«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O mundo está para acabar?

A única verdadeira profecia:
a sua vinda

Frei Francesco Scaramuzzi
Frade Menor Capuchinho
Pietrelcina – Itália

Como distinguir entre as falsas e autênticas Profecias? 
Elas nos chegam a todo instante.
PREPAREM-SE! OS 3 DIAS DE ESCURIDÃO ACONTECERÁ!! (Gwendolen Song ... 
Vocês recordam os programas televisivos [na Itália], como “Milagres” [veja um dos programas, clicando aqui – em italiano], que voltou novamente a ser transmitido, nos quais determinados fenômenos eram analisados e revirados do avesso, procurando compreender racionalmente, ao menos, a sua autenticidade? Ultimamente, surgiram também duas ficções como “O Décimo Terceiro Apóstolo” e “O Restaurador”, que seguiram o mesmo fio temático com grandes índices de audiência. Desde os tempos de “Sinal do Comando”, este gênero televisivo sempre teve sucesso.

E nos perguntamos o porquê? Talvez seja inerente à natureza do homem, esse desejo de compreender o além, o outro, que, se espera, esconda-se por trás dos eventos.

Este ano [2012 – quando foi redigido este artigo], também bissexto, mesmo que não seja uma intenção fazê-lo de propósito, além de crise, recessão e impostos, corre o risco de nos presentear um imenso tormento sobre o fim do mundo com a profecia dos Maias, ou aquela que lhes é atribuída. Um pouco como as tais previsões de Nostradamus. Não esqueçamos que o célebre francês, ainda com muito crédito, foi péssimo astrólogo e mestre de ambiguidades. Infelizmente, passou para a história, mas ninguém se lembra que Laurent Videl, em 1558, desmascarou Nostradamus, demonstrando que, do ponto de vista científico, ele cometeu erros grosseiros de cálculo em relação aos perfis matemático-astronômicos. Além do mais, as suas predições não são outra coisa que exemplos de clarividência retroativa. Dizendo de outro modo, as quadras (estrofes de 4 versos) são escritas em uma maneira tão ambígua, que qualquer um, posteriormente, pode ler nelas aquilo que mais crer. E as únicas três vezes, nas quais indicou uma data precisa para as suas profecias, Nostradamus errou clamorosamente: em 1732 previu a total destruição da espécie humana; em 1792, o culminar de uma longa e selvagem perseguição religiosa que jamais existiu; e o final do mundo para o ano de 1999.

Se, ainda, acrescentarmos a profecia de Malaquias sobre a lista dos Papas e sobre o pontificado do último que em breve terminará com a destruição de Roma, acho que realmente alcançamos seu auge. Não poderiam faltar profecias atribuídas, também, ao nosso Padre Pio, obviamente falsas! E não nos esqueçamos dos tantíssimos magos que leem as mãos, as cartas, fazem horóscopos, observam as esferas de cristal, e que pretendem ser capazes de predizer os eventos futuros. Mas nós, certamente, não chamamos tudo isso de “profecia”.
Biografia e Storia di Padre Pio da Pietrelcina |
PADRE PIO
Nome de batismo: Francesco Forgione (1887-1968),
pertencia à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, foi elevado a santo pela
Igreja Católica como São Pio de Pietrelcina, em 16 de junho de 2002

As Profecias, sejam no Antigo Testamento como no Novo Testamento, são sempre portadoras de uma mensagem de esperança. Mesmo quando se destina ao anúncio de um castigo ou uma advertência aos israelitas de uma iminente derrota e escravidão porque abandonaram Deus, a mensagem traz, em si, uma garantia de que, em caso de retorno a Deus [= conversão], Ele retornará a eles e lhes libertará.

Para aquele que crê, o verdadeiro propósito da Profecia é aquele de reforçar, admoestar, estimular, encorajar, aliviar a dor e o desconforto, habilitar o povo a conhecer e compreender a vontade de Deus por si mesmo. O objetivo da Profecia é, sobretudo, aquele de edificar o cristão a ser correto e firme na fé. Ela é fonte de contínuas motivações para resistir, para não ceder nos momentos de dificuldade, para não cair na tristeza, na resignação, mesmo quando a palavra é dura, ela é sempre palavra que transforma, que não deixa jamais indiferente. Tem sempre uma finalidade positiva.

Se nós sabemos aquilo que acontecerá no futuro, sabemos também como viver melhor no presente. Se, pelo contrário, o efeito da Profecia é a confusão, a condenação ou o desencorajamento, não pode ser aceita e, em certos casos, deve ser fortemente rejeitada para prevenir que a angústia tome conta de nossa vida!

Por meio da profecia, Deus fala, instrui, solicita, admoesta, mas cria, sobretudo, um diálogo. “Todo discurso cristão – afirma Bento XVI*parte sempre do evento da Ressurreição”, o qual está em estreita relação seja com o tempo presente, no qual se constrói o Reino de Deus, seja com o futuro, quando “Cristo entregará o Reino ao Pai”. Todavia, destaca o Pontífice: “a expectativa da parusia [= vinda] de Jesus não dispensa do compromisso neste mundo, mas ao contrário cria responsabilidade face ao Juiz divino acerca do nosso agir neste mundo. Precisamente assim cresce a nossa responsabilidade de trabalhar em e para este mundo.” Se olhamos ao nosso redor, sentimos relações repletas de violência, disputas políticas, escândalos, agitações sobre o trabalho, guerras, crimes e todo tipo de degradação. A pergunta que recorre com apreensão é “para onde estamos indo?”. Lemos, vemos e escutamos notícias dramáticas com temor e incredulidade que estas coisas possam acontecer de verdade.

A mensagem essencial é esta, segundo Bento XVI: “o nosso futuro é ‘estar com o Senhor’, mas enquanto crentes, em nossa vida nós já estamos com o Senhor”.

Em Cristo, o mundo futuro, a vida eterna já começou. Ele é a certeza que vence todo tipo de medo, inclusive, aquele da morte.

* As palavras de Bento XVI são da Audiência Geral – Praça de São Pedro – Quarta-feira, 12 de novembro de 2008. Acesse, na íntegra (em língua portuguesa), clicando aqui.

Traduzido do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sito Ufficiale dei Frati Minori Cappuccini di Pietrelcina – Rivista – 22 de março de 2012 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.