«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estado a serviço da Nação: 18º Grito dos Excluídos

Rogéria Araújo
Adital
08-08-2012

A um mês da Semana da Pátria, vários movimentos em diferentes pontos do país se organizam em pré-Gritos – são palestras, romarias, debates ou pequenas discussões – que servem de preparação para o Grito dos/as Excluídos/as, um processo que há 18 anos busca a construção de mudanças a partir do povo brasileiro, a partir de suas demandas. Para este mês de agosto, muitas atividades já estão agendadas.

Em Belo Horizonte, no próximo dia 11, acontece o Seminário Estadual em preparação ao Grito; em Teresina, no Piauí, ocorre no dia 14 o Dia D do Grito, tendo à frente o Fórum Regional das Pastorais Sociais; já no dia 18, no auditório das Edições Paulinas, em São Paulo, se realiza o debate "Estado para que e para quem?”; no dia 19, acontece no Paraná a 26ª Romaria da Terra, com o tema "Diversidade camponesa cuida da terra e promove a vida”; o assentamento Horto dos Aimorés, em Bauru (São Paulo) realiza, no dia 26, a 14ª Romaria da Terra e das Águas; e, no dia 30, haverá uma coletiva de imprensa nacional sobre o 18º Grito dos/as Excluídos/as, em São Paulo.

Este ano o Grito coloca o Estado na questão central: "Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”. O tema, explicou Ari José Alberti, da secretaria nacional do Grito, implica em dizer que a relação entre estado e população deve ser mais saudável e deve haver também mais crítica.

"Nossa democracia representativa está manca, está falha e nossos parlamentares não representam nossas demandas. Não podemos seguir essa forma de que aquilo que é de direito ser visto como um favor. O Estado tem que está a serviço do povo e não do capital, do privado, do agronegócio”, afirmou Ari.

Com relação aos pré-Gritos, o integrante da Secretaria Geral, afirmou que esta etapa é a que mais demonstra que o Grito não é somente um evento que acontece no Dia da Independência, mas é um momento de construção com rica participação da população em várias esferas da sociedade.

Para ele, o interessante da iniciativa é que ao longo desses anos se firmou um processo que envolve o antes, o durante e o depois. "O Grito não é um evento. É um processo. Quando se percebe que a sociedade brasileira está ficando cada vez mais afastada, é preciso trazê-la para junto. Sem a população não teremos mudanças. Esse processo é tão ou mais importante que o acontecimento do Dia 7. É isso que nos anima”, falou.

Outro fato relevante este ano é que o tema do Grito se conjuga igualmente com o tema da 5ª Semana Social Brasileira, prevista para acontecer em maio de 2013, mas que já mobiliza ações em vários estados do país, com o tema "Estado para quê e para quem?”

Estar ligado à Semana Social Brasileira, segundo Ari, é apresentar uma mesma demanda em comum – o Estado. "Mais do que nunca este tema se casa perfeitamente com nosso momento atual. É um momento nacional de reflexão para 2013, mas que já se começou a discutir e gerar questionamentos”, disse.

O Grito dos(as) Excluídos(as) está com endereço nas redes sociais:

Facebook: gritodosexcluidos

Fonte: domtotal.com - Notícias - Religião - Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - Internet: http://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=487102

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.