«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

5º Domingo da Quaresma – Ano C – Homilia

 Evangelho: João 8,1-11

 Alberto Maggi *

Frade da Ordem dos Servos de Maria (Servitas) e renomado biblista italiano 

A melhor justiça é o perdão!

Você sabia?

No Evangelho de Lucas, há onze versículos que, por muito tempo, nenhuma comunidade cristã quis tê-los e lê-los. Nos primeiros tempos do cristianismo, os evangelhos não estavam reunidos. Cada comunidade tinha seu próprio evangelho e o transmitia às outras comunidades. Bem, quando o Evangelho de Lucas chegava a uma comunidade, esses onze versículos eram removidos.

Esses são os versículos que, mais tarde, encontraram hospedagem e hospitalidade no Evangelho de João, no capítulo oito, do primeiro ao décimo primeiro versículo [portanto, o evangelho lido neste domingo]. Na verdade, se retirássemos esta passagem do Evangelho de João e a inseríssemos em seu lugar original, no capítulo 21 após o versículo 38 do Evangelho de Lucas, veríamos que esse era o seu contexto.

Mas como é que nenhuma comunidade quis essa passagem, nem por um século, e por cinco séculos essa passagem do evangelho não apareceu na liturgia e até os anos 900, tantos anos se passaram, não foi comentada pelos Padres de língua grega? Pois bem, temos o precioso testemunho de Santo Agostinho, o qual, no século IV, escreve:

Por medo de conceder a suas esposas a impunidade de pecar, eles retiram (os membros das comunidades cristãs) de seus códigos (isto é, do texto do Evangelho) o gesto de indulgência que o Senhor fez para com a adúltera, como se aquele que disse “de agora em diante não peques mais”, tivesse dado permissão para pecar.

Assim foram os homens, os maridos, que não quiseram esta passagem, porque a indulgência de Jesus para com a mulher adúltera parecia pôr em perigo a sua família, a sua unidade conjugal.

Mas vamos ler esta importante passagem que, repito, ainda que hoje se encontre no Evangelho de João, na realidade é de Lucas, a linguagem é de Lucas. 

João 8,1-2:** «Jesus, entretanto, foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou ao templo, e todo o povo vinha até ele, que, sentado, os ensinava.»

Esta indicação de tempo é importante: “de madrugada”. Já vimos isso, cada vez que o povo vai ao encontro de Jesus e Jesus tenta libertá-lo, fazer o povo crescer, amadurecer o povo, eis imediatamente a reação das autoridades religiosas. Eles querem subjugar o povo, não torná-lo independente. 

João 8,3a: «Então os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher flagrada em adultério.»

Sabemos que está amanhecendo, então eles provavelmente espionaram essa situação. 

João 8,3b-5: «Colocando-a no meio, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi flagrada em adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes?”»

E esta é a hipocrisia dos religiosos, eles não querem aprender com Jesus, eles só querem enganá-lo, eles querem condená-lo. Notemos o desprezo por esta criatura: a mulher!

Pelo fato de a pena exigida ser o apedrejamento, entende-se que esta mulher está na primeira fase do casamento. O casamento em Israel ocorria em duas etapas. A primeira, quando a menina tinha doze anos e o homem tinha dezoito anos, havia a fase chamada de noivado, um ano depois começava a coabitação e essa segunda fase eram as núpcias.

Se a mulher cometesse adultério na primeira fase, a do noivado, era apedrejada. Se, pelo contrário, o adultério fosse cometido na segunda fase, a sentença era o estrangulamento. O fato de pedirem lapidação [= apedrejamento] para essa adolescente, significa que ela é uma menina entre doze e treze anos! 

João 8,6a: «Eles perguntavam isso para pô-lo à prova e ter motivo para acusá-lo.»

É uma armadilha. Não importa o que Jesus responda, ele dá um tiro no próprio pé. Porque se ele dissesse: “Bem, obedeçamos à lei divina”, todas aquelas pessoas que seguiram Jesus porque sentiram uma inspiração diferente nele, ouviram o eco do amor e da misericórdia de Deus, ficariam desapontadas e o deixariam. Se, ao contrário, Jesus dissesse: “Não, não vamos apedrejá-la”, ora, estamos no templo, lá está a polícia, e Jesus poderia ser preso por transgredir a lei divina, a lei de Moisés.

De fato, o evangelista comenta: “perguntavam isso para pô-lo à prova”. Literalmente, é dito: “tentá-lo”. É o verbo que o evangelista usa para o diabo. Então esses zelosos defensores da tradição e da ortodoxia, na verdade, não são mais nada para o evangelista que ferramentas do diabo! O evangelista é feroz: as autoridades religiosas realizam a ação do diabo. Quem é o diabo? Aquele que tenta, aquele que acusa. 

João 8,6b: «Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão.»

Qual pode ser o sentido desse silêncio de Jesus e da ação de escrever? Provavelmente, é uma referência ao profeta Jeremias, capítulo 17, versículo 13 onde lemos: “Os que te abandonam ficarão envergonhados, os que de ti se afastam serão inscritos no pó”. É a denúncia de Jesus: esses zelosos defensores da ortodoxia, da tradição, essas pessoas muito religiosas, na verdade abandonaram o Senhor porque abrigam sentimentos de ódio, abrigam sentimentos de morte.

Na primeira carta de João se diz muito bem: “Quem não ama permanece na morte” (1Jo 3,14b). 

