25º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Homilia

 Evangelho: Marcos 9,30-37 

Frei Alberto Maggi *

Padre e biblista italiano dos Servos de Maria (Servitas) 

Quem mais serve, mais próximo de Cristo está

Jesus anuncia três vezes a sua paixão aos discípulos e cada vez é uma ocasião de conflito, de incompreensão, como vemos neste segundo anúncio, no capítulo 9 do Evangelho de Marcos, versículos 30-37. Com esses anúncios, Jesus busca preparar seus discípulos para o desfecho de sua missão, bem como permitir que eles descubram que tipo de Messias, de fato, ele é. 

Marcos 9,30:** «Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso...»

Os discípulos têm uma ideia errada do messias, acham que o messias vai a Jerusalém para tomar o poder. Então Jesus não quer que as pessoas conheçam esse conceito errado. 

Marcos 9,31ab: «... pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão.»

De fato, é a segunda vez que Jesus “ensina” sobre sua paixão. O “Filho do Homem” é o homem que tem a condição divina, ou seja, o homem com o Espírito que atinge a plenitude de sua humanidade. Em contraste com o Filho do Homem, que é o homem em plenitude, há homens que não têm o Espírito, que não atingiram a maturidade de vida, e eles vão matar Jesus, eles não podem suportar o plano de Deus para a humanidade. 

Marcos 9,31c-32: «Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.»

O número 3 indica que Jesus ressuscitará completamente, totalmente. Jesus falou muito claramente, não falava por parábolas. Não é que seus discípulos não entendessem suas palavras, eles as entendiam bem, mas eles não querem que Jesus explique o que eles realmente tinham compreendido, ou seja, que Jesus enfrentará o desastre em Jerusalém. E aqui se dá, novamente, a reprovação que Jesus já havia feito aos discípulos que têm ouvidos, mas não entendem. 

Marcos 9,33: «Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”»

Jesus os questionou, eles têm medo de questioná-lo, mas Jesus não! Ele pergunta o que eles vinham falando pelo caminho. Recordando, quando o evangelista Marcos coloca a indicação do “caminho”, ele sempre se refere à parábola dos quatro terrenos, onde a semente lançada pelo caminho é a semente imediatamente comida pelos pássaros, que eram a imagem de Satanás e Satanás é o poder.

Aqueles que nutrem sentimentos de ambição acima dos outros e de sucesso são refratários à palavra do Senhor. 

Marcos 9,34-35: «Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”»

Os discípulos continuam com essa ideia de hierarquia, posição, superioridade e não entendem a mensagem de Jesus. Jesus se coloca na posição de mestre, sentado. O evangelista afirma que Jesus “chamou os Doze, é estranho, ele está em uma casa palestina, uma casinha, porque é que Jesus teve que chamá-los? Porque estão longe, sim, estão fisicamente próximos, mas estão longe, seus discípulos o acompanham, mas na realidade não o seguem. E quando Jesus começa dizendo: “Se alguém”, o evangelista constrói a expressão como o convite que Jesus fez sobre a cruz: “se alguém quer vir atrás de mim”, então é uma questão de seguir.

Não, na comunidade de Jesus não há pessoas superiores, mas pode haver o primeiro, ou seja, aquele mais próximo dele.

Nesse caso, quanto mais a pessoa se fizer a última, a serva de todos, mais estará próxima a Jesus! Aqui o evangelista usa o termo grego “diaconos”: enquanto servo (grego: doulos) é aquele que é obrigado a servir, “diaconos” é aquele que, livre e voluntariamente, por amor, se põe a serviço dos outros. 

Marcos 9,36-37: «Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.»

Enquanto que, os Doze tiveram que ser chamados, aqui, Jesus pega uma criança, toma alguém que está perto dele. O termo usado pelo evangelista indica um rapazinho, o qual, devido à sua idade e importância, é o último na sociedade judaica, estando a serviço de todos. O Evangelho diz que Jesus “o colocou no meio”, indicando que o rapazinho ocupa o lugar dele. Portanto, Jesus coloca no meio, em destaque, aquele que serve. Ao abraçar o rapazinho, o servidor de todos, Jesus se identifica plenamente com ele. E diz que devemos nos identificar, também, com aqueles rapazinhos, os quais, com a sua atitude de serviço, são a imagem do verdadeiro discípulo de Jesus! Porque é disso que se trata, quem acolhe esses pequenos “em nome” dele, é a ele que está acolhendo, e quem o acolhe, acolhe o Pai, que o enviou. Jesus assegura que o serviço voluntariamente exercido é aquele que identifica o indivíduo com ele e que é o acolhimento dos menores da sociedade que permite a presença contínua do Pai na comunidade. 

