«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 19 de maio de 2012

"Estado" abre acervo na web dia 23


 MARIA FERNANDA RODRIGUES

Ao longo de seus 137 anos, o Estado [de S. Paulo - jornal] entregou aos seus leitores mais de 2,4 milhões de páginas - estivesse o mundo em guerra ou em paz, vivesse o Brasil a democracia ou a ditadura. 
A partir de quarta-feira, dia 23, tudo que o jornal publicou desde que foi fundado, em 4 de janeiro de 1875, ainda com o nome de A Província de São Paulo, poderá ser facilmente consultado pela internet. Resultado de mais de um ano de trabalho de diversas equipes, a disponibilização do acervo do Estado na web visa não só a oferecer aos estudantes em geral e pesquisadores em particular uma poderosa ferramenta - convênios com bibliotecas e instituições de ensino assegurarão isso -, mas também proporcionar ao grande público o acesso a um patrimônio comum, da sociedade brasileira.


Ao navegar pelo Acervo Estadão, o interessado atravessará um autêntico mar de histórias - e de História. Poderá ler, por exemplo, a edição de 16 de novembro de 1889, saudando a República [foto ao lado], proclamada na véspera. Acompanhar a cobertura que Euclides da Cunha - cuja letra aparece ao fundo do logotipo do Sabático - fez da Guerra de Canudos, ponto de partida do clássico Os Sertões. Conhecer o que a censura impediu de ser publicado, juntamente com a página que circulou (encontrando as 655 vezes em que os versos de Os Lusíadas, de Camões, substituíram textos proibidos). Descobrir os tesouros do Suplemento Literário: críticas de Antonio Candido; poemas de Drummond; a estreia de Chico Buarque como escritor. Um caderno especial sobre o Acervo Estadão circulará na edição do dia 24.


Fonte: O Estado de S. Paulo - Sabático/Babel - Sábado, 19 de maio de 2012 - Pg. S2 - Internet: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,babel-estado-abre-acervo-na-web-dia-23,875030,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.