Entenda o porquê há fome no Brasil
Volta do Brasil ao Mapa da Fome é retrocesso inédito no mundo, diz economista
Suzana Petropouleas
Jornalista
Entrevista
especial com Walter Belik*
Economista, professor emérito da UNICAMP, co-criador do Programa “Fome Zero”
WALTER BELIK |
Um dos criadores do Fome Zero critica o
desmonte da rede de segurança alimentar pelo governo Bolsonaro
Um dos criadores do Fome Zero e um dos principais pesquisadores em segurança alimentar no Brasil, Walter Belik, professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, defende que o governo Bolsonaro conduz uma política deliberada de desmonte das iniciativas contra a fome no país.
Belik relembra a criação do Fome Zero como um projeto pluripartidário. Desenhado originalmente como um programa de distribuição de cupons para troca por alimentos, ele foi substituído pelo Bolsa Família, carro-chefe da política social de Lula, e o nome passou a designar uma estratégia de segurança alimentar. As iniciativas pavimentaram a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação da Agricultura) em 2014.
O cenário mudou a partir de 2015, diz Belik, com a escalada inflacionária, a ausência de recomposição do valor de benefícios sociais e um desmonte das políticas de segurança alimentar, sobretudo no governo Bolsonaro.
O país voltou ao Mapa da Fome em 2018 e, em 2020, registrou 55,2% da população convivendo com a insegurança alimentar, segundo pesquisa da Rede Penssan. Cenas observadas em 2021, como pessoas buscando ossos e carcaças para se alimentar e os diversos protestos contra a fome, não podem ser creditadas só à crise provocada pela pandemia, diz ele.
Fome custa caro! Prevenir é mais barato!
A
que o sr. atribui o avanço da fome nos últimos anos?
Walter Belik: O aumento era previsível. Tivemos
uma redução até 2014 e a subida começa a aparecer já em 2017. O ano de 2018
já configura uma volta do Brasil ao Mapa da Fome. Esse dado se confirma e
agrava nos anos seguintes, segundo dados da Reden Penssan e ONU. Em 2022, a
tendência é de continuidade nesse aumento.
A ONU associa a insuficiência
alimentar grave e moderada a um quadro de fome. Tomando as duas porcentagens, chegamos
a um quadro de aproximadamente 25% da população em situação vulnerável. É
bastante crítico.
É um quadro complicadíssimo, um quarto da população está passando
fome no Brasil.
Os impactos para a economia são
enormes, porque existe um custo social da fome. Esse custo deve ser
gerenciado pelas políticas públicas.
Ele impacta no sistema de segurança
social, no Orçamento, na saúde, na educação — com
atraso de aprendizagem das crianças —, e no mercado de trabalho, com
redução da mão de obra e da produtividade.
Colocando na balança, prevenir seria mais barato. A fome custa caro.
O quanto a pandemia afetou a fome?Walter Belik: Não dá para atribuir a fome só à
Covid, pois se
tivéssemos uma rede de proteção social em funcionamento, não teríamos um quadro
tão complicado quanto o que estamos vivendo.
O programa de estoques de
regulação da Conab, por exemplo, baseado principalmente em compras da
agricultura familiar, acabou. Boa parte da crise de desabastecimento e
alta de preços em 2020 tem a ver com a ideia de que o Brasil não precisa de
estoques reguladores de alimentos, o que é absurdo não só do ponto de vista
de segurança alimentar, mas nacional.
O país depender de importações e da variação de preços
internacionais é ABSURDO, diante do quadro de abundância que temos no Brasil.
Desmonte da rede de segurança alimentar
O
sr. fala em desmonte da rede de segurança alimentar no governo Bolsonaro. Quais
políticas foram afetadas?
Walter Belik: A lista é extensa. O Bolsa Família,
desidratado, passou de um programa de transferência de renda com
condicionalidades para um de doação. Com o Auxílio Brasil, a ideia de
proteção e assistência social dessas famílias foi escanteada.
O Pronaf [Programa de
Fortalecimento da Agricultura Familiar] foi desidratado e os valores
cortados em 35%. O programa de reforma agrária, a Secretaria de Agricultura
Familiar, o programa de estoques de regulação da Conab e o programa de
cisternas, todos foram descontinuados.
O PAA [Programa de Aquisição
de Alimentos], que priorizava a compra de alimentos de agricultura familiar
para doações ou alimentação escolar e chegou a comprar quase R$ 1 bilhão,
garantindo renda para os pequenos produtores, acabou.
