«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Mudanças no cenário religioso

 O acelerado crescimento dos templos evangélicos e a transição religiosa no Brasil

 José Eustáquio Diniz Alves

Doutor em Demografia 

José Eustáquio Diniz Alves

 Os números revelam aquilo que constata-se no cotidiano de nossas cidades

O Brasil está passando por um processo de transição religiosa que se desdobra em quatro movimentos:

1º) declínio absoluto e relativo das filiações católicas;

2º) aumento acelerado das filiações evangélicas;

3º) crescimento do percentual das religiões não cristãs;

4º) aumento absoluto e relativo das pessoas que se declaram sem religião.

Em termos da configuração religiosa, o século XXI será completamente diferente dos 500 anos anteriores, como mostrei em diversos artigos publicados nos últimos 20 anos (ver links abaixo).

Segundo os dados dos censos demográficos do IBGE, os católicos representavam 99,7% da população brasileira em 1872 e cerca de 98% em 1900. Portanto, os católicos tinham o monopólio da fé nos primeiros 400 anos da história brasileira. Mas a liderança católica entrou em declínio no século XX e a percentagem de católicos caiu para 73,9%. Já no ano 2000. Os evangélicos passaram de cerca de 1% em 1900 para 15,4% no ano 2000. As pessoas que se autodeclaram sem religião chegaram a 6,4% e as demais religiões ficaram com 4,3% no ano 2000. 

A redução do percentual de católicos brasileiros se acelerou bastante nas últimas décadas. O número de católicos era de:

* 121,8 milhões (83%) em 1991,

* 124,9 milhões (73,6%) em 2000 e

* 123,3 milhões em 2010.

Percebe-se que o número absoluto de católicos atingiu o valor máximo no ano 2000 e, pela primeira vez na história brasileira, o número absoluto de católicos caiu na década inaugural do século XXI. Além disto, o decrescimento relativo que estava em 1% por década, passou a cair 1% ao ano

Concomitantemente, entre 1991 e 2010, os evangélicos passaram a crescer 0,63% ao ano, as outras religiões cresceram 0,38% ao ano e os sem religião cresceram 0,43% ao ano. Portanto, o Brasil está ficando mais diversificado em termos religiosos e o monopólio católico está sendo substituído, pelo menos por enquanto, por uma maior pluralidade. 

Segundo estas projeções, em 2032, se dará uma virada: os evangélicos ultrapassarão os católicos em números absolutos da população brasileira

A queda das filiações católicas é um fato histórico sem precedentes entre os grandes países e a rapidez da queda surpreende muitos estudiosos. É certo que a Igreja Católica tem uma tremenda dívida com diversos setores da sociedade brasileira, particularmente com os indígenas, os negros e as mulheres que sempre foram excluídas das estruturas misóginas da hierarquia eclesiástica.

As práticas, os rituais e os ensinamentos do catolicismo tinham boa receptividade junto à população quando o Brasil era um país pobre, rural, tradicional, com baixas taxas de escolaridade e com restrita mobilidade social e espacial.

O declínio católico ocorreu concomitantemente à aceleração de três mudanças estruturais que transformaram a sociedade brasileira.

a) A primeira está relacionada com as alterações no âmbito econômico. O Brasil deixou para trás a estrutura primário-exportadora, com um grande setor de subsistência e com o predomínio de relações informais de trabalho, baixa monetarização da economia e reduzida integração regional.

b) A segunda grande mudança na configuração da sociedade brasileira aconteceu com a transição urbana, pois a maioria da população que estava atada aos condicionantes da vida agrária e rural se deslocou progressivamente para o meio urbano e para as grandes cidades.

c) A terceira grande mudança no comportamento de massa no Brasil está relacionada com o aprofundamento da transição demográfica (redução das taxas de mortalidade e natalidade), além de mudanças na configuração das famílias (como mostra a teoria da Segunda Transição Demográfica). 

É quase certo que o Brasil vai apresentar uma configuração religiosa mais plural, já na primeira metade do século XXI, do que aquela que prevaleceu nos 500 anos do país ou nos 200 anos da Independência, como mostrei no livro “Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI” (Alves, 2022). Os últimos dados divulgados pelo IBGE são do censo 2010 e as informações do censo 2022 ainda não foram disponibilizados

Porém, a transição religiosa no Brasil em vez de ser avaliada pela ótica das filiações religiosas, pode também ser avaliada pela expansão dos templos. Segundo estudo realizado pelo pesquisador Victor Augusto Araújo Silva, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) e da Universidade de São Paulo (USP) houve uma multiplicação de templos evangélicos de 1920 a 2019, conforme mostra o gráfico abaixo. De 17.033 templos evangélicos, em 1990, o Brasil passou a contar com 109.560, em 2019. Um aumento de 543%. Apenas em 2019, último ano do levantamento do estudo, 6.356 templos evangélicos foram abertos no Brasil — uma média de 17 por dia

Um outro estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), usando dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, levantou as informações de pessoas jurídicas inscritas na categoria “atividades de organizações religiosas”.

