«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Livrarias são importantes!

 Vendas aumentaram na internet, mas as livrarias serão um elo permanente

 Ricardo Balthazar 

Para Samuel Seibel, livrarias se manterão essenciais apesar do crescimento das vendas na internet

SAMUEL SEIBEL

A pandemia do coronavírus obrigou as livrarias a fechar as portas durante meses neste ano, mas também criou oportunidades. O empresário Samuel Seibel, dono da Livraria da Vila, investiu no desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrônico e se prepara para inaugurar três novas lojas da rede. 

Fundada em 1985 na Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo, a empresa hoje tem dez lojas na capital e em outras cidades. As novas unidades serão abertas nos próximos meses nos shoppings Eldorado e Anália Franco, em São Paulo, e em São Caetano do Sul, na região metropolitana. 

Embora o aumento das vendas de livros na internet tenha ajudado a sustentar o setor durante a pandemia, Seibel acha que a reabertura das lojas mostrou que as livrarias ainda são essenciais para o mercado editorial. 

Qual o saldo da pandemia para as livrarias? 

Samuel Seibel: Com lojas fechadas por quatro meses, o impacto foi obviamente pesado. Livrarias como a nossa, que vinham trabalhando com o pé no chão, estavam aumentando sua participação no mercado. Mas ninguém estava preparado para o que aconteceu.

Sempre priorizamos as vendas nas lojas físicas e só começamos a investir em comércio eletrônico recentemente. Lançamos nosso serviço em dezembro de 2019, pensando que teríamos um ano de aprendizado para fazer ajustes. Não deu tempo de fazer grandes experiências, mas acabou sendo importante, porque garantiu algum faturamento. 

As vendas na internet continuarão significativas com o fim do isolamento? 

Samuel Seibel: Os livreiros aprenderam na pandemia que esse universo é importante. Mas a reabertura das lojas mostrou a resiliência do livro e a relevância das lojas físicas. As editoras percebem que é nelas que os lançamentos acontecem e as novidades ganham maior exposição.

As livrarias físicas representam hoje metade das vendas das editoras, com o restante distribuído por outros canais, incluindo o eletrônico, mas também vendas diretas e feiras. Acho que pode haver expansão no mercado online, mas haverá um equilíbrio.

As vendas na internet e os dispositivos eletrônicos de leitura têm atraído jovens para o consumo de livros, e mudaram hábitos de leitores mais velhos. Mas não acho que isso vá acabar com as livrarias, porque elas são um espaço para encontros e conexões que os leitores não encontram em outros lugares. Elas serão um elo permanente do mercado. 

UMA PENA!!!
Apenas 17,7% das cidades brasileiras têm livrarias, aponta estudo do IBGE (2019)

As pessoas leram mais na pandemia. Continuarão lendo mais? 

Samuel Seibel: Apesar da queda das vendas nas livrarias físicas, a impressão é que as editoras terão neste ano um desempenho similar ao do ano passado, graças às vendas online. É difícil prever o futuro. Quem gosta de ler não vai perder esse prazer. As pessoas continuarão curiosas e interessadas pelo mundo. Querem entender o que está acontecendo. 

Quanto suas lojas estão vendendo hoje? 

Samuel Seibel: Com a reabertura, nossas vendas representam agora mais ou menos 30% do que estávamos fazendo antes da pandemia. Talvez cheguem a 50% com o fim do ano. As vendas no site devem representar uns 10% do nosso faturamento neste ano. Estamos antecipando investimentos no desenvolvimento da plataforma digital, mas queremos fazer isso com cuidado, de forma bastante orgânica. Vamos abrir duas lojas novas em shopping centers neste ano e outra no início do próximo. Avaliamos oportunidades para crescer, mas queremos continuar com o pé no chão. 

Qual o critério para a expansão? 

Samuel Seibel: A maioria das nossas lojas está na região central de São Paulo. Com as novas, estamos buscando atingir outras regiões da capital e outras cidades do entorno, para atrair outro tipo de público. Lojas muito grandes não são a nossa cara. Prefiro lojas menores, em que é possível ter maior cuidado com a curadoria dos livros, uma visão melhor da movimentação dentro da loja e estoques menores para administrar.

Tivemos uma experiência com lojas maiores em shopping centers no passado, mas todas foram reduzidas substancialmente. Eram muito grandes, e tudo ali era superlativo, os investimentos na obra, o número de funcionários, estoques, despesas operacionais. Ficou caro demais. 

O debate sobre a reforma tributária pôs em xeque a taxação do setor. O governo falou em acabar com a isenção de impostos dos livros, e houve forte reação de editores e livreiros. Acha que esse risco permanece? 

Samuel Seibel: O mercado de livros sempre foi um negócio de margens muito pequenas, especialmente na ponta final. Uma livraria bem administrada não alcançará resultado além de 5% num bom ano. Então, aumentar a tributação pode empurrar o cara para o prejuízo e a inadimplência.

Não se trata de um privilégio. Diferente do que ocorre com outros produtos, recebemos os livros com preço definido pela editora. Podemos oferecer descontos, mas não temos como cobrar mais caro pelo livro. Então, não conseguiríamos repassar um aumento da tributação para os preços dos livros. 

É um produto de elite?

Samuel Seibel: Acho que os livros deveriam ser reconhecidos como bens culturais de grande importância. Claro que ninguém vai deixar de pôr feijão na mesa para comprar um livro. Mas é difícil ver como produto de elite algo que custa R$ 40, menos de R$ 100, num país em que as pessoas compram, em média, menos de três livros por ano. 

SAMUEL SEIBEL, 65 anos

Filho de um imigrante polonês, foi jornalista e trabalhou na empresa da família, uma distribuidora de produtos para a indústria de móveis. Comprou a Livraria da Vila em 2003 e expandiu o negócio. A rede tem hoje dez lojas, em São Paulo, Guarulhos, Curitiba e Londrina, e se prepara para inaugurar outras três. 

Fonte: Folha de S. Paulo – Mercado/Painel S.A. – Domingo, 29 de novembro de 2020 – Pág. 4 – Internet: clique aqui (acesso em: 01/12/2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.