O programa de banco de alimentos
virou o “Comida no Prato”, assistencialista e criado pelo governo para faturar
em cima do trabalho feito há duas décadas pelos bancos de alimentos do
Brasil, organizados pela sociedade civil, basicamente. O programa de
restaurantes populares foi descontinuado, e hoje vivemos um
congestionamento nos restaurantes populares de R$ 1, graças à perda de renda da
população. O programa de cozinhas comunitárias acabou.
Agora, o governo quer mexer no PAT
[Programa de Alimentação do Trabalhador] e reduzir a isenção fiscal das
empresas que promovem o vale-alimentação ou tem restaurante na empresa. Todos
os programas de abastecimento, como modernização ou mesmo privatização das
Ceasas, também acabaram. Elas se tornaram obsoletas, mas têm papel
importantíssimo no abastecimento urbano.
Uma coisa é consertar um programa, outro é extingui-lo. Tem uma lista enorme de programas finalizados em nome de resolver problemas fiscais e respeitar o teto de gastos, que depois foi furado.
Por
que o sr. critica o programa Comida no Prato?
Walter Belik: Esse caso é escandaloso. Em 2017, foi
criada a Rede Brasileira de Banco de Alimentos, ideia de muito tempo
atrás que visava melhorar a comunicação entre os mais de 200 bancos pelo país e
reduzir custos. São na maioria ONGs e entidades civis.
O governo Bolsonaro centralizou os
cadastros de doações de novos doadores, como supermercados ou indústrias, e
promete isenção do ICMS a elas. Ora, esse imposto é estadual e a maioria dos
alimentos doados são frescos. Estados como São Paulo não cobram ICMS sobre
eles. É uma medida inócua e populista.
No caso dos industrializados, onde
incide IPI, não há isenção nenhuma.
O governo quer concentrar as informações em torno dele para depois dizer que está fazendo uma ação de solidariedade, mas ele não faz nada, quem faz são as empresas que doam e as ONGS. É escandaloso. É para funcionar na propaganda política de 2022. Uma tristeza de ver.
As eleições 2022 e a fome
Como
a questão da fome pode afetar as eleições de 2022?
Walter Belik: Se em campanhas anteriores os temas
eram corrupção e segurança pública, esse ano vai ser saúde, em
primeiro lugar, e alimentação.
Estamos numa situação de retrocesso
que é única no mundo.
Não há sequer um caso na história documentado pela FAO de um país
que saiu do Mapa da Fome e voltou.
Nenhum. Esse é o tamanho da
tragédia que estamos vivendo.
A tragédia que estamos vivendo com a fome choca qualquer pessoa que trabalha na área ou vê a situação. Deve ser prioridade número um na cabeça de qualquer programa de governo. Lógico que, vindo do Bolsonaro, não é algo sério, é eleitoreiro. Mas diria que os outros têm uma preocupação com isso e, nas campanhas, será fundamental.
Nada melhor do que promover a ligação direta do agricultor com o consumidor - todos saem ganhando nessa relação! |
O
sr. defende um Fome Zero 2.0 caso Lula, que lidera as pesquisas, seja eleito?
Walter Belik: Não sou filiado ao PT. Não sei
exatamente o que está sendo discutido hoje, em nível de programa de governo.
Mas diria que qualquer pessoa de bom senso vai ter que atacar esse problema
como o número um.
Talvez não seja mais uma bandeira do
PT, mas uma bandeira da sociedade civilizada como um todo. É uma questão
civilizatória.
Mais da metade da população vive em insegurança alimentar, segundo
os últimos dados.
Você não pode virar as costas para
isso.
Não é possível que algum candidato, que tenha algum senso de solidariedade e uma certa empatia pelo povo brasileiro, possa conviver com uma situação como essa. Não é possível. Então não é um problema só do candidato Lula, mas de todos os candidatos.
Por que o Fome Zero não conseguiu eliminar a fome de forma estrutural?
Walter Belik: Programas de transferência de renda
são o primeiro passo. Quem tem fome tem pressa. Tem que garantir uma cesta
básica, alimentação na mesa dessas famílias.
O passo seguinte, de fato gigantesco, é atacar as
questões da pobreza de forma multidimensional. Dados mostram que o gasto
em transporte ultrapassou o gasto com alimentação, tradicionalmente o maior das
famílias. Como garantir alimentação se o sujeito vai gastar uma parte da
transferência de renda para pagar o transporte para trabalhar?
Aproximadamente 30 milhões estão em trabalhos precários e não têm
vale-transporte. Gasta-se para trabalhar.
