A Igreja chilena admite que perdeu credibilidade [Coragem e humildade!]
Religión Digital
28-09-2012
Devemos rever os nossos comportamentos pessoais e as estruturas da Igreja: o modo de exercer o nosso sacerdócio, as formas de participação, o lugar dado aos leigos e em especial à mulher.
![]() |
Dom Ricardo Ezzati - arcebispo de Santiago (Chile) |
A carta, lida pelo arcebispo de Santiago, Ricardo Ezzati, expressa o reconhecimento da necessidade de “rever” diferentes aspectos da atividade pastoral.
“Nós somos os primeiros que devemos ser evangelizados. Devemos rever os nossos comportamentos pessoais e as estruturas da Igreja: o modo de exercer o nosso sacerdócio, as formas de participação, o lugar dado aos leigos e em especial à mulher. Será preciso rever a nossa pregação e nossos sistemas educativos para ver que valores transmitimos”, enfatiza.
Mas esta Carta Pastoral também toca temas mais contingentes e que afetam a sociedade nacional. “O Chile foi um dos países onde se aplicou com maior rigidez e ortodoxia um modelo de desenvolvimento excessivamente centrado nos aspectos econômicos e no lucro, sem dar a devida atenção às suas consequentes tensões e desigualdades escandalosas entre ricos e pobres”, declara.
Seguindo com esta ideia, o documento acrescenta que “hoje escandalosamente em nosso país muitos trabalham e, contudo, são pobres e isto afetou o fundo da vida familiar”.
Também faz referência às mobilizações sociais, que são “justas em suas demandas e podem colocar em perigo a governabilidade sem adequados canais de expressão, participação e imediata solução”.
“A desigualdade se torna particularmente imoral e iníqua quando os mais pobres, embora tenham trabalho, não recebem os salários que lhes permitam viver e manter dignamente as suas famílias”, declara.
O documento, de 63 páginas, tem o título “Humanizar e compartilhar com equidade o desenvolvimento do Chile”. A última carta pastoral é de 2007.
Leia a íntegra dessa Carta Pastoral no original (espanhol), acessando:
A tradução é do Cepat.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - Notícias - Segunda-feira, 01 de outubro de 2012 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/514109-a-igreja-chilena-admite-que-perdeu-credibilidade
Comentários
Postar um comentário