Em 2021, as 87,5 mil igrejas evangélicas com CNPJ representavam sete em cada dez estabelecimentos religiosos formalizados no país, enquanto católicas representavam apenas 11% do total.

O restante se dividia entre outras religiões e espaços sem classificação precisa, em grande parte composto por associações comunitárias, beneficentes ou educacionais, conforme mostra o gráfico abaixo. 

Dos 124,5 mil estabelecimentos religiosos em 2021, havia:

* 14,3 mil católicos,

* 23 mil dos evangélicos tradicionais,

* 64,5 mil dos evangélicos pentecostais e neopentecostais e somente a Assembleia de Deus possuía 17,3 mil templos, mostrando uma capilaridade muito maior do que a igreja católica

O fato é que os estabelecimentos religiosos dos evangélicos se multiplicam com muito mais rapidez do que os estabelecimentos católicos. Este é um indicador evidente da transição religiosa no Brasil, pois os templos são locais fundamentais para a fidelização das pessoas que seguem uma determinada religião. Como mostrei no livro sobre os 200 anos da Independência (Alves, 2022) os evangélicos devem ultrapassar os católicos em número de fiéis por volta de 2032. Vamos poder atualizar esta projeção assim que forem divulgados os dados do censo demográfico de 2022. 

Reunião de evangélicos na periferia - presença intensa e capilar

Não restam dúvidas de que o Brasil está passando por quatro movimentos da transição religiosa:

1) declínio absoluto e relativo das filiações católicas;

2) aumento acelerado das filiações evangélicas;

3) crescimento do percentual das religiões não cristãs;

4) aumento absoluto e relativo das pessoas que se declaram sem religião.

Os números mais exatos saberemos em breve. 

Referências

ALVES, J. E. D; NOVELLINO, M. S. F. A dinâmica das filiações religiosas no Rio de Janeiro: 1991-2000. Um recorte por Educação, Cor, Geração e Gênero. In: Patarra, N.; Ajara, C; Souto, J. (Org.). A ENCE aos 50 anos, um olhar sobre o Rio de Janeiro. RJ, ENCE/IBGE, 2006, v. 1, p. 275-308

ALVES, JED, BARROS, LFW, CAVENAGHI, S. A dinâmica das filiações religiosas no brasil entre 2000 e 2010: diversificação e processo de mudança de hegemonia. REVER (PUC-SP), v. 12, p. 145-174, 2012.

ALVES, JED, CAVENGHI, S. BARROS, LFW. A transição religiosa brasileira e o processo de difusão das filiações evangélicas no Rio de Janeiro, PUC/MG, Belo Horizonte, Revista Horizonte – Dossiê: Religião e Demografia, v. 12, n. 36, out./dez. 2014, pp. 1055-1085 DOI–10.5752/P.2175-5841.2014v12n36p1055

ALVES, JED. A vitória da teologia da prosperidade, Folha de São Paulo, 06/07/2012

ALVES, JED. Os Papas, os pobres e a perda de hegemonia dos católicos no Brasil, Ecodebate, RJ, 31/07/2013

ALVES, JED. “A encíclica Laudato Si’: ecologia integral, gênero e ecologia profunda”, Belo Horizonte, Revista Horizonte, Dossiê: Relações de Gênero e Religião, Puc-MG, vol. 13, no. 39, Jul./Set. 2015

ALVES, JED, CAVENAGHI, S, BARROS, LFW, CARVALHO, A.A. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 2, 2017, pp: 215-242

ALVES, JED. Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI, Escola de Negócios e Seguro (ENS), (com a colaboração de Francisco Galiza), maio de 2022.

CARVALHO, Rone. O que explica multiplicação de templos evangélicos no Brasil, BBC, 12 julho 2023DE NEGRI, Fernanda; MACHADO, Weverthon; CAVALCANTE, Eric Jardim. Crescimento dos estabelecimentos evangélicos no Brasil nas últimas décadas. Rio de Janeiro: Ipea, nov. 2023. (Diset: Nota Técnica, 123). 


Fonte: EcoDebate (revista eletrônica) – Edição 4.088 – 20 de dezembro de 2023 – Internet: clique aqui (acesso em: 26/12/2023).

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