Habitação é outro item de despesa que está no
mesmo nível do gasto com alimentação, em torno de 20%.
Não dá para ter um programa de alimentação
sem analisar essas outras dimensões que compõem a pobreza. O que que precisa
ser feito? O que não foi feito?
É passar dessa fase de programa
ligados à segurança alimentar para programas mais gerais, que possam garantir
a erradicação da pobreza, o objetivo número um do milênio da ONU.
E erradicar a pobreza não é só renda, tem outras questões relacionadas.
O
que um programa de combate à fome atual deve fazer de diferente do que foi
feito no Fome Zero?
Walter Belik: O programa número um agora seria de
abastecimento dos centros urbanos, tema para o qual o programa não apresentou respostas de
maior amplitude. Foram respostas pontuais.
Tem que modernizar as relações de
abastecimento e comercialização, do campo ao consumidor final. Estamos numa era da economia
digital e devemos aproveitar todos os elementos dados pelas plataformas
digitais:
* reduzir a intermediação,
* agilizar sistemas,
* promover a padronização e
classificação no campo e a definição de embalagem para redução do desperdício,
* melhorar sistemas de transporte e
plataformas de comercialização, além de
* conectar centrais de distribuição
com a agricultura familiar, principalmente os produtores mais pobres.
É possível fazer. Também é preciso estabelecer relações mais permanentes entre o consumidor e o produtor, por exemplo, através de modelo de assinatura de cestas de alimentos frescos e saudáveis.
CEASA de Curitiba - PR |
A
qualidade da alimentação também piorou na pandemia, com aumento do consumo de
ultraprocessados. Como atacar esse problema?
Walter Belik: Ultraprocessados são mais baratos e
fáceis de encontrar.
Precisamos garantir melhoria da
renda no campo e no abastecimento na cidade. Temos uma rede de Ceasas
(Centrais de Abastecimento) maravilhosa, construída na década de 70, que está
se deteriorando. Ela pode cumprir esse papel.
A Ceagesp (Companhia de
Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), por exemplo, tem seu volume
comercializado estagnado há dez anos. Está sendo comida pelas bordas pelo
atacado moderno, que atua via supermercados. É importante prover este sistema
de distribuição para feiras livres, de pequenos comércios, compra direta
para o consumidor.
De nada adianta você fazer uma
transferência de renda de R$ 600 e a pessoa comprar um alimento muito
industrializado.
Algumas áreas são verdadeiros
desertos alimentares e isso piorou na pandemia: não tem feira, não tem
distribuição, circulação de alimento fresco.
A ideia é que você possa reconectar as pessoas que recebem transferência de renda com uma alimentação saudável, garantindo renda também no campo.
QUEM TEM FOME, TEM PRESSA!!! |
No
curto prazo, algo deve mudar no panorama da fome no Brasil?
Walter Belik: Esse ano ainda será bastante
complicado. Com a situação fiscal do Brasil se estabeleceram alguns tetos. As emendas
parlamentares tratam de questões ligadas a infraestrutura.
Então não há nenhum programa consistente voltado para combater este
problema agora, no curto prazo.
E a pandemia, que se imaginava controlada, passa por novo descontrole. Não vejo muita condição de resolver o problema.
Ainda mais porque teremos um ano de recessão, com previsões de crescimento em zero, 0,29%. E com crescimento zero tem-se a persistência do desemprego e queda de renda.
O quadro internacional também está relativamente complicado, então vamos continuar com aumentos de preços. Diria que 2022 não vai apresentar nenhum refresco. Em 2023, com seja lá quem ganhar a eleição, que não seja o Bolsonaro, teremos a possibilidade de atacar esse problema de frente.
* Walter Belik, 66 anos, é graduado em administração de empresas pela FGV, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em economia na Unicamp. Fez pós-doutorado no University College de Londres e no Departamento de Agricultura e Economia dos Recursos Naturais da University of California, em Berkeley, Estados Unidos. É professor aposentado de economia agrícola do Instituto de Economia da Unicamp e professor convidado na University of Kassel, Alemanha. Coordenou a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas) até 2008 e desde 2013 é membro do Painel de Alto Nível da ONU de Experts para a Segurança Alimentar Mundial. Publicou mais de 200 artigos científicos, além de livros e textos de divulgação na área de agricultura e alimentação.
Fonte: Folha de S. Paulo – Entrevista da 2ª – Segunda-feira,24 de janeiro de 2022 – Pág. A11 – Internet: clique aqui (Acesso em: 24/01/2022).
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