«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 31 de julho de 2021

18º Domingo do Tempo Comum – Ano B – HOMILIA

 Evangelho: João 6,24-35 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. Naquele tempo: 24 Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25 Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste aqui?» 26 Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo». 28 Então perguntaram: «Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?» 29 Jesus respondeu: «A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou». 30 Eles perguntaram: «Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: “Pão do céu deu-lhes a comer”. 32 Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo». 34 Então pediram: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». 35 Jesus lhes disse: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede».

Palavra da Salvação. 

Alberto Maggi *

Frade da Ordem dos Servos de Maria (Servitas) e renomado biblista italiano 

Jesus é a resposta completa às necessidades humanas 

Vimos, no Evangelho do domingo passado que, com o episódio da partilha dos pães e dos peixes que representa a Eucaristia, Jesus levou a multidão a crescer, a se tornar ser humano, ser humano adulto. Infelizmente, falhou. Os participantes não compreenderam o significado do gesto de Jesus. A passagem que, hoje, lemos é o sexto capítulo de João, é a continuação, são os versículos 24 a 35. 

E novamente aqueles a quem Jesus trouxe à condição de seres adultos e maduros se encontram como uma multidão, porque não entenderam. Essa multidão sai «à procura de Jesus». Este verbo “procurar”, no Evangelho de João, tem sempre uma conotação negativa, indica capturar, apedrejar, matar. Eles o procuram, o encontram e se voltam para ele chamando-o de «Rabi», mestre da lei, é isso que eles querem: Jesus queria libertá-los, eles querem se submeter. 

E «Jesus respondeu», e é uma afirmação que é precedida de uma declaração solene: «Em verdade, em verdade, eu vos digo». Isto é, o que eu vos digo é certo, é verdadeiro: «estais me procurando não porque vistes sinais», qual foi o sinal?

Fazer-se alimento para os outros, este é o significado da Eucaristia e da partilha dos pães.

Prossegue o Evangelho: «mas porque comestes», isto é, por causa do alimento em si mesmo, «pão e ficastes satisfeitos». Portanto, Jesus os convidou a fazerem-se pão para os outros, eles só entendiam o pão para si. E aqui o verbo está no imperativo: «Esforçai-vos», literalmente, trabalhai, «não pelo alimento que se perde», qual é a comida que não dura? Aquilo que diz respeito ao corpo, à parte física, biológica, «mas pelo alimento que permanece até a vida eterna», a vida que se chama eterna não tanto pela duração indefinida, mas pela qualidade indestrutível, «e que o Filho do Homem vos dará». Porque o Pai, Deus, colocou seu selo sobre ele. Jesus é a garantia da presença divina, Jesus manifesta a presença de Deus. 

«Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”» E, novamente, há um mal-entendido. Jesus os convida a serem livres, eles querem submeter-se, não estão habituados a uma relação com Deus de liberdade, mas de submissão e perguntam o que devem fazer. E aqui está a resposta de Jesus: «Esta é a obra de Deus». “A obra de Deus” a única vez que aparece no Antigo Testamento é no livro de Êxodo, capítulo 32, versículo 16, e indica as tábuas da lei. Então esta é “a obra de Deus”, ou seja, aquilo que substitui as tábuas da lei, «é que acrediteis naquele que ele enviou».

Não é mais obedecer a uma lei, mas SE ASSEMELHAR A UMA PESSOA que é Jesus e Jesus é o amor de Deus por toda a humanidade.

Mas, mesmo assim, o diálogo é entre surdos, eles não entendem. «Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?”» É típico da religião pedir um sinal para ver para, depois, poder crer, mas Jesus nunca aceita, ele dá uma reviravolta: não um sinal para se ver e, depois, crer, mas crer para tornar-se sinal para ver. E eles se referem aos nossos pais: «Nossos pais comeram o maná no deserto». Jesus acabou de falar do Pai e eles se referem aos pais. Jesus fala do presente e eles se referem ao passado, Jesus fala pela humanidade e eles se referem a Israel. 

E aqui está a resposta de Jesus, novamente com a declaração solene: «Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu». A ênfase de que o de Jesus é o pão verdadeiro indica que há outros pães que são falsos e se o outro pão é falso não pode transmitir vida, mas apenas comunicar a morte.

