«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 7 de janeiro de 2023

Solenidade da Epifania do Senhor – Ano A – Homilia

 Evangelho: Mateus 2,1-12 

Frei Alberto Maggi

Padre e biblista italiano dos Servos de Maria (Servitas) 

Deus ama a todos e não exclui ninguém

Na festa da Epifania, a Igreja apresenta-nos o texto de Mateus no qual é proclamado o amor universal de Deus por toda a humanidade. Esse amor universal não significa apenas a extensão, que está em toda parte, mas a qualidade desse amor, para todos. 

Mateus 2,1: «Depois de Jesus ter nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém magos do oriente...»

Então, vamos ver Mateus capítulo 2. Aqui o evangelista chama a atenção. Na verdade, com um verbo em função adverbial (ἰδού - eis) expressa a surpresa do que está acontecendo. “Eis”, quando o evangelista usa este advérbio é sempre uma surpresa: “chegaram a Jerusalém magos do oriente”. Este episódio foi tão desconcertante e tão embaraçoso para a Igreja primitiva, que então passos foram dados, gradualmente ao longo do tempo, para transformá-lo quase em um evento de conto de fadas, um evento folclórico, ao invés de um evento de profunda riqueza teológica.

Por quê? O termo mago (= mágico) indicava os enganadores, os corruptores, era uma atividade condenada pela Bíblia e vista com severidade pela primeira comunidade cristã. Para a Didaqué, o primeiro catecismo da Igreja, a atividade do mágico é proibida e se situa entre a proibição do roubo e a proibição do aborto, também no Novo Testamento o mágico é visto de forma negativa.

No entanto, os primeiros que vêm adorar Jesus, para acolher Jesus, são mesmo magos/mágicos e sobretudo pagãos, portanto, o povo considerado o mais distante de Deus. Os pagãos não seriam ressuscitados, os pagãos não eram dignos da salvação e, além disso, estão dedicados a uma atividade que a própria Bíblia condena. Aqui está a surpresa.

Esse fato foi tão embaraçoso que mais tarde, na tradição, os magos (= maghi > mágicos, em italiano) se tornaram o termo inofensivo “magos” (magi > magos/sábios da Pérsia, em italiano), eles receberam dignidade real e os fizeram reis, com base nos presentes que traziam, estabeleceu-se o número deles, e também o nome. Os personagens do presépio estavam prontos em detrimento da riqueza teológica dessa passagem. 

Mateus 2,2: «... que perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.»

Os magos vêm e dizem que viram sua estrela surgir. Qual é o significado da estrela? Era uma crença comum que todo indivíduo, ao nascer, trazia consigo uma estrela e que, depois, ela desaparecia com sua morte. Também nós usamos a expressão popular “nascer sob uma estrela da sorte”, mas sobretudo aqui o evangelista se refere à profecia de Balaão, no livro de Números, no capítulo 24, versículo 17, onde se lê “um astro surge de Jacó”, uma estrela, “e um cetro se levanta de Israel”.

Era a profecia com a qual se indicava, primeiro, o rei Davi e depois passou a indicar o messias, portanto o evangelista quer dizer que esta é a estrela que indica o sinal divino do nascimento do messias

Mateus 2,3: «Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado e, com ele, Jerusalém inteira.»

Entendemos o alarme de Herodes, porque ele era um rei ilegítimo, desconfiado de qualquer um que pudesse tirar seu reino. Então aqui ele ficou sabendo que nasceu o rei dos judeus, ele que, inclusive, matou três de seus filhos! No entanto, o que é estranho é que com ele toda Jerusalém ficou perturbada, assustada. Tanto Herodes quanto Jerusalém temem o que estão prestes a perder: Herodes o trono, e Jerusalém o templo, a hegemonia e exclusividade sobre a figura de Deus. Trono e templo estão a serviço do poder

Mateus 2,4-8: «Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo e indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito por meio do profeta: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que será o pastor de meu povo, Israel”. Então Herodes chamou, secretamente, os magos e inquiriu deles o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, enviou-os a Belém, dizendo: “Ide informar-vos com exatidão acerca do menino; e quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.»