* Traduzido e editado do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

** Os textos bíblicos citados foram extraídos do: Sagrada Congregação para o Culto Divino. Trad. CNBB. Palavra do Senhor I: lecionário dominical A-B-C. São Paulo: Paulus, 1994. 

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

«Um poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve.»

(Mario Sergio Cortella: nasc. 1954 ― filósofo, escritor e professor brasileiro)

Impressiona constatarmos o contraste que havia entre Jesus e seus discípulos, aqueles que andavam mais próximos ao mestre. É, ainda mais, impressionante percebermos como o evangelista não esconde a covardia, o medo e incoerências que os discípulos manifestam a todo momento! E eles eram reconhecidos como as testemunhas oficiais da ressurreição de Cristo (cf. 1Cor 15,5), representavam as doze tribos do “novo Israel” que era a Igreja (cf. Mt 19,28; Lc 22,30; At 26,7; Ap 21,12). A sua forma de vida e trabalho era conhecida (cf. 1Cor 9,4-5). 

Portanto, a esses homens a quem a Igreja nascente tanto devia, não se tratou de modo privilegiado! O Evangelho é bem honesto em deixar transparecer todos os seus limites e imperfeições! Com isso, o Evangelho está nos dizendo, que:

“... o melhor para a Igreja não é a boa imagem de seus dirigentes, mas a verdade e a transparência das quais cada qual vive no seguimento de Jesus” (José María Castillo).

Na Igreja primitiva, e isso é bom saber, a liberdade de falar com clareza, sem nada ocultar (em grego: parresía) teve uma importância singular na vivência da fé. Pena que, nos tempos que correm, em várias ocasiões, a Igreja se preocupe mais em “ocultar”, em preservar a “boa imagem” de si mesma e de sua hierarquia, ao invés de viver de modo transparente, obtendo, assim, mais credibilidade! 

Podemos tentar fazer uma paródia do que o Evangelho deste domingo nos narra. Se, nos tempos de Jesus, os discípulos perdiam tempo, energia e foco discutindo e disputando entre si, a fim de ver quer seria o mais importante, o mais poderoso, o mais influente; nos dias atuais, há muitos membros da hierarquia católica e das suas lideranças que desperdiçam tempo precioso, energias, inteligência e foco com questões secundárias, enquanto o nosso povo, está faminto de pão e da Palavra de Deus! 

Hoje, o nosso povo, também, se parece com “ovelhas sem pastor”, como Jesus constatou em sua época. No Brasil, voltaram com força total e incrível velocidade: a fome, a miséria, o desemprego, a inflação, a fuga da escola, a fuga de talentos do nosso país, a ignorância, a superstição, a falsa fé cristã etc. 

E nós, vamos ficar assistindo a tudo isso sem tomarmos iniciativas, sem nos envolvermos, sem nos sensibilizarmos? Jesus está nos exortando, tal como fez aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37 e paralelos). 

Oração após a meditação do Santo Evangelho 

«Senhor Jesus, no evangelho de salvação, colocaste para nosso modelo um rapazinho: é o homem não realizado, pequeno, indefeso, insuficiente para si e para as necessidades dos outros. Tu te fazes presente em um pequeno para indicar-nos que estás presente aonde existe incompletude e limite. Servir, hoje, significa acolher, cuidar, prestar serviços, dar espaço à comunhão de vida. Tu nos ensinas que o acolhimento deve ser vivido como sinal de amor, um amor feito de gestos concretos que suscitam a consciência de ser amados. Achamos difícil pegar o avental para servir, preferimos dá-lo aos outros e nosso amor continua parcial. Concede-nos deixar-nos penetrar pela tua Palavra e de nos descobrirmos pequenos diante de ti, necessitados de teu auxílio e de teu amor. Providencia para que levemos sempre conosco um jarro d'água, uma bacia, uma toalha e um avental. Amém.» 

(Fonte: Carlos Mesters. 25ª Domenica del Tempo Ordinario. In: Anthony Cilia, O.Carm. [Org.] Lectio Divina sui vangeli festivi per l’anno litúrgico B. Leumann [TO]: Elledici, 2009, p. 544.)

Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci”– Videomelie e trascrizioni – XXV Domenica Tempo Ordinario – 23 settembre 2018 – Internet: clique aqui (Acesso em: 11/09/2024).

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