«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 26 de abril de 2020

Conhecendo melhor o vírus

Amigos,
Como pesquisadora, recebo muito material sobre saúde. Recentemente recebi dois sobre o coronavírus, um da revista da Science Magazine, publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência considerada, ao lado da Nature e da Lancet, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo na área da medicina, e outro sobre como detectar previamente se a pessoa está contaminada. Traduzi e estou disponibilizando aqui no Facebook. Vejam que não é simplesmente uma gripezinha.
São Paulo tem quase 100 crianças menores de 10 anos com ...
Coronavírus, Covid-19

COMO O CORONAVÍRUS MATA?

Cientistas afirmam que a humanidade nunca conheceu um vírus tão agressivo.

Desde o início da pandemia do coronavírus, milhares de estudos são publicados no mundo procurando não apenas a descoberta de medicamentos, mas as causas que levam à morte tantas pessoas infectadas, enquanto outras conseguem sobreviver, muitas vezes sem nem perceber que tiveram a doença.

Um dos estudos que traduzi é do médico de emergência Richard Levitan, de Nova Iorque, dando orientação básica para identificar pacientes mais cedo, sem necessidade de teste ou consultas e outro, da Science Magazine, onde médicos e patologistas explicam como estão lutando para entender os danos causados pelo coronavírus.
Oxímetro de Pulso Portátil (Dedo) MD300C1 MORIYA - Encontre aqu[...]
Oxímetro de pulso portátil

TESTE RÁPIDO

Para identificar a doença mais cedo, segundo Richard, é só usar o oxímetro de pulso, aquele dispositivo encontrado em qualquer farmácia, sem necessidade de receita médica que é colocado na ponta do dedo e em alguns segundos são exibidos os números referentes à saturação de oxigênio e taxa de pulso, para detecção de problemas de oxigenação e de batimentos cardíacos.

A detecção precoce da chamada hipóxia silenciosa, através desse aparelho já salvou muitas vidas e aparentemente também funcionou para o primeiro ministro britânico Boris Johnson. “Devemos direcionar recursos para identificar e tratar a fase inicial da pneumonia por Covid mais cedo, examinando a hipóxia silenciosa. É hora de chegar à frente desse vírus em vez de persegui-lo”, afirma.

DEVASTADORA

Na Science Magazine o cardiologista Harlan Krumholz, da Universidade de Yale e do Hospital Yale-New Haven, que lidera vários esforços para reunir dados clínicos sobre a Covid-19 afirma que a doença pode atacar quase tudo no corpo, com consequências devastadoras. “Sua ferocidade é de tirar o fôlego, é humilhante. Ainda estamos no começo, realmente não entendemos quem é vulnerável, por que algumas pessoas são afetadas tão severamente, por que ocorre tão rapidamente e por que é tão difícil para algumas se recuperarem.”

Bikdeli afirma que a maior probabilidade é que os coágulos sejam os principais agentes na gravidade e mortalidade da doença por Covid-19, lembrando que a infecção também pode levar à constrição dos vasos sanguíneos. Ele diz que estão surgindo relatos de isquemia nos dedos das mãos e dos pés - uma redução no fluxo do sangue que pode levar a inchaço e morte de tecido. Os médicos acreditam que esse tenha sido o motivo que levou à amputação da perna direita do ator da Broadway Nick Cordero, por causa de complicações da Covid-19.
A força do ataque do coronavírus Foto: Editoria de Arte 
PRESSÃO

Pode ocorrer vazamento de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial, formação de coágulos e falência catastrófica de órgãos. Como o vírus ataca o coração e os vasos sanguíneos é um mistério, mas dezenas de pré-impressões e documentos atestam que esse dano é comum.

Se a Covid-19 atinge os vasos sanguíneos, isso também pode ajudar a explicar por que os pacientes com danos pré-existentes nesses vasos, por exemplo, devido ao diabetes e pressão alta, enfrentam maior risco de doenças graves.

DIARRÉIA

Relatórios recentes sugerem que até metade dos pacientes, experimentam diarreia, como afirma Brennan Spiegel, do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles. Os sintomas gastrointestinais não estão na lista de sintomas do Covid-19, o que poderia fazer com que alguns casos passassem despercebidos.

O estudo constata que apesar dos mais de 1000 artigos que se espalham em periódicos e em servidores de pré-impressão a cada semana, uma coisa é certa: o vírus age como nenhum outro que a humanidade jamais viu.

Traduzido do inglês por Eugenia Maria.

Fonte: Facebook – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.