A observância da lei não realiza a pessoa.

E aqui está a conclusão de Jesus: «Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu», isto é, que tem origem divina, «e dá vida ao mundo», novamente este tema da vida indestrutível retorna. Finalmente, eles começam a entender: «Então pediram: “Senhor”», finalmente o chamam de Senhor, antes, o haviam chamado de Rabi, creram que fosse um profeta. Finalmente, enxergam nele algo a mais: «Senhor, dá-nos sempre desse pão», é a frase que se assemelha ao pedido do Pai Nosso. «Jesus lhes disse: “Eu sou”». “Eu sou” é o nome de Deus, portanto Jesus reivindica a condição divina. Prossegue Jesus: «o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede». O que se quer dizer com esta declaração solene?

Que Jesus é a resposta completa às necessidades do ser humano.

O desejo de plenitude que todo homem carrega dentro de si se encontra em Jesus, como? Jesus não convida as pessoas a se concentrarem em si mesmas, em sua própria perfeição espiritual, tão distante e inatingível quanto é grande essa ambição, mas na doação de si aos outros que é alcançável, que é imediata e que dá plenitude de vida ao ser humano. 

* Traduzido do italiano e editado por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo. 

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

Fica muito claro, no Evangelho deste domingo, que a grande reviravolta que Jesus operou na vida dos seres humanos que tiveram contato com ele foi: deixarem de ser dependentes, apegados ao que é primário, ou seja, à busca pela saúde e pelo alimento, para se dedicarem ao que é ESSENCIAL: a vida plena, a vida madura, a vida livre! 

Aquilo que levou os seres humanos a criarem suas várias religiões, a grosso modo, foi a busca por segurança/proteção, por abundância de alimentos, saúde e por prosperidade. Mas, tudo isso é voltado, apenas, para a sobrevivência neste mundo. Aos poucos, o ser humano sentiu a necessidade de algo que desse um SENTIDO para a sua vida. Algo que justificasse o motivo dele estar sobre esta Terra. A razão dele viver e existir. 

E é sobre isso que Jesus fala às multidões que o “procuram” pelo pão que sacia o estômago, mas não promove uma vida distinta da existência que a pessoa tinha antes, a denominada “vida eterna”.

Jesus dá nome a essa proposta: o “pão da vida”, que é ele mesmo!

Doravante a salvação, a libertação e a esperança humanas não dependerão mais de leis, normas, ritos e tradições, mas da adesão a uma pessoa, à sua mensagem e ao seu estilo de vida, estamos falando de JESUS CRISTO, o Filho de Deus! 

O fundamental, na vivência da FÉ CRISTÃ, é viver uma vida de bondade, respeito e solidariedade pelos outros seres humanos! Pois, como observa o teólogo espanhol José María Castillo, “quando esse é o tipo de vida que se impõe, resolve-se, não somente o problema da fome, mas tantos outros problemas humanos que nos tornam desgraçados ou, se se resolvem, fazem-nos felizes”.


 Oração após a meditação do Santo Evangelho 

O Senhor dá o pão aos famintos 

1 Aleluia! Louva o Senhor, minh’alma,

2 louvarei o Senhor enquanto eu for vivo, enquanto viver, cantarei hinos a meu Deus.

3 Não confieis nos poderosos, em seres humanos que não podem salvar,

4 Exalam o espírito e voltam ao pó da terra; nesse dia se acabam seus planos.

5 Feliz quem recebe auxílio do Deus de Jacó, quem espera no Senhor seu Deus,

6 criador do céu e da terra, do mar e de quanto contém. Ele é fiel para sempre,

7 faz justiça aos oprimidos, dá alimento a quem tem fome. O Senhor livra os prisioneiros,

8 o Senhor devolve a vista aos cegos, o Senhor levanta quem caiu, o Senhor ama os justos,

9 o Senhor protege os estrangeiros, ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos

ímpios.

10 O Senhor reina para sempre, o teu Deus, Sião, por todas as gerações. Aleluia!

(Salmo 146 [145]) 

Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci” – Videomelie – XVIII Domenica del Tempo Ordinario – 05 agosto 2018 – Internet: clique aqui (acesso em: 28/07/2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.