Bem, em seguida, temos o episódio da solicitação de informação sobre o nascimento desse messias, onde Herodes expressa a sua intenção de chegar a descobrir o lugar onde ir adorá-lo. Atenção: essa é a mentira do poder! Porque, com efeito, veremos depois que ele decide matar a criança! 

Mateus 2,9: «Depois que ouviram o rei, partiram. A estrela que viram no oriente, ia à sua frente até parar sobre o lugar onde estava o menino.»

A estrela, sinal divino, não brilha sobre Jerusalém, que desde o início deste Evangelho é colocada sob uma luz sombria e negativa. Jerusalém é a cidade da morte, aquela que mata os profetas e os enviados de Deus, e a estrela, sinal divino, não brilha sobre Jerusalém.

Assim, Jesus ressuscitado, neste evangelho, jamais aparecerá em Jerusalém.

A estrela os precede exatamente como o Senhor precedeu o povo de Israel no caminho do êxodo da libertação. O evangelista tem consciência de que não está dando uma indicação histórica, uma crônica. Não é possível que uma estrela pare sobre um lugar, então são indícios teológicos, são sinais divinos

Mateus 2,10: «Ao verem a estrela, os magos alegraram-se com imensa alegria.»

E enquanto Jerusalém e Herodes tremeram de medo pelo que estavam prestes a perder, aqui estão os pagãos e, além disso, dedicados a uma atividade reprovada pela Bíblia, sentindo grande alegria pelo que estão prestes a dar. 

Mateus 2,11-12: «Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Caíram de joelhos diante dele e o adoraram. Depois abriram seus tesouros e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retiraram-se para sua terra, por outro caminho.»

De fato, eles entram, eles se prostram, eles adoram. Portanto reconhecem em Jesus não só o rei, mas o filho de Deus, pois reconhecem nele a divindade, e onde o evangelista quer chegar é a conclusão com os presentes trazidos por esses magos, dons que indicam que o privilégio exclusivo que Israel possuía, agora é patrimônio de toda a humanidade.

Esses presentes são ouro, incenso e mirra.

a) O ouro era um símbolo da realeza. Pois bem, até os pagãos farão parte não do reino de Israel, que não ressuscitará, mas do reino de Deus, ou seja, aquele reino sem fronteiras, que é o amor universal de Deus que não conhece fronteiras. Assim, até os pagãos passam a fazer parte do reino com pleno direito.

b) O incenso era a oferta exclusiva dos sacerdotes no templo. Pois bem, mesmo o privilégio de ser um povo de sacerdotes, o Senhor havia dito a Israel “vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Ex 19,6), onde o sacerdócio significa ter uma relação direta com o Senhor, este privilégio também, que pertencia a Israel, passa para toda a humanidade. Toda a humanidade se torna um povo sacerdotal, isto é, um povo que pode entrar em relação imediata, sem mediadores, com Deus.

c) E, finalmente, a mirra. A mirra é o perfume da noiva para o noivo, encontramos isso no Cântico dos Cânticos (1,13; 5,1.5.13). Um dos privilégios de Israel era considerar-se a esposa de Deus, o Senhor era o esposo, Israel a esposa. Pois bem, mesmo esse privilégio, de ser considerada esposa de Deus, não é mais exclusividade de Israel, mas passa para toda a humanidade.

Este é o anúncio da Epifania, o amor universal de Deus por toda a humanidade, ninguém pode sentir-se excluído deste amor.

* Traduzido e editado do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

** Todos os textos bíblicos citados foram extraídos de: BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 5. ed. Brasília (DF): Edições CNBB, 2021. 

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

“Na vida quem perde o telhado, em troca, recebe as estrelas.”

