«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 18 de janeiro de 2020

De quem é a culpa?

Análise infeliz e equivocada sobre o
sacerdócio e o celibato

Jean-Miguel Garrigues
Frade e Teólogo Dominicano
Il Sismografo
16-01-2020

“Penso que o livro sobre o sacerdócio ministerial e o celibato representa uma ‘saída’ por parte de seus autores, Bento XVI e o cardeal Sarah, ‘saída’ que considero infeliz e triste tanto na forma como no conteúdo”
FREI JEAN-MIGUEL GARRIGUES

Várias pessoas me perguntam sobre o que penso do livro sobre o celibato sacerdotal assinado por Bento XVI e pelo cardeal Sarah.

A forma “livro” é infeliz – poderiam dizer diretamente ao Papa

Penso que o livro sobre o sacerdócio ministerial e o celibato representa uma “saída” por parte de seus autores, Bento XVI e o cardeal Sarah, “saída” que considero infeliz e triste tanto na forma como no conteúdo. Quanto à forma, ela constitui inegavelmente uma pressão sobre o papa no momento em que está escrevendo a exortação apostólica pós-sinodal depois da realização do Sínodo sobre a Amazônia.

Ora, essa pressão vem de um papa emérito que, no momento de renunciar ao seu cargo, comprometeu-se solenemente a não interferir no ministério de seu sucessor, e de um prefeito de congregação, ou seja, de um ministro do papa que deveria manter a lealdade a ele enquanto estiver no cargo.

Ambos poderiam ter feito suas objeções diretamente ao Papa e, se necessário, ao Colégio dos Cardeais. Essa maneira de tomar a opinião pública como testemunha, surpreendente, se não chocante devido aos compromissos de seus autores, baseia-a na gravidade do perigo que o fundo da questão representa para a Igreja. Por isso, eles assumem o risco de dividir gravemente a Igreja.

Quanto ao conteúdo, a tese teológica de um vínculo “ontológico-sacramental” entre o celibato e o sacerdócio ministerial é muito questionável. Ao contrário do que afirmam os autores do livro, ela nunca foi realizada não apenas pela tradição das Igrejas Orientais (ortodoxas e católica), mas também pelo magistério dos papas recentes, como mostra a ordenação de pastores protestantes casados que entraram em plena comunhão da Igreja Católica de Pio XII a Bento XVI inclusive. É, portanto, uma opinião de escola, a saber, da escola francesa do século XVII, cuja fraqueza doutrinária Maritain já tinha demonstrado em Bérulle (cf. seu capítulo 'Da Escola Francesa' em seu livro De l'Église du Christ: sa personne et son personnel).

Se tomarmos a Tradição no seu conjunto ao longo da história da Igreja, fica claro que, se há incontestavelmente uma altíssima conveniência entre o sacerdócio ministerial e o celibato, de forma alguma essa conveniência, por mais alta que seja, pode constituir um vínculo necessário a ponto de proibir uma ampliação das exceções à disciplina do celibato na Igreja Latina. Outra coisa é a oportunidade pastoral dessa extensão, sobre a qual é normal que existam opiniões prudenciais divergentes.

Traduzido por André Langer.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos (IHU) – Notícias – Sexta-feira, 17 de janeiro de 2020 – Internet: clique aqui.

O que, de fato, aconteceu por detrás do livro do cardeal Sarah?

Robert Mickens
Editor-chefe da Global Pulse
La Croix International
16-01-2020

“Deixando de lado a contribuição de Bento XVI,
o resto da obra deturpa grosseiramente a doutrina da Igreja
sobre a ligação entre o sacerdócio e o celibato.
Também ignora os fatos da história.”
 
Cardeal Robert Sarah e ex-papa Bento XVI
Não deveria ser assim. E, no entanto, poderia ter sido – e pode ainda se tornar – muito pior.

Bento XVI se viu no meio de uma polêmica relativa à sua suposta coautoria de um livro que defende, com unhas e dentes, o celibato sacerdotal. A obra parece uma tentativa de impedir que o Papa Francisco considere a ordenação de padres casados.

O outro autor e que deu início ao projeto de escrita é o cardeal africano Robert Sarah, experiente autoridade vaticana que se tornou um dos heróis dos católicos tradicionalistas opositores a Francisco.

O livro, que já está publicado em francês e em breve ficará pronto em inglês, chama-se Des profondeurs de nos coeurs [Das profundezas dos nossos corações, em tradução livre]. O jornal conservador francês Le Figaro revelou a sua existência em 12 de janeiro ao publicar excertos e uma entrevista com o cardeal.

E que agitação causou! Especialmente pelo momento em que o livro foi lançado.
 
Livro que originou a polêmica - tradução do título:
"Das Profundezas de nossos Corações"
Editora Fayard - Paris
Uma advertência ao Papa Francisco

A obra aparece poucas semanas antes de Francisco publicar um documento em resposta ao Sínodo dos Bispos para a Amazônia realizado em 2019. Uma das propostas desta assembleia sinodal pede que o papa aprove a ordenação sacerdotal de homens casados de virtude comprovada (viri probati).

