«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PARA COMEÇAR BEM O ANO NOVO !!!

JOSÉ ANTONIO PAGOLA - biblista
Esta é uma bela maneira de começar o Ano Novo:
MEDITANDO...
Isso mesmo, e esta reflexão abaixo nos ajudará nessa empreitada!

JOSÉ ANTONIO PAGOLA *

DIANTE DE UM NOVO ANO

Disse o teólogo Ladislau Boros em algum de seus escrito que um dos princípios cardeais da vida cristã consiste em que "Deus começa sempre de novo". Com ele nada existe de definitivamente perdido. Nele tudo é começo e renovação.

Dizendo isso de modo simples, Deus não se deixa desanimar pela nossa mediocridade. A força renovadora de seu perdão e de sua graça é mais vigorosa que nossos erros e nosso pecado. Com ele, tudo pode começar de novo.

Por isso, é bom começar o ano com vontade de renovação. Cada ano que nos é oferecido de vida é um tempo aberto a novas possibilidades, um tempo de graça e de salvação em que somos convidados a viver de maneira nova. Por isso, é importante escutar as perguntas que podem brotar de nosso interior.

O que eu espero do ano novo? Será um ano dedicado a "fazer coisas", resolver assuntos, acumular tensão, nervosismo e mal humor ou será um ano em que aprenderei a viver de modo mais humano?

O que é que, realmente, desejo este ano? A que dedicarei o tempo mais precioso e importante? Será, mais uma vez, um ano vazio, superficial e rotineiro, ou um ano em que amarei a vida com alegria e gratidão?

Que tempo reservarei para o descanso, o silêncio, a música, a oração, o encontro com Deus? Alimentarei minha vida interior ou viverei de maneira agitada, em permanente atividade, correndo de uma ocupação para outra, sem saber exatamente o que desejo nem para que vivo?

Que tempo dedicarei para desfrutar da intimidade com meu cônjuge e a convivência com os filhos? Viverei fora de casa organizando a vida do meu jeito ou saberei amar com mais dedicação e ternura os meus?

Com quem me encontrarei neste ano novo? De quais pessoas me aproximarei? Depositarei nelas alegria, vida, esperança ou transmitirei desalento, tristeza e morte? Por onde eu passar, a vida será mais alegre e leve ou mais dura ou penosa?

Viverei este ano preocupado somente com o meu pequeno bem-estar ou me interessarei, também, por tornar felizes aos demais? Fechar-me-ei em meu velho egoísmo de sempre ou viverei de modo criativo, buscando fazer com que o mundo ao meu redor seja mais humano e habitável?

Continuarei vivendo de costas para Deus ou me atreverei a crer que ele é meu melhor Amigo? Permanecerei mudo diante dele, sem abrir os meus lábios nem meu coração, ou finalmente brotará do meu interior uma invocação humilde, porém sincera?

Tradução do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

* José Antonio Pagola é sacerdote espanhol. Licenciado (= mestre) em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1962), licenciado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1965), Diplomado em Ciências Bíblicas pela École Biblique de Jerusalém (1966). Professor no Seminário de San Sebastián e na Faculdade de Teologia do norte da Espanha (sede de Vitoria). Desempenhou o encargo de reitor do Seminário diocesano de San Sebastián e, sobretudo, o de Vigário Geral da diocese San Sebastián (Espanha). É autor de vários ensaios e artigos, especialmente o famoso livro: Jesus - Aproximação Histórica (publicado no Brasil pela Editora Vozes, 2010).

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia - Sopelana - Bizkaia - Espanha - Internet: https://docs.google.com/document/d/1n5SbNUFEjFervzsVhEyjLTx4tewuoCHOEjaLpfQiU1w/edit?hl=es - Acessado em: 03/01/2013 - às 10h55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.