«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

6º Domingo da Páscoa – Ano A – Homilia

 Evangelho: João 14,15-21 

Frei Alberto Maggi

Padre e biblista italiano dos Servos de Maria (Servitas) 

Cada indivíduo e comunidade que conhece a Jesus é o verdadeiro santuário de onde ele manifesta o seu amor

Prosseguimos, neste domingo, o Evangelho do domingo passado. Jesus, ainda, está realizando o primeiro de seus discursos de despedida, no interior do grande bloco dos capítulos 13 a 17, o seu adeus aos seus seguidores. Sigamos ouvindo e refletindo sobre as palavras que o quarto evangelista nos traz. 

João 14,15: «Se me amais, guardareis os meus mandamentos.»

Pela primeira vez no Evangelho, Jesus pede amor para si mesmo; um amor por si mesmo que depois se manifesta no amor pelos outros. Jesus tornou os discípulos capazes de amar lavando-lhes os pés, e agora pede amor. Na realidade, Jesus deixou um único mandamento:este é o meu mandamento”, um mandamento novo, no sentido de melhor, que se sobrepõe a todos os outros. Jesus enfatiza que os mandamentos são dele, não são os mandamentos de Moisés. Existe apenas um mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34). A tradução prática deste único mandamento, nas muitas situações em que há necessidade de demonstrar este amor, isto para Jesus tem valor de mandamentos. 

João 14,16: «E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, para que permaneça sempre convosco:...»

Aqui há um termo grego, intraduzível em nossa língua. Algumas traduções da Bíblia traduzem esse termo como “consolador”, mas não expressa o significado profundo da palavra, então, agora, prefere-se colocar a transliteração deste termo:Paráclito”. O que é o “Paráclito”? Em grego, o Paráclito é aquele que é chamado em socorro, em defesa, portanto pode ser traduzido como: defensor, protetor, socorrista. Eis que, talvez, socorrista seja o mais adequado, mas nenhuma dessas palavras esgota o termo grego. E é pela primeira vez que aparece este termo, exclusivo do Evangelho de João. Paráclito não é o nome do Espírito, mas sua função, que é aquela de socorrer.

E aqui Jesus dá uma indicação importante e preciosa: “para que permaneça sempre convosco”. O Espírito do Senhor, esse Espírito que socorre a comunidade e o indivíduo, não vem em socorro nos momentos de necessidade, quando invocado, mas a sua presença é para sempre na comunidade. O amor de Deus não atende às necessidades do indivíduo e da comunidade, mas as precede. Então isso dá muita serenidade à comunidade, que se encontrará diante de uma tempestade, como a que Jesus sofrerá: oposição e perseguição: “Tenham serenidade, tenham fé porque o Espírito está sempre com vocês”. 

João 14,17: «... o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós.»

E Jesus o chama de “o Espírito da Verdade”; esse Espírito torna conhecida a verdade sobre Deus e quem é Deus? Deus é amor, que se põe generosamente ao serviço dos outros, é amor que está sempre a favor dos homens, este é o Espírito da verdade, diz “que o mundo não é capaz de receber”. O mundo, aqui em João, não significa o que foi criado, mas o sistema injusto, em particular a instituição religiosa. Por que o mundo não pode receber o Espírito da Verdade? Porque o Espírito da verdade é o amor do Pai, que está sempre a favor dos homens. O mundo, mesmo a instituição religiosa, pensa apenas em sua própria conveniência. O bem e o mal estão sujeitos aos seus próprios interesses, e por isso não pode recebê-lo, “porque não o vê, nem o conhece”. Esta falta de conhecimento será a acusação que, ao longo do Evangelho de João, Jesus dirigirá precisamente aos líderes religiosos: no meio de vós está quem que vós não conheceis” (Jo 1,26).

Mas Jesus garante aos seus seguidores: “Vós o conheceis, porque ele permanece”. Aqui, Jesus insiste novamente: assim como o Espírito desceu sobre ele e nele permaneceu, o mesmo se dará com a sua comunidade, o Espírito permanece nela, como ele diz, “junto de vós e está em vós”. 