João 8,7: «Como insistissem em perguntar, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!”;»

Não se trata, como às vezes vemos em imagens ou filmes, de pessoas pegando uma pedra e jogando-a. A primeira pedra era a que atiravam as testemunhas de acusação, era uma pedra que devia pesar cerca de 50 kg, e era atirada sobre a mulher que tinha sido baixada a uma cova e, na prática, era essa a pedra que a matava. Então Jesus diz: “Aquele que está sem pecado execute a sentença de morte”. 

João 8,8-9a: «e, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ao ouvirem isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos.»

O termo usado pelo evangelista não quer indicar tanto “os velhos, os idosos”, mas o termo grego é “presbítero”, que são os membros do Sinédrio, aqueles que julgam. O Sinédrio era o mais alto corpo jurídico de Israel, composto pelos sumos sacerdotes, escribas e presbíteros. São eles que julgam, são eles que vão embora. 

João 8,9b: «Jesus ficou sozinho com a mulher, que continuava no meio, em pé.»

O final é repleto de grande ternura! 

João 8,10-11: «Erguendo-se, Jesus lhe disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor!” Jesus, então, lhe disse: “Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.”»

Jesus dirige-se a esta mulher com grande respeito. Jesus é o único em quem não há pecado, o único que poderia condená-la, atirar a primeira pedra e censurá-la, mas Jesus não a repreende.

Jesus não perdoa a mulher, porque a mulher já foi perdoada por Deus, mas ele lhe dá forças para voltar à vida. Jesus não lança sobre esta mulher a pedra que a esmaga, mas oferece-lhe a sua palavra que a ajudará a continuar a viver. 

* Traduzido e editado do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

** Todos os textos bíblicos citados foram extraídos de: BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 4. ed. Brasília (DF): Edições CNBB, 2020.

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

“Não julgue e você nunca estará errado.” (Jean-Jacques Rousseau: 1712-1778 – filósofo, teórico político e escritor suíço)

Parece haver um verdadeiro prazer, uma verdadeira satisfação em encontrar motivos para julgar e condenar as pessoas! Muitos se satisfazem em poder identificar nos demais, aquilo que é abundante no interior de si mesmo, ou seja, os defeitos, os males, as imperfeições! Essa é a lógica perversa da religião, quando ela se configura como sendo a comunidade dos puros, dos santos, dos piedosos versus os impuros, os pecadores e os malvados! 

Acontece que deveríamos nos pôr a seguinte pergunta: Por que nos consideramos justos? A humanidade não está dividida em “justos” e “pecadores”. A humanidade é uma comunidade de pecadores, por isso precisa do perdão para sobreviver. 

Nesse sentido, tem razão o filósofo alemão Friedrich Nietzsche: “o julgamento e condenação moral são a vingança preferida das pessoas espiritualmente limitadas sobre as que são menos que elas mesmas”. Enquanto Deus, na pessoa de seu messias, Jesus Cristo, se apraz em perdoar, salvar, recuperar a vida, muitos de nós, seres humanos, parecemos nutrir um prazer sádico em descobrir os erros e pecados alheios e torná-los públicos, denunciá-los, como se fôssemos melhores do que aqueles que julgamos! 

Não é por nada que a fofoca, o preconceito, o prejulgamento, a discriminação estão presentes em todas as nossas comunidades que se autodenominam de “cristãs”! Afastando-as de Cristo e aproximando-as dos escribas e fariseus dos tempos de Jesus. 

Vale a pena acompanhar as constatações realizadas pelo teólogo jesuíta espanhol José Enrique Galarreta (1937-2014):

«Assim, Jesus revela Deus. Deus não é aquele que busca justiça mediante a punição. Deus é aquele que quer salvar do pecado. E nós, homens, ou somos assim ou vamos contra Deus. Salvar o pecador, libertar do pecado é a obsessão de Jesus. E é por isso que ele se indigna contra os “justos”, porque em primeiro lugar eles não são, mas são tão cegos que não sabem que são pecadores; e em segundo lugar porque, se o são, é porque receberam de Deus muito mais do que os outros, para que possam economizar mais.»

A nossa esperança é esta que José Antonio Pagola expressou muito bem:

“Frente à incompreensão, as acusações e condenações fáceis das pessoas, o ser humano sempre poderá confiar na misericórdia e no amor insondável de Deus. Aonde termina a compreensão dos homens, segue firme a compreensão infinita de Deus.”

 
Oração após a meditação do Santo Evangelho 

«Nem eu te condeno.

Jesus nos diz, sem rodeios, que Deus não condena.

Quem ousa condenar não fala em nome de Deus.

Enquanto isso não estiver claro para mim, não darei um passo na vida espiritual.

Se alguém te ajuda a descobrir teus defeitos,

está te ajudando a encontrar o caminho de tua plenitude.

Se alguém te convence de que és um miserável,

está te levando para um beco sem saída.

Deus não é um ser que ama. DEUS É AMOR e só amor.

Quando atribuímos qualidades a Deus, nós o ridicularizamos.

Se eu descobrir esse AMOR nas profundezas de mim,

todo o meu ser ficará encharcado, transformado em amor.»

(Fray Marcos – Fonte: Fé Adulta)

Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci”– Videomelie e trascrizioni – V Domenica di Quaresima – 7 aprile 2019 – Internet: clique aqui (Acesso em: 31/03/2022).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.