«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 18 de março de 2022

3º Domingo da Quaresma – Ano C – Homilia

 Evangelho: Lucas 13,1-9

 Alberto Maggi *

Frade da Ordem dos Servos de Maria (Servitas) e renomado biblista italiano 

Deus não pune, pois deseja a conversão de todos!

O caminho pascal é, sobretudo, um caminho de libertação! Somente seres humanos livres podem ser felizes, de verdade! Sempre que Jesus tenta libertar as pessoas, aqueles que são contra esse processo de libertação aparecem imediatamente. É o que emerge no capítulo 13 de Lucas em seus primeiros 9 versículos, um episódio que só este evangelista tem. 

Lucas 13,1:** «Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado aos dos sacrifícios que ofereciam.»

O evangelista escreve: “Nesse momento”. Que momento? Jesus disse anteriormente, à multidão: “Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?” (Lc 12,57). Jesus tenta emancipar o povo da influência e doutrina dos escribas e fariseus. São as autoridades religiosas que determinam o que as pessoas devem acreditar e como devem acreditar, o que devem praticar.

Então, Jesus convida as pessoas a crescer, a serem pessoas maduras, que pensam com a própria cabeça e andam com as próprias pernas. Isso é inadmissível para o poder religioso que deve sempre subjugar as pessoas, tratando-as como se fossem crianças. E aqui está a reação.

Alguns vieram contar-lhe sobre uns galileus. Dizer “Galileu”, na época de Jesus, não indicava apenas a origem de uma região específica. Galileu significa “revolucionário” e indicava os zelotes, os terroristas da época. Recordemos a grande revolta de Judas, o Galileu, que está escrita nos Atos dos Apóstolos (5,35-37).  Jesus, é bom ter em conta, era galileu. 

Lucas 13,2: «Jesus lhes respondeu: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa?»

Então, Jesus está tentando libertar o povo da influência das autoridades religiosas e esta ameaça vem a ele, um claro aviso ao estilo da máfia: “Cuidado Galileu, aqui os galileus têm um fim muito ruim”. Pois bem, Jesus não só não se deixa intimidar, mas vai ao ataque, reagindo. 

Lucas 13,3: «Digo-vos que não. Se não vos arrependerdes, porém, perecereis todos do mesmo modo.»

Jesus nega a conexão que vê o castigo como uma ação da parte de Deus para punir os pecados dos homens. “Digo-vos que não. Se não vos arrependerdes...”, isto é, se vocês não mudarem sua vida. Conversão ao evangelho indica colocar o bem do outro como o principal valor de sua existência. Portanto, Jesus diz: “Não, cuidado! Vocês, se não mudarem de vida, terão um final ruim”. 

Lucas 13,4: «E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém?»

Agora, Jesus continua. Se antes ele deu um exemplo geral, apontando para os galileus, agora ele está em Jerusalém e fala justamente dessa cidade, de Jerusalém. Siloé é um bairro de Jerusalém, ainda hoje, pode-se ver a base dessa torre que desabou. Aqui, se antes o exemplo era para os galileus, agora, Jesus o toma sobre o lugar de onde fala, ou seja, Jerusalém. 

Lucas 13,5: «Eu vos digo que não. Se não vos arrependerdes, porém, perecereis todos do mesmo modo”.»

Jesus reafirma, novamente, o que foi dito antes. Portanto, Jesus exclui absolutamente o castigo divino e os convida novamente à CONVERSÃO. 

Lucas 13,6-9: «E Jesus contou-lhes essa parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar figos, mas não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que ela ocupa inutilmente o terreno?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto; caso contrário, tu a cortarás.’”»

Jesus, em seguida, amplia o tema e aqui está uma resposta a João Batista, que foi o último herdeiro dessa tradição que via Deus como aquele que punia os pecadores. Recordemos que João havia dito: “Toda árvore que não der bom fruto, será cortada e lançada ao fogo” (Lc 3,9).

Aqui, Jesus amplia o discurso e continua. A figueira e a videira, no Antigo Testamento, são imagens de Israel, do povo de Israel. Vimos João Batista dizer que se não der fruto, deve-se cortar e lançar no fogo. Jesus não concorda. E esta é a ação de Jesus que é contrária a uma ação que destrói, a uma ação que pune.

Jesus não veio para destruir, mas para trazer vida, para vivificar.