João 14,18: «Não vos deixarei órfãos, venho a vós.»

Em seguida, Jesus oferece uma garantia à comunidade:Não vos deixarei órfãos”. O órfão, naquela cultura, é a pessoa sem proteção, sem quem cuide dela. Jesus garante: não, isso não vai acontecer, porque “venho a vós”. A morte de Jesus não será uma ausência, mas uma presença, não um distanciamento, mas uma proximidade ainda mais forte. 

João 14,19: «Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; vós, porém, me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.»

Então esse sistema injusto (o mundo), com a morte de Jesus, não o verá mais — “vós, porém, me vereis”; claro que aqui Jesus não está falando da visão física, mas da percepção interior profunda, que pertence à fé. “Porque eu vivo, e vós vivereis”, os termos gregos usados ​​por este evangelista têm o significado de vida para sempre. O que isso significa? Existe uma vida biológica que, para crescer, deve ser alimentada, mas existe outra vida, que é a interior, aquela que permanece para sempre, que, para crescer, deve alimentar.

Assim, quem orienta a própria vida doando-a como alimento aos demais, a põe em sintonia com aquele que é o VIVENTE por excelência: Jesus Cristo.

João 14,20: «Naquele dia, conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.»

Naquele dia” — é o dia da morte de Jesus e do dom do Espírito. Jesus anuncia o que desenvolverá nos próximos capítulos, essa fusão plena de Deus e Jesus, do indivíduo e da comunidade. O que o evangelista quer dizer? Algo de extraordinariamente belo: na comunidade dos crentes, Deus assume o seu rosto humano e os homens o seu rosto divino. Há, portanto, uma fusão entre Deus e os homens, é um Deus que pede para ser acolhido na vida dos indivíduos, para que se fundam com ele, expandir a sua capacidade de amar e...

... fazer de cada indivíduo e de cada comunidade o único verdadeiro santuário do qual irradia, manifesta, seu amor, sua misericórdia e sua compaixão.

João 14,21a: «Quem acolhe os meus mandamentos e os observa, esse é quem me ama.»

Aqui, o evangelista, na verdade, escreve: “quem tem os meus mandamentos”: os mandamentos de Jesus não são imposições ou normas exteriores ao ser humano, mas uma energia vital interior que, ao se manifestarem (os mandamentos), liberam todas as suas forças. Assim, “quem tem os meus mandamentos” — e novamente Jesus enfatiza que eles são dele, não os mandamentos de Moisés — “e os observa, esse é quem me ama”.

É um amor — a observância de um mandamento — que não diminui o ser humano, mas o capacita.

João 14,21b: «Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.»

Nesta dinâmica de amor recebido e amor comunicado, consente-se ao Pai de transmitir um amor cada vez maior e Jesus manifesta-se ao crente, à comunidade, de modo que o crente, a comunidade, se torna o profeta capaz de manifestar com sua vida, com o seu pensamento, a própria presença do Senhor. 

* Traduzido e editado do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

** Todos os textos bíblicos citados foram extraídos de: BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 6. ed. Brasília (DF): Edições CNBB, 2022. 

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

«Você é o que você faz, não o que você diz que vai fazer.»

(Carl Gustav Jung: 1875-1961 — psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica)

Um dos maiores desafios para alguém que deseja ser discípulo(a), ou seja, seguidor(a) de Cristo é deixar de pensar e planejar tudo, em sua vida, a partir da perspectiva individual e passar a interessar-se e vislumbrar o conjunto da comunidade daqueles que têm a mesma fé e confiança em Jesus. Vivemos em uma sociedade em que o EU, o INDIVÍDUO e suas vontades, ideias e anseios parecem ser o principal critério a ser levado em conta para tudo, inclusive, na Igreja. 

