«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

MORRE UM GRANDE BIBLISTA

Morre em Jerusalém (Israel), Frei Francolino Gonçalves, Ordem dos Pregadores (dominicano), um dos grandes pesquisadores dos livros proféticos e membro da Pontifícia Comissão Bíblica

José Rafael Reyes González
Dominicano
 
Frei Francolino Gonçalves
(1943 a 2017)
Em 15 de junho de 2017, quinta-feira passada, Frei Francolino Gonçalves morreu aos 74 anos em seu convento de Santo Estevão, na cidade de Jerusalém.

Frade dominicano da Província de Portugal, viveu toda a sua vida em Jerusalém. Ele nasceu em 28 de março de 1943 em Corujas, Macedo de Cavaleiros (Portugal).

Frei Francolino ingressou na Ordem dos Pregadores, na província de Portugal. Ele fez seus primeiros estudos em filosofia e teologia em Fátima (Portugal). De 1965 a 1969, ele estudou em Ottawa (Canadá) onde obteve o grau de Lector e Mestre em Teologia. Em 1969 é designado para Jerusalém, onde um ano depois, em 1970, obteve o Bacharelado em Sagrada Escritura pela Pontifícia Comissão Bíblica e em 1971 obteve uma Licenciatura em Sagrada Escritura junto a Pontifícia Comissão Bíblica. De 1980 a 1986 realizou estudos em orientalismo no Instituto Oriental da Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (Bélgica) conseguindo tanto o grau de Bacharel (1981) como o de Doutor no Instituto Oriental da Universidade com o título: L’expédition de Sennachérib en Palestine dans la littérature hébraïque ancienne, Paris, J. Gabalda (EB 7), 1986, tese orientada por Pierre-Maurice Bougert. Em 1987 obtém o doutorado na Universidade de Lisboa, na Faculdade de História da Antiguidade.

Desde 1988 era professor extraordinário do Antigo Testamento na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém (EBAF) até que em 1995 ele foi promovido a professor titular (catedrático) de Antigo Testamento. Em 2013 ele se tornou professor emérito da EBAF dedicando-se exclusivamente à supervisão de teses de doutoramento e publicações.

Atualmente, era um dos grandes exegetas dos profetas. Ele era membro da Pontifícia Bíblica Comissão, membro do Conselho Científico da Cadmo da Universidade de Lisboa, e membro do conselho de assessoramento da Revista Bíblica Argentina.

Ele ocupou várias responsabilidades acadêmicas na Escola Bíblica e Arqueológica de Jerusalém, sendo Vice-Diretor da mesma por dois períodos (1976-1979 e 1986-1992). Exerceu também as seguintes funções: Diretor de Bibliographic Studies e dos Cahiers de la Revue Biblique (Paris, Gabalda); Diretor de Studies Collection of the Jerusalem Bible (Paris, Les Éditions du Cerf) e Secretário da Bible Review for the Old Testament.

Ele era Doctor Honoris Causa da Universidade San Martin de Porres (Lima - Peru). Membro da Academia de História de Portugal. Prêmio Pedro Hispano em 2011. Professor visitante em dezenas de universidades, incluindo a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade do México; na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (Bélgica); no Instituto Oriental da Universidade de Lisboa; na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa; no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); na École Pratique des Hautes Études em Paris e da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha).

Pouco antes de sua morte, a última coisa que ele solicitou em seu leito de morte aos frades foi: Orai comigo um Pai Nosso! E com a oração do Senhor Jesus nos lábios, foi para o outro lado. Descanse em paz.

[Tive o prazer e a honra de ser aluno de Frei Francolino Gonçalves por duas ocasiões: em Roma, no Pontifício Instituto Bíblico e em Jerusalém na EBAF. Grande e humilde mestre! Apaixonado pelas Escrituras, soube apaixonar seus alunos também!]

Fonte: Asociación Bíblica Argentina – Noticias – Sexta-feira, 16 de junho de 2017 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.