«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

O que precisa mudar

 Eleições municipais mostraram que a esquerda tem muito chão pela frente

 Marcelo Coelho

Mestre em Sociologia pela USP, é autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno” 

Para a mudança social, vitórias eleitorais estão longe de ser a coisa mais importante

GUILHERME BOULOS (PSOL) - candidato a Prefeito de São Paulo na eleições de 2020

Claro que, para a esquerda, é frustrante não ter vencido em São Paulo ou Porto Alegre; seria a oportunidade para dar “a volta por cima”, depois do massacre bolsonarista de dois anos atrás. 

A torcida era grande, e aqui em São Paulo o desempenho de Guilherme Boulos nos debates contribuiu para a animação. 

Apesar da derrota, o quadro está longe de desesperar. Quando um dos principais líderes da oposição à extrema direita atende pelo nome de João Doria, qualquer avanço de PSOL, PC do B e PT já constitui surpresa. 

E não foi um avanço pequeno. De partido entre pequeno e nanico, o PSOL conquistou mais de 40% dos votos paulistanos; na mesma situação, o PC do B foi a mais de 45% em Porto Alegre. 

O clima político está mudando de novo —mas tudo isso já anda sendo dito. 

Queria tocar em outro ponto: o de que eleições não são a coisa mais importante. Todos vimos o que aconteceu com Marina Silva — que depois de obter 22 milhões de votos em 2014 ficou atrás do Cabo Daciolo em 2018. Vimos, também, o que aconteceu com o PT — que depois de ganhar a Presidência teve de dar corda a corruptos e evangélicos para obter maioria no Congresso e terminou criando gosto pela coisa. 

Nada mais errado, na minha opinião, do que concluir a partir disso que a “democracia burguesa” não tem jeito mesmo, e que o melhor seria partir para alguma tática insurrecional-revolucionária. Isso seria ridículo, coisa de gatos-pingados, a menos que desse certo — e aí seria sangrento.

O que falta para a esquerda, acho, não são votos nem armas, mas sim organização.

Já devo ter escrito isso mais de uma vez, mas se em cada bairro de periferia você tivesse uma sedezinha de PT, PSOL, PC do B ou coisa parecida, ao lado do templo da Universal e da academia de ginástica, o país teria outra cara. 

MARÍLIA ARRAES - candidata pelo PT à Prefeitura de Recife (PE), em 2020

Nada contra que partidos de direita também fizessem seus minidiretórios ou seja lá que nome tenham, mas em geral não precisam disso. 

As igrejas evangélicas não funcionam só pelo que dizem na TV. Funcionam como polos de socialização; grupos de reza e estudos bíblicos, por exemplo, mas não só. Bazares, cursos de bordado, cursos de Libras, que sei eu? Depende, claro, do pastor — e do dinheiro que arrecada. 

Em tese, uma organização semelhante está ao alcance de partidos de esquerda também. Iniciativas aparecem, sem dúvida, por meio das ONGs: cursinho grátis na periferia, centros de apoio à cultura negra, grupos de reivindicação feministas e LGBT. 

Muito voto da esquerda vem daí, como tradicionalmente ocorria com os sindicatos. Mas uma política geral para a cidade, do tipo das que se apresentam na hora da eleição, depende de mais coisa. 

Falo agora do meu ponto de vista pessoal, muito privilegiado. Vejo que querem acabar com uma área verde no bairro, sofro com um apagão, acho que o trânsito melhoraria um pouco se proibissem os carros de estacionar nos dois lados da rua Cardoso de Almeida, qualquer bobagem dessas. 

Não sou tolo a ponto de ligar para a administração regional da prefeitura, para a companhia de eletricidade ou qualquer outro órgão que me deixará horas pendurado no telefone. 

Nem eu, nem ninguém, no vasto eleitorado brasileiro, se lembraria de procurar o núcleo local de um partido para encaminhar demandas de qualquer natureza. O núcleo não existe, e a instituição do partido político não entra no nosso quadro de referências. 

Todo político tem, ou finge ter, propostas para a cracolândia. Não sei de nenhuma salinha de partido político ali por perto. 

O MST tem feira de produtos orgânicos; paróquias fazem quermesses de São João; quem quiser um baile para a terceira idade, curso de artesanato com madeira ou aulas de redação, acaba arranjando. É a vida normal, de pobres ou ricos. 

Não é preciso ser admirador de Gramsci ou de Foucault para saber que, em tudo isso, pode existir uma dimensão política. É “em tudo isso”, sem dúvida, que se aninha o preconceito conservador, o medo, a desconfiança diante de soluções coletivas e a expectativa de alguma saída puramente individual. 

Será que custaria tão caro, para os partidos de esquerda, procurar um enraizamento na “vida normal”, isto é, na existência social dos seus possíveis eleitores? Fundamental, eu acho, é uma sala, uma plaquinha, um telefone e um computador. Não sei. Sei que ganhar eleição e depois comprar votos do centrão no Legislativo se revelou um péssimo negócio. 

Fonte: Folha de S. Paulo – Ilustrada/Colunas & Blogs  – Quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 – Pág. B13 – Internet: clique aqui (acesso em: 02/12/2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.