A verdade é que o cristianismo transformou-se, de uns tempos para cá, em uma religião do tipo “delivery” (= de encomenda)! Muitas igrejas, pastores, presbíteros, religiosos buscam atender à expectativa e necessidades imediatas de sua “clientela”, pois isso é garantia de adesão, “casa cheia”, recursos financeiros etc.! Muitos falsos pastores e profetas estão oferecendo ao povo aquilo que ele quer, aquilo que ele gosta! Não há uma verdadeira, real e eficaz preocupação em evangelizar, de verdade, o nosso povo! Como constatou o quarto evangelista a respeito dos líderes religiosos de seu tempo, mas que se aplica, perfeitamente, aos líderes dos dias atuais: “Preferiram a glória dos homens à glória de Deus” (Jo 12,43).

O Evangelho não está no centro e na razão de ser do atual cristianismo!

Afinal, dar ouvidos ao Evangelho, buscar praticá-lo, levá-lo a sério, enfim, organizar as nossas igrejas à luz dele é algo muito incômodo, muito impopular e que não traz o retorno imediato e o sucesso que muitos buscam! Não por acaso, o início e final do Evangelho deste domingo insiste na importância de “guardar/observar os meus mandamentos” (Jo 14,15), e “acolher e observar os meus mandamentos” (Jo 14,21)! 

Isso fica claríssimo no Evangelho deste domingo! Afinal, para que Jesus se preocuparia em pedir ao Pai um Paráclito, um socorrista, um defensor, um tipo de advogado para os seus seguidores se o destino para o qual ele os estava enviando não fosse problemático, conflituoso e perigoso? Somente necessita de socorrista quem está em perigo, correndo risco de morte, risco de que algo grave lhe aconteça! E o maior perigo ao Evangelho provém de duas frontes:

a) do próprio sistema religioso, como foi no caso de Jesus, cuja maior oposição veio da elite religiosa que dominava a sociedade israelense naquela época e se incomodou com a revelação de um Deus que contrariava a pregação deles, minando o domínio que exerciam sobre as pessoas, bem como, com a liberdade manifestada por Jesus diante das leis, tradições e costumes religiosos. O próprio Jesus constata: “procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós” (Jo 8,37 — cf. as várias tentativas de prender e matar Jesus: Jo 2,12-22; 5,16-18; 7,1.7.13.19.25.30.32.44; 8,20.37.40.59; 10,31.39; 11,47-53.57; 18,3.12.31; 19,6-7).

b) Do sistema político e econômico dominante. Afinal, Pilatos somente cede aos rogos das autoridades judaicas, especialmente dos sumos sacerdotes, para que condenasse Jesus à morte, quando estes lhe deixam claro duas coisas: “Se soltas este homem, não és amigo de César. Todo aquele que se faz rei, declara-se contra César” (Jo 19,12b); “Não temos rei, senão César” (Jo 19,15c). Fica evidente que o poder religioso se entrega nas mãos do poder político para poder perpetuar-se e obter suas vantagens, no caso, extirpar a ameaça representada pelo Messias-Jesus! Ao poder imperial (político-econômico) não interessava um clima de agitação e conflito social, por isso, nada como manter a aliança com quem “segura” o povo, com quem o “domestica” para que não se revolte contra quem o domina! 

Concluindo, o Espírito da Verdade, prometido por Jesus neste Evangelho, é para que os seus seguidores não se sintam órfãos nem esqueçam de viver a VERDADE que é Jesus com suas ações e palavras! Traduzindo isso de modo mais compreensível, podemos afirmar, juntamente com o biblista espanhol José Antonio Pagola:

«Este “Espírito da Verdade” nos convida a viver na verdade de Jesus em meio a uma sociedade onde, com frequência, à mentira se dá o nome de estratégia; à exploração, de negócio; à irresponsabilidade, de tolerância; à injustiça, de ordem estabelecida; à arbitrariedade, de liberdade; à falta de respeito, de sinceridade...».

 Oração após a meditação do Santo Evangelho 

«Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém»

Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci” – Videomelie e trascrizioni –VI Domenica di Pasqua – Anno A – 17 maggio 2020 – Internet: clique aqui (Acesso em: 09/05/2023).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.