«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Brasil e brasileiros pós-pandemia

Leandro Karnal sobre a pandemia:
“A ideia de estado mínimo foi pelo chão”

Gustavo Lopes Alves

Por que não aprendemos com a história?
Por que não estamos melhorando a cada geração?
Palestra com Leandro Karnal nesta quinta terá entrada gratuita ...
LEANDRO KARNAL
Historiador, psicanalista, filósofo e escritor

* O que o novo coronavírus pode trazer como reflexão?
* O que será da dinâmica da sociedade depois que tudo isso passar?
* Seremos mais “humanos”?
* A ideia de estado mínimo cai por terra à medida que se depende do governo para manter a saúde financeira dos lares e a saúde física, através do Sistema Único de Saúde?

São tantas questões para serem respondidas, que somente um convidado com um olhar amplo e com uma bagagem intelectual diversificada poderia respondê-las.

Na edição de hoje, a jornalista Carolina Ercolin conversa com o historiador e colunista do Estadão Leandro Karnal, que dá o seu olhar sobre este momento tão singular.

OUÇA, MEDITE, REFLITA...

Clique sobre o link, abaixo, para ouvir essa ótima entrevista:


Fonte: O Estado de S. Paulo – Blogs – Estadão Podcasts – Segunda-feira, 25 de maio de 2020 – Publicado às 06h00 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.