«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 21 de abril de 2019

MINHA MENSAGEM DE PÁSCOA A VOCÊ

Jesus ressuscitou! E aí?

«Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo
(Lucas 24,5)

 Definitivamente, Jesus de Nazaré não foi um Messias qualquer!
Diante dos prepotentes, como um dos guardas do Sinédrio,
não se intimidou e disse:
«Se respondi mal, mostra em quê; mas, se falei bem, por que me bates?» (Jo 18,23).
Desautorizou os poderosos, como Pilatos, dizendo:
«Tu não terias autoridade alguma sobre mim, se ela não te fosse dada do alto» (Jo 19,11).
Aos que se sentiam especiais e diferentes, como Pedro na Última Ceia, afirmou:
«Se eu não te lavar, não terás parte comigo» (Jo 13,8).
Aos discípulos que lhe pediam privilégios e poder, retrucou:
«Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir o seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos»
(Mc 10,42-44).
Quando quiseram instigá-lo contra o imperador César, ele esclareceu as coisas, dizendo:
«Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus» (Mc 12,17).
Sentindo-se incompreendido e rejeitado pelos seus próprios concidadãos, ele constatou:
«Um profeta só não é valorizado na sua própria terra,
entre os parentes e na própria casa» (Mc 6,4).
Quando quiseram restringi-lo à sua família, ele contestou:
«Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão,
minha irmã e minha mãe» (Mc 3,34b-35).
Aos que pretendiam ser melhores, mais perfeitos, mais religiosos, ocupar lugares especiais, receber mais honrarias e reconhecimentos que os demais, ele disse:
«Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus, mas vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam... Devorais as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor... Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem, contudo, deixar aquilo. Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo... Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça» (Mt 23,13.14.23-24.27-28).
Aos pobres e marginalizados ele dará esperança, afirmando:
«Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!
Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados!
Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir!» (Lc 6,20b-21).
Aos ricos, fartos, egoístas e apegados ao deus-dinheiro, ele adverte:
«Ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!
Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome!
Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis!» (Lc 6,24-25).
Aos que são discípulos dele, aos que têm coragem de seguir seus passos, praticar seus ensinamentos e viver como ele viveu, ele garante:
«Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma!
Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!» (Mt 10,28).
ABENÇOADA PÁSCOA ! ! !
Esses são os meus mais sinceros votos a você e aos seus entes queridos!

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.