Dado que um dos autores do livro é um ex-papa, muitos interpretam a obra como um esforço (e mesmo como uma advertência) para dissuadir Francisco de seguir na linha sugerida pelos padres sinodais.

Mas em menos de 48 horas após a notícia do livro aparecer, o secretário pessoal de Bento XVI – Dom Georg Gänswein – disse que o ex-papa nunca chegou a consentir em ser coautor e pediu que seu nome fosse retirado da capa da publicação.

O ex-papa, explicou Gänswein, apenas submeteu um ensaio ao Cardeal Robert Sarah, sem escrever nenhuma outra parte da obra. Informou também que Bento não viu a capa do livro.

Os fóruns de discussão católicos nas redes sociais aventaram todo tipo de especulação quanto ao que teria acontecido de fato.

Será que Sarah manipulou Bento ou o trapaceou para que ambos fossem os autores da obra? Ou será que Gänswein deu permissão ao cardeal para citar a autoria de Bento só para se ver forçado a negar o envolvimento do ex-papa quando Bento ou outros expressassem um descontentamento?
Ex-papa Bento XVI e seu secretário Dom Georg Gänswein

Apenas um mal-entendido

Não está ainda claro exatamente o que se passou. Gänswein afirmou que Bento nunca chegou a concordar em pôr o seu nome no livro. Mas o cardeal mostrou várias cartas assinadas por Bento que sugerem que ele, realmente, sabia da proposta da publicação.

O cardeal – pelo menos por enquanto – aquiesceu, dizendo que o nome de Bento será retirado das futuras edições. No entanto, insistiu que o ex-papa contribuiu para o livro e que seu texto permanecerá inalterado.

Foi um mal-entendido, sem lançar dúvida sobre a boa-fé do Cardeal Sarah”, declarou o Gänswein.

Mesmo assim, o cardeal não saiu bem deste incidente. Alguns tradicionalistas que antes haviam mostrado admiração por ele agora o culpam por tentar manipular Bento.

Outros dizem que foi tudo culpa de Gänswein, quem então jogou a culpa em Sarah quando o caso estourou no Vaticano.

Quanto ao conteúdo do livro

E quanto ao conteúdo factual do livro? Deixando de lado a contribuição de Bento XVI, o resto da obra deturpa grosseiramente a doutrina da Igreja sobre a ligação entre o sacerdócio e o celibato. Também ignora os fatos da história.

Além disso, desonestamente dá a entender que o que está em jogo é o fim do sacerdócio celibatário. Na realidade, ninguém nunca sugeriu a abolição do celibato, apenas que a prática de ordenação de homens casados seja retomada na Igreja – como era no começo.

Os argumentos mal apresentados do livro são, na verdade, de pouca importância. O problema real é que o ex-papa se envolveu (ou foi envolvido) em um esforço para impedir a liberdade de seu sucessor no governo da Igreja universal.
Resultado de imagem para Georg Gänswein
Dom Georg Gänswein
Secretário Particular do ex-papa Bento XVI e prefeito da Casa Pontifícia

De quem é a culpa?

Há muita culpa a ser lançada por aí. Dom Georg Gänswein certamente deve levar uma parcela dela. O prelado alemão de 63 anos é o secretário pessoal de Bento XVI desde 2003, dois anos antes da eleição de Joseph Ratzinger ao papado.

Apenas dois meses antes de anunciar a sua renúncia como papa (algo que ele decidiu vários meses antes), Bento nomeou Gänswein como prefeito da Casa Pontifícia e o ordenou bispo.

O novo papa, Francisco, o manteve na função. Além de continuar como prefeito, Gänswein continuou sendo o secretário pessoal de Bento.

Os dois, e outras quatro leigas consagradas, vivem na mesma residência nos Jardins do Vaticano. Nos quase sete anos desde sua saída, Bento vem recebendo visitantes quase diariamente. O seu secretário é o “porteiro”, decidindo quem tem acesso a ele e quem não tem.

Nos últimos anos, à medida que a saúde de Bento se fragiliza, o papel do arcebispo de guardião e cuidador torna-se mais importante ainda. Um documentário lançado no começo deste mês na Alemanha mostra o ex-papa em um estágio avançado de declínio.

E a assinatura nas cartas que ele teria escrito (ou ditado) permitindo que Sarah publicasse os seus pensamentos sobre o celibato está quase ilegível.

No mínimo, isso sugere a possibilidade de que alguém – isto é, o secretário de Bento – assumiu a responsabilidade de negociar o projeto do livro com o cardeal [Sarah].
Cardeal Robert Sarah - Guiné Bissau (África)

Che Sarah Sarah
E qual a culpa do cardeal?

Robert Sarah trabalha no Vaticano desde 2001 quando João Paulo II o nomeou secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide). Nos 22 anos antes desta nomeação, ele serviu como arcebispo em sua diocese natal, a Diocese de Konakry, na Guiné, posto que ocupou até os 34 anos.

