Cuidado: antigos vícios, novas drogas!
Seis drogas da moda que ameaçam os JOVENS
que buscam prazer e estímulo sexual
1. POPPER
O nome vem do barulho que a ampola da
substância fazia ao ser aberta quando era usada, nos anos 1970, como
analgésico. Hoje, a droga é consumida principalmente nos círculos LGBT. Por
relaxar os músculos e ativar a circulação sanguínea, aumenta o prazer sexual.
2. Champanhe rosa
Produz efeito semelhante ao do ecstasy, de
euforia e agitação. Mas é mais perigosa por ser vendida em cristais, o que
dificulta o controle da quantidade consumida. Seu princípio ativo é o MDMA, um
tipo de anfetamina modificada.
3. G
O nome vem de GHB, sigla em inglês para o
ácido gama-hidroxibutirato, usado para produzir a droga «Boa noite, Cinderela»,
de efeito sedativo. Em sua fórmula mais recente, estimula o prazer sexual e a
euforia. Líquida, costuma ser consumida em gotas nas baladas.
4. SPICE ou K2
A maconha sintética tem efeito 85 vezes mais
potente que o da planta e maior risco de causar dependência. Provoca o efeito
«zumbi» - o usuário se movimenta com lentidão. O composto é borrifado em folhas
secas de ervas e vendido em pacotes, para ser consumido com tabaco.
5. NBOMe
Variante da feniletilamina, um alcaloide natural,
é vendida em forma de pó, líquido ou fita microporosa, como alternativa ao LSD.
A duração de seus efeitos (da ansiedade à alucinação) é de até doze horas. Pode
causar transtornos de ansiedade, alucinações e crises de pânico.
6. CIGARROS COM SABOR
Conforme o consumo de cigarros diminui, as
empresas de tabaco lançam mão de outros recursos para atrair novos consumidores,
especialmente entre os jovens. Isso tem sido feito principalmente pela oferta
de cigarros com sabor, eletrônicos e até charutos. Afinal, as pesquisas mostram
que 90% dos fumantes se tornam dependentes até os 19 anos. O resultado é que,
enquanto as vendas totais de cigarros estão em declínio, as de cigarros com
sabor aumentam. Um estudo da Euromonitor revelou que, entre 2010 e 2015, o
consumo das versões com sabor multiplicou-se por dez em seis países latino-americanos
(não há dados sobre o Brasil).
O problema é ainda mais grave porque, aqui no
Brasil, esses cigarros estão sendo vendidos a uma distância de até 250 metros
das portas das escolas. Os sabores doces, de frutas e de mentol servem para
suavizar o fumo e torná-lo mais palatável, justamente para atrair e conquistar
novos fumantes. Para piorar, estudos recentes concluíram que os cigarros da
atualidade são ainda mais viciantes que os do passado.
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