«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bertone anuncia que papa está finalizando uma nova encíclica


Religión Digital
02-08-2012

Bento XVI está trabalhando em uma nova encíclica, disse nessa quarta-feira o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, após celebrar a Santa Missa na igreja paroquial de Introd, localidade no vale de Aosta [Itália], onde ele está passando um período de repouso.


De acordo com o purpurado, Bento XVI concluiu seu terceiro volume dedicado a Jesus de Nazaré e os Evangelhos da infância, que, em sua opinião, será um grande presente para o Ano da Fé. E, depois dessa publicação, é muito provável que seja lançada uma nova encíclica, a quarta do seu pontificado.


As declarações foram feitas por ocasião da missa celebrada na paróquia dessa localidade montanhosa. Em sua homilia, dedicada à memória litúrgica de Santo Eusébio de Vercelli, o cardeal assinalou que a tarefa de quem governa com um senso de responsabilidade, ao contrário do mercenário que desempenha um ofício, é a de assumir a defesa dos fracos, dos necessitados, e, segundo a imagem do Bom Pastor, a de fazer resplandecer a realeza de Cristo.


Ele acrescentou que a obra de evangelização de Santo Eusébio o levou a realizar viagens duríssimas, chegando a enfrentar perigos, incompreensões e perseguições por parte de seus inimigos, e tudo isso para levar o Evangelho e a salvação de Cristo por todas as partes.


Sobre o próximo Sínodo sobre a Nova Evangelização, ele destacou que quando, se fala de nova evangelização, é preciso saber reconhecer nessa expressão toda a carga de confiança que Deus nos dá hoje, quando nos quer anunciadores do Evangelho entre os nossos povos.


"O Senhor precisa hoje do nosso coração, da nossa mente e das nossas forças para que o projeto de vida por ele anunciado possa ter a força de atração do nosso mundo vital, diferenciado e complexo, em que se faz necessário saber tornar concretamente visível a força da esperança cristã".


Em cada âmbito social, indicou, no trabalho, no casamento e na família, assim como em todos os círculos de amizade e de compromisso social, cada um é verdadeiramente insubstituível para uma ramificação do testemunho de fé.


Sobre a celebração do Ano da Fé, que começará no contexto comemorativo dos 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, destacou que será um período importante, se pensarmos na necessidade que persiste em nosso tempo de servir à causa do ser humano que "não sabe para onde ir e não consegue nem compreender quem é ele próprio", disse ele, citando as palavras de Bento XVI.


Tradução de Moisés Sbardelotto.


Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - Notícias - Sexta-feira, 03 de agosto de 2012 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/512042-capitalismo-sem-pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.