«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pedida a canonização de Dom Oscar Romero

Religión Digital
12-08-2013
Dom Oscar Romero - arcebispo assassinado em El Salvador

O cardeal cubano e enviado do papa Francisco, Jaime Ortega, para a celebração de uma eucaristia pelo centenário da Arquidiocese de San Salvador, pediu a canonização do arcebispo salvadorenho Oscar Romero, assassinado. “Pedimos ao Senhor para ele (Romero) a honra dos altares”, manifestou o arcebispo de Havana, durante a homilia do ato celebrado em um complexo esportivo de Santa Tecla.

Ortega presidiu, na condição de enviado papal, a missa de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional e de comemoração dos 100 anos da criação da Arquidiocese da capital salvadorenha, pelo papa Pio X, em 1913.

O representante do Vaticano em El Salvador, Léon Kalenga; o arcebispo de Tegucigalpa, cardeal Oscar Rodríguez; os bispos locais e de outros países centro-americanos; dezenas de sacerdotes e seminaristas, e milhares de fiéis participaram na eucaristia.

Na homilia, Ortega recordou que a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos esteve cercada por um “ambiente de dor e suspeitas”.

“O ambiente desta ceia carregada de tensão nos faz pensar na última eucaristia que dom Romero não pôde concluir; agora, nesta celebração, nós o sentimos próximo e pedimos ao Senhor para ele a honra dos altares”, acrescentou o cardeal cubano.

Romero foi assassinado por um franco-atirador desconhecido, quando presidia uma missa na capela de um hospital de San Salvador, no dia 30 de março de 1980, e está em processo de canonização no Vaticano.

Ortega defendeu que “a eucaristia celebrada todo dia” e “aquela eucaristia que não pôde concluir dom Romero tragam para este querido país, que leva o nome do próprio Salvador do Mundo, um grande desejo de reconciliação, uma rejeição total à violência e uma semente de paz nos corações e na sociedade”.

A eucaristia terminou com uma curta procissão no próprio complexo esportivo. O V Congresso Eucarístico Nacional, que deu sequência aos celebrados nos anos 1942, 1964, 1992 e 2000, incluiu, desde o último dia 8, diversas atividades de caráter religioso.

Tradução do espanhol pelo Cepat.
Para ler a matéria no original, acesse: http://www.periodistadigital.com/religion/america/2013/08/12/cardenal-ortega-pide-en-san-salvador-la-canonizacion-de-monsenor-romero.shtml

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - Notícias - Terça-feira, 13 de agosto de 2013 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/522680-cardeal-ortega-pede-em-san-salvador-a-canonizacao-de-dom-romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.