Site reúne aulas gratuitas de universidades de todo o mundo
VAGNER DE ALENCAR
COM A COLABORAÇÃO DE: LEONARDO ELOI
Tábata Amaral |
No ar há dois meses, o portal Veduca [http://www.veduca.com.br/] já abriga 4.700 vídeo-aulas, grande parte traduzida para o português, com conteúdos de Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology), NYU (New York University), Columbia, Michigan, Harvard, UCLA (Universidade da California, Los Angeles), Yale, Princeton, Berkeley e a australiana, UNSW, (University of New South Wales).
Outra novidade oferecida é a correlação entre notícias atuais e as vídeo-aulas. No portal, é possível ler matérias de importantes jornais e, em seguida, assistir aulas sobre o mesmo tema, que possam esclarecer e contextualizar a informação. Além disso, um campo de busca ajuda o usuário a achar temas específicos. Ao digitar, por exemplo, “Freud”, o portal remete a todas as vídeo-aulas que falam sobre o psicanalista, no momento exato em que ele é citado.
A ideia é que, até o final de 2012, mais da metade das vídeo-aulas esteja traduzida ao português e que, em 2013, todos elas sejam legendadas. O portal conta com a ajuda de voluntários, que fazem a legendagem dos vídeos de forma colaborativa, por meio de uma ferramenta disponível no site. As legendas são revisadas por especialista antes de serem publicadas.
![]() |
Carlos Souza - VEDUCA |
Potencial
Segundo um estudo realizado pelo CETIC.br (Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação), o Brasil tem hoje 80 milhões de acessos mensais à internet, 66% dos quais buscam educação e treinamento.
Nos Estados Unidos, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi o pioneiro em disponibilizar aulas on-line, em 2002, o que deu início ao Open Course [http://ocw.mit.edu/index.htm], um movimento que oferece conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.
O Veduca tem a ambição de incentivar universidades brasileiras a aderirem ao Open Course. “A Unicamp e USP estão no páreo. Mas é preciso criar a discussão de um modelo de negócio que nos permita custear os gastos, que não são baratos”, diz o fundador. A expectativa é que, para o segundo semestre, sejam realizados pilotos em algumas universidades.
Lia Pierson, professora de Psicologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conheceu o portal por meio das redes sociais. Para ela, o Veduca é uma oportunidade de acesso amplo ao conhecimento. “Tenho recomendado o site aos meus alunos e divulgado o Veduca nas redes sociais. Acredito que o acesso livre e gratuito às diversas aulas e cursos deve ser um exemplo a ser seguido pelas universidades brasileiras. A divulgação de aulas estruturadas, com a chancela de instituições de ensino e critérios acadêmicos na escolha é o exemplo que devemos pensar em seguir.”
Fonte: Portal PORVIR - 26/05/2012 - Internet: http://porvir.org/porcriar/site-reune-aulas-gratuitas-de-universidades-mundiais/20120426
Comentários
Postar um comentário