere-se aos fariseus, resulta notável que Jesus qualifique com tanta dureza a conduta moral dos pastores mais observantes dos rituais religiosos. Por que esta denúncia? Porque os ritos são ações que, devido ao rigor na observância das normas, se constituem um fim em si. Daí que, a primeira coisa no comportamento do ritual religioso é o rito mesmo, não o ethos, a conduta moral.

Isso é o que explica a mais profunda denúncia que Jesus faz em sua acusação contra os pastores aos quais, na verdade, não importa o rebanho, que não conhecem, nem são conhecidos por suas ovelhas. Porém, sobretudo, são ladrões e assaltantes. A preocupação central destes homens é cumprir as normas, observar os ritos, serem vistos como pessoas exemplares.

O problema é que eles tornam essa preocupação central compatível com «vidas ocultas» e «sentimentos inconfessáveis» que são próprios de autênticos bandidos. Jesus quer dizer, com esta acusação, que quem mais dano causa à Igreja são os «pastores» da Igreja. Aos que São Paulo já enumera entre os responsáveis da comunidade cristã (Efésios 4,11).

José Antonio Pagola
Biblista e Teólogo espanhol

NOVA RELAÇÃO COM JESUS

Nas comunidades cristãs precisamos viver uma experiência nova de Jesus reavivando nossa relação com ele. Colocá-lo, decididamente, no centro de nossa vida. Passar de um Jesus confessado de modo rotineiro a um Jesus acolhido vitalmente. O evangelho de João faz algumas sugestões importantes ao falar da relação das ovelhas com seu Pastor.

A primeira coisa é «escutar sua voz» em todo seu frescor e originalidade. Não confundi-la com o respeito às tradições nem com a novidade das modas. Não deixar-nos distrair nem aturdir por outras vozes estranhas que, ainda que se escutem no interior da Igreja, não comunicam sua Boa Notícia.

É importante nos sentirmos chamados por Jesus «por nosso nome». Deixar-nos atrair, pessoalmente, por ele. Descobrir pouco a pouco e, cada vez com mais alegria, que ninguém responde como ele a nossas perguntas mais decisivas, a nossos anseios mais profundos e a nossas necessidades íntimas.

É decisivo «seguir» Jesus. A fé cristã não consiste em acreditar em coisas sobre Jesus, mas em crer nele: viver confiando em sua pessoa. Inspirar-nos em seu etilo de vida para orientar nossa própria existência com lucidez e responsabilidade.

É vital caminhar tendo Jesus «adiante de nós». Não realizar a viagem de nossa vida sozinhos. Experimentar em algum momento, ainda que de maneira desajeitada, que é possível viver a vida a partir de sua raiz: a partir desse Deus que se nos oferece em Jesus, mais humano, mais amigo, mais próximo e salvador que todas as nossas teorias.

Esta relação viva com Jesus não nasce em nós de maneira automática. Vai se despertando em nosso interior de forma frágil e humilde. No começo, é quase somente um desejo. No geral, cresce rodeada de dúvidas, interrogações e resistências. Porém, não sei como, chega um momento em que o contato com Jesus começa a marcar, decisivamente, a nossa vida.

Estou convencido de que o futuro da fé entre nós está se decidindo, em boa parte, na consciência daqueles que se sentem cristãos, nestes momentos. Neste exato momento, a fé está se reavivando ou se extinguindo em nossas paróquias e comunidades, no coração dos sacerdotes e fiéis que as formam.

A incredulidade começa a penetrar em nós no exato momento em que nossa relação com Jesus perde força, ou fica adormecida pela rotina, indiferença e despreocupação. Por isso, o Papa Francisco reconheceu que «necessitamos criar espaços motivadores e de cura... lugares onde regenerar a fé em Jesus». Temos de escutar seu chamado.

Traduzido do espanhol por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fontes: CASTILLO, José María. La religión de Jesús: comentario al evangelio diario – 2020. Bilbao: Desclée De Brouwer, 2019, páginas 163-164; PAGOLA, José Antonio. La Buena Noticia de Jesús – Ciclo A. Boadilla del Monte (Madrid): PPC, 2016, páginas 109-111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.