«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Esta é a questão!

Como vencer um sistema econômico
que se abastece de desastres?

Naomi Klein*

Um vídeo que todos devemos assistir e...
Refletir intensamente
 
Naomi Klein
PASSEI DUAS DÉCADAS estudando as transformações que acontecem sob a cobertura de um desastre. Aprendi que podemos contar com uma coisa: durante momentos de mudança cataclísmica, o anteriormente impensável de repente se torna realidade. Nas últimas décadas, essa mudança foi principalmente para o pior – mas nem sempre foi esse o caso. E não precisa continuar no futuro.

Este vídeo é sobre as maneiras pelas quais a crise da covid-19, ainda em desenvolvimento, já está refazendo nosso senso do possível. O governo Trump e outros governos ao redor do mundo estão explorando a crise para pressionar por resgates corporativos sem restrições e reversões regulatórias.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, está se movendo para revogar regulamentos financeiros que foram introduzidos após o último grande colapso financeiro, como parte da Lei Dodd-Frank de 2010. A China, por sua vez, está indicando que relaxará os padrões ambientais para estimular sua economia, o que acabaria com o grande benefício que a crise produziu até agora: uma queda acentuada na letal poluição do ar naquele país.

Mas essa não é a história toda. Nos Estados Unidos, também vimos a organização nas cidades e estados ganhar vitórias importantes para suspender os despejos durante a pandemia. A Irlanda anunciou seis semanas de pagamentos emergenciais de desemprego a todos os trabalhadores que, de repente, se veem desempregados, incluindo trabalhadores independentes. E, apesar das alegações do candidato presidencial dos Estados Unidos Joe Biden durante o recente debate de que a pandemia não tem nada a ver com o Medicare for All, muitos americanos estão subitamente percebendo que a ausência de uma rede de segurança em funcionamento exacerba as vulnerabilidades ao vírus em muitas frentes.

Essa crise do coronavírus – como as anteriores – poderia muito bem ser o catalisador para ajudar os interesses dos mais ricos da sociedade, incluindo os responsáveis por nossas vulnerabilidades atuais, enquanto oferece quase nada para a maioria dos trabalhadores, acabando com os pequenos negócios de família e pequenas empresas. Mas, como este vídeo mostra, muitos já estão se afastando – e essa história ainda não foi escrita.

Assista, com atenção, a este vídeo.
Clicando, sobre a imagem, abaixo:


* Naomi Klein é correspondente Sênior para o The Intercept e a primeira a ocupar a cátedra patrocinada Gloria Steinem de estudos de mídia, cultura e feminismo na Universidade Rutgers. Ela é jornalista premiada e autora de best-sellers como “A batalha pelo paraíso”. Ela também escreveu “Não basta dizer não”, “Tudo pode mudar”, “A doutrina do choque” e “Sem logo”.

Fonte: The Intercept Brasil – Vídeo – Sábado, 21 de março de 2020 – Publicado às 01h15 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.