«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Transmitir a fé na era do efêmero

Cardeal Walter Kasper
L’Osservatore Romano (Vaticano)
30-06-2014
Bruno Forte - Arcebispo de Chieti-Vasto na Itália e Teólogo
A transmissão da fé, especialmente às novas gerações, aparece hoje como um desafio nada fácil: assim começa o novo livro de Bruno Forte, La trasmissione della fede [A transmissão da fé] (Ed. Queriniana, 2014, 256 páginas). Já existem muitíssimas publicações sobre esse tema, fundamental para a Igreja e que se tornou particularmente urgente no contexto da nova evangelização, à qual o próximo Sínodo sobre a família também está dedicado.

Mas o livro de Bruno Forte oferece uma contribuição particular. Como teólogo, ele vai às raízes do problema e apresenta um aprofundamento teológico e filosófico enriquecido por belíssimos textos literários muito estimulantes. Porque, para ele, há também o caminho da beleza para a transmissão da fé.

Já na introdução, o arcebispo explica a situação atual, onde, no contexto cultural, o fruível e o imediato parecem ser importantes, e a indiferença às grandes questões é difusa. O efêmero [1] parece prevalecer sobre o horizonte inteiro, e o eterno, empalidecer diante do instante que escapa. Como nos tempos do profeta Elias, a verdadeira tentação do homem não é o ateísmo, mas a idolatria. Assim, a experiência desse profeta de marca arcaica e o seu caminho de fé tornam-se, por assim dizer, o fio condutor de todo o livro.

No início, Forte explica a fé como:
  • a experiência de um encontro, cuja transmissão é inseparável da kénosis [2] e do esplendor do Espírito.
  • Depois, o livro fala da educação à fé,
  • a profissão [de fé],
  • a celebração [da fé] e
  • a vida da fé, em que também fala das mulheres como protagonistas da fé e dos jovens como testemunhas da esperança, da família como âmbito vital da transmissão da fé.
Particularmente interessantes são os capítulos sobre a fé em diálogo, sobre a fé a caminho e o surpreendente capítulo conclusivo sobre o sorriso de Deus. Segue ainda um apêndice sobre fé e anúncio, da encíclica Lumen fidei [3] à exortação apostólica Evangelii gaudium [4].

A riqueza desses capítulos é difícil de resumir. Portanto, referimos apenas alguns aspectos particularmente interessantes do capítulo dedicado ao diálogo com quem não crê, um título que lembra imediatamente o famoso título de um livro do falecido cardeal Carlo Maria Martini, a quem Bruno Forte sempre se sentiu muito próximo.

Segundo Forte, a fé nunca é óbvia; o crente não tem uma compreensão totalizante, luminosa sobre tudo, mas vive em uma espécie de pensamento auroral, repleto de expectativa. Mas Deus vem ao encontro da criatura, que no mais profundo do seu ser é desejo de infinito, como Deus que tem tempo para o homem.

O encontro do andar humano e do vir divino, a aliança do êxodo e do advento, é a fé. E a fé é luta, agonia, não o repouso tranquilo de uma certeza possuída. Quem pensa ter fé sem lutar não acredita mais em nada.

Ao contrário de qualquer posição ideológica, a fé é um contínuo converter-se a Deus, um contínuo entregar-lhe o coração, começando cada dia, de modo novo, a luta por crer, esperar e amar. No entanto, se o crente é um ateu que, a cada dia, se esforça para começar a acreditar, não seria talvez o ateu – certamente não o ateu vulgar tolo ou indiferente – o não crente pensativo, um crente que a cada dia vive a luta inversa, a luta de começar a não crer?

O crente responsável vai se sentir estimulado pelo não crente, contanto que não seja quem, de forma barata, queira viver etsi Deus non daretur [5], mas quem esteja pronto a arriscar veluti si Deus daretur [6].

"Com base nesses pressupostos – assim termina o capítulo – o diálogo entre os dois será um comum serviço à Verdade, que chama a ambos, e, justamente por isso um testemunho compartilhado da salutar Transcendência pela qual tudo é iluminado, aos olhos de quem quer buscar com humilde amor, mesmo na noite do mundo."

Neste contexto, Forte cita São Bernardo de Claraval: "A amargura da Igreja é amarga quando a Igreja é perseguida, é mais amarga quando a Igreja está dividida, mas é amarguíssima quando a Igreja está tranquila e em paz com isso". Talvez essa afirmação seja um conforto para aqueles que caminham atribulados e contaminados por uma situação pouco pacífica, em que a transmissão da fé especialmente às novas gerações passa por dificuldades.

Talvez justamente essa situação seja um kairós, isto é, uma hora de graça em que Deus vem ao nosso encontro para purificar e aprofundar a nossa fé muitas vezes temerosa demais, por ser, paradoxalmente, muitas vezes, segura demais de si mesma.

Traduzido do italiano por Moisés Sbardelotto.

NOTAS:

[1] Efêmero: aquilo que é passageiro, temporário, transitório.
[2] Kénosis: é um conceito grego na teologia cristã que trata do esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo de Deus. É encontrado no Novo Testamento como o esvaziamento de Jesus de sua condição divina para ser um de nós (cf. Flp 2,7).
[3] Lumen fidei: é uma encíclica de Papa Francisco publicada aos 29 de junho de 2013. Para lê-la ou baixa-la gratuitamente, clique aqui.
[4] Evangelii gaudium: é uma exortação apostólica publicada pelo Papa Francisco aos 24 de novembro de 2013. Para lê-la na íntegra e baixa-la gratuitamente, clique aqui.
[5] etsi Deus non daretur: expressão latina que, traduzida livremente, pode ser entendida como: (viver) como se Deus não existisse ou mesmo se Deus não existisse.
[6] veluti si Deus daretur: expressão latina que, traduzida livremente, pode significar: (viver) como se Deus existisse.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 3 de julho de 2014 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.