Durante o seu tempo na Propaganda Fide, o então arcebispo era conhecido como uma figura silenciosa e dedicada à oração. Os sinais de um conservadorismo ideológico surgiram só mais tarde, depois que Bento XVI o designou para presidir o hoje inexistente Pontifício Conselho “Cor Unum” em 2010 e o fez cardeal.

Após a eleição do Papa Francisco, o africano participou do primeiro grupo de cardeais a manifestar um descontentamento com as novas reformas pastorais do papa, especialmente aquelas relacionadas às pessoas em situações matrimoniais irregulares. Ele passou então a escrever ensaios e livros que demonstram uma falta completa de confiança em Francisco.

Portanto, surpreendeu quando o papa jesuíta nomeou este cardeal como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em novembro de 2014.

Como informado na imprensa à época, a primeira escolha do papa para este cargo era Dom Piero Marini, ex-mestre de cerimônias papal. Mas figuras próximas a Bento (talvez a pedido do papa aposentado) pediram que Francisco não fizesse esta nomeação, advertindo que ela provocaria uma guerra com os católicos tradicionalistas.

Por sugestão deste grupo, o papa nomeia o Cardeal Sarah. E desde então Francisco enfrenta a oposição deste, que tenta minar as tentativas de promover reformas litúrgicas na Igreja. O papa também precisou repreender o prelado africano por apoiar publicamente o pedido de um grupo tradicionalista que pede uma reforma da reforma litúrgica do Vaticano II (isto é, desfazer a reforma conciliar).

Sarah é também tão culpado quanto Gänswein por gerar a atual polêmica com este seu novo livro. Os dois são conservadores em termos políticos e neotradicionalistas em termos eclesiásticos. Ambos têm laços com políticos europeus de direita, com socialites e movimentos retrógrados. [É a eterna saudade do tempo da cristandade, no qual Igreja e poder político, Igreja e riqueza andavam sempre de mãos dadas!]

Os dois estão bem cientes de que estas pessoas e grupos, há tempo, veem Bento XVI como um contrapeso ao Papa Francisco, alguns até mesmo chegando ao ponto de dizer que Bento é o único e legítimo papa.

Ao subscrever o apoio ao papa emérito nas campanhas públicas destes grupos – tal como neste novo projeto de livro –, eles deliberadamente alimentam a oposição a Francisco. [Logo os mais conservadores que, no passado, defendiam uma obediência cega, irrestrita e total ao Sumo Pontífice, ou seja, ao Papa!]
Resultado de imagem para Bento XVI velho
Ex-papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) - bastante debilitado pela idade e saúde

A lista acaba aqui

Mas o maior responsável por esta bagunça que ainda se desdobra no Vaticano não é outro senão o próprio Bento XVI.

Quando renunciou ao papado em 2013, ele também perdeu os seus direitos e deveres como Bispo de Roma. Ele tomou uma decisão ousada, ao fazer algo que nenhum outro papa fizera em quase 600 anos.

Mas ele e seu pequeno grupo de assessores não se deram conta de como esta nova situação seria regulada. Não havia protocolos definidos – a ainda não há – para um papa emérito.

Mesmo assim, com certeza estas pessoas tinham a intuição clara – na verdade, tinham a convicção – de que o arranjo então estabelecido só funcionaria se ele, Bento, tivesse o cuidado de não sugerir que, de alguma forma, ainda tinha ou compartilhava do poder papal.

Assim, o ex-papa prometeu adotar um silêncio autoimposto, dizendo que, de agora em diante, ficaria “escondido do mundo”.

Bento só precisou de seis meses para romper este silêncio, quando entrou em um debate filosófico/teológico com um pesquisador que criticava uma das primeiras obras de Joseph Ratzinger. O ex-papa permitiu que a correspondência entre os dois fosse publicada.

Desde então o religioso tem escrito cartas de apoio a numerosos grupos, a maioria deles tradicionalistas. Por sua vez, tais grupos usam os seus escritos e pensamentos expostos em seus livros, frequentemente de forma distorcida, para travar uma guerra contra Francisco.

Bento poderia ter acabado com tudo isso distanciando-se publicamente destes movimentos. Aqui seria um momento em que romper o silêncio prometido teria plena justificativa.

E agora, em sua fragilidade, ele não mais pode se defender. E aqueles que têm o dever de protegê-lo tentam irresponsavelmente garantir que a sua voz – uma voz que deveria ter se mantido silente – continue a influir nos debates que modelam o futuro da Igreja.

Mas, em última instância, nada disso é culpa destas pessoas. Elas estão apenas continuando o que Bento começou quando passou a ignorar o seu voto de silêncio autoimposto.

O que estamos testemunhando são as consequências incontroláveis de uma promessa quebrada. E se as coisas continuarem como estão, tais consequências podem acabar sendo muito mais nocivas e irreversíveis.

Traduzido do inglês por Isaque Gomes Correa.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 17 de janeiro de 2020 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.