«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 22 de dezembro de 2012

4º Domingo do Advento - Ano "C" - Homilia

Evangelho: Lucas 1,39-45

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 
40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 
43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 
44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 
45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

MULHERES DE FÉ

Depois de receber o chamado de Deus, anunciando-lhe que será mãe do Messias, Maria se põe a caminho sozinha. Começa para ela uma vida nova, a serviço de seu Filho Jesus. Caminha "apressadamente", com decisão. Sente necessidade de compartilhar sua alegria com sua prima Isabel e de colocar-se, o quanto antes, a seu serviço nos últimos meses de gravidez.

O encontro das duas mães é uma cena insólita. Não estão presentes os homens. Somente duas mulheres simples, sem nenhum título nem relevância na religião judaica. Maria, que leva Jesus consigo a todos os lugares, e Isabel que, repleta do espírito profético, se atreve a abençoar sua prima sem ser sacerdote.

Maria entra na casa de Zacarias, porém não se dirige a ele. Vai diretamente saudar Isabel. Nada sabemos do conteúdo de sua saudação. Somente que aquela saudação enche a casa de uma alegria transbordante. É a alegria que vive Maria desde que escutou a saudação do Anjo: "Alegra-te, ó cheia de graça".

Isabel não pode conter a sua surpresa e alegria. Enquanto ouve a saudação de Maria, sente os movimentos da criatura que leva em seu seio e os interpreta, maternalmente como "pulos de alegria". Em seguida, abençoa Maria "em voz alta" dizendo: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre".

Em nenhum momento, chama Maria pelo seu nome. Contempla-a totalmente identificada com sua missão: é a mãe do seu Senhor. Ela a vê como uma mulher crente, na qual se irão cumprir os desígnios de Deus: "Bem-aventurada aquela que acreditou".

O que mais surpreende Isabel é a atuação de Maria. Não veio para mostrar a sua dignidade de mãe do Messias. Não está ali para ser servida, mas para servir. Isabel não esconde o seu assombro: "Quem sou eu para que me venha visitar a mãe de meu Senhor?".

São muitas as mulheres que não vivem em paz no interior da Igreja. Em algumas cresce o desafeto e o mal-estar. Sofrem ao ver que, apesar de serem as primeiras colaboradoras em muitos campos, não se conta com elas para pensar, decidir e impulsionar a caminhada da Igreja. Essa situação está prejudicando a todos nós.

O peso de uma história multissecular, controlada e dominada pelo homem, nos impede de tomar consciência do empobrecimento que significa para a Igreja prescindir de uma presença mais eficaz da mulher. Nós não as escutamos, porém Deus pode suscitar mulheres de fé, cheias de espírito profético, que nos contagiem alegria e deem à Igreja um rosto mais humano. Serão uma bênção. Ensinar-nos-ão a seguir Jesus com mais paixão e fidelidade.

BEM-AVENTURADO AQUELE QUE CRÊ

O pensador francês Blaise Pascal atreveu-se a dizer que "ninguém é tão feliz quanto um cristão autêntico".

Porém, quem pode acreditar hoje? A imensa maioria pensa, isto sim, que a fé tem pouco a ver com a felicidade. Em todo caso, estaria relacionada a uma salvação futura e eterna, que está longe, mas não com essa felicidade concreta que agora nos interessa.

Mais ainda. São muitos os que pensam que a religião seja um obstáculo para se viver de modo intenso, pois diminui a pessoa e mata a alegria de viver. Além do mais, por que o crente iria se preocupar em ser feliz? Viver como cristão não é aborrecer-se mais que os outros? Não é seguir um caminho de renúncia e abnegação? Não é, em definitivo, renunciar à felicidade?

O certo é que os cristãos não parecem mostrar, com a sua maneira de viver, que a fé encerre uma força decisiva para enfrentar a vida com alegria e satisfação interior. Muitos nos veem mais como Friedrich Nietszche [influente filósofo alemão que viveu de 1844 a 1900], que via os crentes como "pessoas mais aprisionadas que libertadas por Deus". 

O que aconteceu? Por que se fala tão pouco de felicidade nas igrejas? Por que muitos cristãos não descobrem Deus como o melhor amigo de sua vida?

Como acontece tantas vezes, parece que também no movimento de Jesus perdeu-se a experiência original que, no começo, dava vida a tudo. Ao esfriar-se aquela primeira experiência e ao acumular-se, em seguida, outros códigos e esquemas religiosos, às vezes, muito estranhos ao Evangelho, a alegria cristã foi-se apagando.

Quantos suspeitam, agora, que a primeira coisa que alguém escuta quando se aproxima de Jesus é um chamado para ser feliz e para fazer um mundo mais feliz? Quantos podem pensar que aquilo que Jesus oferece seja um caminho através dele, pelo qual possamos descobrir uma alegria diferente que pode mudar, pela raiz, a nossa vida?

Quantos creem que Deus busca somente e exclusivamente nosso bem, que não é um ser ciumento que sofre ao ver-nos gozar a vida, mas alguém que nos quer, desde agora, alegres e felizes?

Estou convencido de que uma pessoa esteja a ponto de levar a sério Jesus, quando intui que nele possa encontrar o que, todavia, lhe falta para conhecer a alegria mais plena e verdadeira. A saudação a Maria: "Bem-aventurada és tu, que acreditaste", pode estender-se, de alguma maneira, a todo aquele que crê.

Apesar das incoerências e infidelidade de nossas vidas medíocres, bem-aventurado, também hoje, aquele que crê desde o fundo de seu coração.

Tradução do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: MUSICALITURGICA.COM - Homilías de José A. Pagola - Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 16h37 - Internet: http://www.musicaliturgica.com/0000009a2106d5d04.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.