A ação de Jesus diante dos pecadores, diante das pessoas estéreis, diante dos que não dão frutos, não é uma ação punitiva, mas vivificante, ainda oferece novas possibilidades de dar frutos, de dar vida, e muito mais, oferece essa possibilidade, mas colabora para que isso aconteça.

O Deus de Jesus, aquele que Lucas nos apresenta, é o Deus para quem nada é impossível. Como ele escreveu no momento da Anunciação: “já está no sexto mês aquela que era chamada estéril” (Lc 1,36b), falando de Isabel, a parente de Maria, que todos diziam estéril.

Assim, mesmo uma árvore que parece estéril, pela ação de Deus e pela colaboração do homem, pode dar frutos.

O ensino de Luca é muito claro, muito preciso. A quem vê uma relação entre pecado e castigo, Jesus anuncia de forma clara, exaustiva e definitiva que a ação de Deus com os pecadores não é punitiva, destrutiva, mas vivificante. 

* Traduzido e editado do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

** Todos os textos bíblicos citados foram extraídos de: BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 4. ed. Brasília (DF): Edições CNBB, 2020. 

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

“Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19,10)

O evangelho de Lucas mostra, de modo didático, a trajetória de Jesus, o Filho do Homem, nesta terra. Jesus deixou claro, desde a sinagoga de Nazaré, sua terra, que ele...

foi enviado pelo Espírito de Deus a fim de anunciar a Boa Notícia aos pobres, ou seja, a libertação dos mais fracos e oprimidos de todo tipo de escravidão e precariedade!

Portanto, Jesus tem a missão de abrir caminho para fazer um mundo mais humano para todos. Porém, a maioria daqueles que o escuta, não compreende ou não quer abrir-se e abraçar esse Reino de Deus, que pede uma mudança grande das pessoas e deste mundo! 

É muito mais cômodo e menos trabalhoso prosseguir crendo em um Deus que:

pune os pecadores, recompensa os justos e exerce uma vigilância estreita sobre a humanidade, que ele controla! Com isso, sempre há um ou uns “culpado(os)” por tudo de ruim que acontece neste mundo. Nós nunca somos responsáveis!

Precisamos nos dar conta de algo fundamental: Deus não pode mudar o mundo sem que nós mudemos! Sem a nossa conversão, sem a nossa mudança de mentalidade e atitude, Deus não conseguirá fazer seu REINO se concretizar nesta terra! 

E, aqui, se encontra algo difícil de ocorrer em qualquer um de nós:

* A mudança de mentalidade!

* A mudança na maneira de pensar!

Desgraçadamente, sem isso, não há evangelização! Sem isso, o Evangelho não frutifica, a árvore de nossa vida permanece estéril, sem sentido! 

Assim como o agricultor que mantém viva sua esperança de que “cavando em volta e pondo mais adubo” na figueira que não produz fruto, ela poderá reagir e tornar-se produtiva, também nós, devemos renovar as esperanças de que, Deus quer fazer o mesmo em cada uma de nossas comunidades frágeis e vulneráveis! Ele quer dar mais uma chance para acolhermos o REINO e devolvermos os FRUTOS que ele espera de cada um de nós! 

Não desapontemos o nosso Senhor e Deus! 

Oração após a meditação do Santo Evangelho 

«Quantas poucas vezes, ó Senhor Jesus, tomamos em mãos o jornal e lendo-o, nos detivemos sobre cada notícia para considerá-la na sua verdade e torná-la ocasião de oração e conversão. Não é isto que, hoje, o seu Evangelho nos pede? Salva-me da desventura de pensar que eu não tenha nada a ver com esses acontecimentos do mundo! Eu poderei estar envolvido neles sem querer, repentinamente. Salva-me da desventura de pensar que tenha, ainda, tanto tempo para fazer frutificar os teus dons. Cuida de mim, Senhor! Agita-me, converta-me. Faz com que, nesta Quaresma, eu não possa suportar-me irascível, preguiçoso guloso, apático na oração, árido e todo centrado sobre mim mesmo! [...] Dá-me aquele medo de ti que é o santo temor de Deus: o medo de não ter mais tempo para converter-me e para amar-te com todo o coração e fazer-te contente. Amém.»

(Marino Gobbin. In: CILIA, Anthony O.Carm. Lectio Divina sui vangeli festivi per l’anno litúrgico C. Leumann [TO]: Elledici, 2009, p. 150-151)

Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci”– Videomelie e trascrizioni – III Domenica di Quaresima – 24 marzo 2019 – Internet: clique aqui (Acesso em: 16/03/2022).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.