(Tom Zé – compositor, cantor e arranjador baiano)

Se o evangelista Lucas nos surpreendeu com o protagonismo dos pastores, na cena do nascimento de Jesus, o evangelista Mateus opera o mesmo prodígio, agora, na figura dos magos! Ambos, pastores e magos, gente abominada, desprezada, mal afamada, excluída, tornam-se as primeiras e principais testemunhas da chegada do Messias, do Salvador a esta terra! E isso, obviamente, não é casual! 

O Evangelho não se cansa de nos mostrar: os pequenos, os humildes, os marginalizados têm mais facilidade de reconhecer o Cristo do que os poderosos, os famosos, os ricos e os grandes entendidos! O Messias entra pela porta dos fundos desse mundo, tanto é verdade, que Mateus faz questão de apagar a estrela, assim que os magos chegam e entram em Jerusalém, a cidade importante e das pessoas importantes! O Cristo não nasce nem se encontra em meio aos sumos sacerdotes e doutores da Lei (elite religiosa), muito menos, em meio aos anciãos, chefes das famílias ricas e proprietárias da capital (elite econômica), nem ao lado de Herodes, o rei sanguinário, obcecado pelo poder e paranoico (elite política). 

Por isso, somente reconhece Deus presente neste mundo, aqueles e aquelas que são capazes de ver surgir a estrela, ou seja, os sinais divinos na história. E Deus tem a mania de surgir, de despontar, justamente, onde menos se espera! No caso de Jesus, Deus surge no mundo como uma CRIANÇA, símbolo de fragilidade, falta de defesa, desvalorização! E por que Deus escolheu essa via? 

O saudoso e eminente biblista jesuíta Johan Konings nos dá uma perspicaz resposta:

«Salvação significa ser libertado dos poderes tirânicos que nos escravizam, para realizar a liberdade que nos permite amar. Pois para amar é preciso ser livre, agir de graça, não por obrigação nem por cálculo. [...] O Messias que vem de Deus apresenta-se como antipoder, como criança aparentemente sem valor. [...] Falta-nos a capacidade de reconhecer no frágil, naquele que o mundo quer excluir, o absoluto de nossa vida: Deus.»

(TABORDA, Francisco; KONINGS, Johan. Celebrar o Dia do Senhor: subsídios bíblicos – Ano B. São Paulo: Paulus, 2020, p. 55-56) 

Oração após a meditação do Santo Evangelho 

«Senhor, meu Pai, vi verdadeiramente a tua estrela, abri os meus olhos para a tua presença de amor e salvação e recebi a luz da vida. Contemplei a noite transformada em luz, a dor em dança, a solidão em comunhão: sim, tudo isto aconteceu diante de ti, na tua Palavra. Tu me conduziste pelo deserto, me trouxeste até tua casa e abriste a porta para eu entrar. Ali te vi, teu Filho Jesus, Salvador da minha vida; ali rezei e adorei, chorei e voltei a sorrir, calei-me e aprendi a falar. Em tua casa, Pai misericordioso, reencontrei a vida! E agora estou voltando, retomei minha jornada, mas o caminho não é mais o mesmo de antes; a tua Palavra deixou-me um coração novo, capaz de se abrir, de amar, de escutar, de acolher dentro de si e de fazer-se casa a tantos irmãos e irmãs que colocarás ao meu lado. Eu não percebi, Senhor, mas tu me fizeste criança de novo, tu me fizeste nascer junto com Jesus. Obrigado, Pai, meu Pai! Amém.»

(Fonte: CUCCA, M. A. Epifania del Signore: orazione finale. In: CILIA, Anthony O.Carm. Lectio Divina sui vangeli festivi: per l’anno liturgico A. Leumann [TO]: Elledici, 2010, p. 112.)

Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci” – Videomelie e trascrizioni – Epifania – 6 gennaio 2014 – Internet: clique aqui (Acesso em: 06/01/2023).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.