«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 27 de novembro de 2021

1º Domingo do Advento – Ano C – HOMILIA

 Evangelho: Lucas 21,25-28.34-36 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 25 «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34 Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35 pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.»

Palavra da Salvação. 

Alberto Maggi *

Frade da Ordem dos Servos de Maria (Servitas) e renomado biblista italiano 

Cuidado para não nos envolvermos com o poder, o egoísmo e a ambição deste mundo

Para o primeiro domingo do Advento, a liturgia apresenta-nos o Evangelho de Lucas, trazendo o último discurso importante de Jesus. É o capítulo 21 dos versículos 25 a 36 com algumas interrupções que não compreendemos o porquê. Jesus responde à pergunta que os discípulos lhe fizeram quando anunciou o fim do Templo em Jerusalém:

«Mestre, quando será, e qual o sinal quando isso irá acontecer?» (Lc 21,7)

Por que Jesus anunciou a destruição do Templo? Porque uma instituição religiosa que, em vez de cuidar dos pobres e marginalizados, se faz manter por estes e, portanto, em vez de comunicar vida a retira, não tem o direito de existir. 

Lucas 21,25-26a:** «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas desmaiarão de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo...».

O Evangelho deste domingo, inicia-se com a resposta de Jesus aos seus discípulos. Jesus toma uma citação do profeta Joel [2,10], com a qual foi anunciada a chegada do dia do Senhor, portanto não é uma linguagem real, mas profética, indica uma coisa boa, positiva, a chegada do dia do Senhor. Mas por que Jesus diz: «Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo»? Porque o que parecia eterno, esses impérios, o que parecia estável e duradouro, o que parecia real, o que parecia sagrado, de repente não é mais. O próprio Santo Agostinho, ao ver o Império Romano ruir, pensará que chegou ao fim do mundo porque era inimaginável pensar o mundo sem a estrutura do Império Romano. Pois bem, Jesus anuncia, e isso é um encorajamento para a comunidade cristã, que todos esses poderes, esses gigantes todos têm pés de barro e mais cedo ou mais tarde vão desabar. 

Lucas 21,26b: «... porque as potências celestes serão abaladas.»

E, de fato, aqui está o anúncio positivo de Jesus. O que são essas «potências celestes»? No céu significa ter a condição divina e o céu é o lugar de Deus. Bem, existem intrusos, existem realidades, instituições que pretendem ter a condição divina. São Paulo, na carta aos Colossenses, indicará esses poderes com o nome de «tronos, dominações, principados, potestades» [Cl 1,16], todos tendo relação com o poder. Então, existem esses intrusos nos céus, na verdade, eles ficarão chocados. Em outras palavras, é o que João escreve em seu prólogo: «E a luz brilha nas trevas» [Jo 1,5].

Com o anúncio da mensagem de Jesus, todas as falsas divindades revelarão o que são, ou seja, precisamente a falsidade, e começarão a cair.

Lucas 21,27: «Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória.»

Então esses poderes, aqueles que se arrogaram de condição divina, começarão a se perturbar e «então, [eles] verão». Jesus não diz «vós vereis», porque não é uma catástrofe que diz respeito à humanidade, mas uma catástrofe que diz respeito a todos os sistemas de poder que exploram o homem para sua própria conveniência. Enquanto os poderes dos céus são perturbados, vemos o anúncio do poder do Filho do Homem que não é o poder do domínio, mas o poder do amor que se torna generosidade e serviço. 

Lucas 21,28: «Quando essas coisas começarem a acontecer, reerguei-vos e levantai a cabeça, porque está próxima a vossa libertação.»

E Jesus adverte-nos que: «Quando essas coisas começarem a acontecer», devemos recuperar a nossa dignidadereerguei-vos e levantai a cabeça»), porque a nossa libertação está próxima. Portanto, não é um anúncio assustador, mas um anúncio de encorajamento: não há estrutura de poder que não esteja destinada a entrar em colapso mais cedo ou mais tarde. Então aqui, incompreensivelmente, os liturgistas recortam alguns versículos que são importantes. Vejamos o texto evangélico que foi cortado:

«E Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhar para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo: esta geração não passará até que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.» (Lc 21,29-33)

A destruição de Jerusalém e de seu templo, finalmente, permitirá que, até mesmo, os pagãos entrem no Reino de Deus, então trata-se de um evento positivo. E Jesus afirma que: «O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão».

Portanto, Jesus garante à comunidade que o poder do Evangelho será mais forte do que qualquer potência de dominação.

Lucas 21,34-35: «Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os que habitam a face de toda a terra.»

No entanto, Jesus faz uma clara advertência: «Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida». A referência é à parábola dos quatro terrenos [Lc 8,4-15 e paralelos] onde, por conveniência, por interesse a mensagem de Jesus se torna estéril. A seguir, Jesus adverte os discípulos, porque,

... se os discípulos se integraram em uma sociedade injusta, aquela que deve desaparecer, eles terão a mesma sorte, a destruição.

Finalmente, Jesus coloca a todos de prontidão: «esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha»! 

Lucas 21,36: «Ficai, porém, de sobreaviso e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.»

Por isso, Jesus diz à comunidade: fiquem acordados, estejam atentos, não se conformem com a mentalidade deste mundo que é a mentalidade baseada no egoísmo, no interesse, na proveniência das pessoas, caso contrário, como todos esses poderes estão destinados a desaparecer, então vocês correm o risco de fazer o mesmo fim. Então, essa mensagem é uma mensagem de grande encorajamento para a comunidade:

... a comunidade fiel ao Evangelho será verdadeiramente a luz que brilha nas trevas e fará com que as trevas que sufocam a humanidade se dissipem gradualmente.

* Traduzido e editado do italiano por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

** Observação: o texto bíblico desses retângulos foi extraído de: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB. 3 ed. Brasília (DF): Edições CNBB, 2019. 

Reflexão Pessoal

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo 

O tempo do Advento, o tempo de preparação e expectativa para a chegada, sempre renovada, do Menino Deus entre nós começa com um Evangelho que anuncia uma grande notícia (o que é uma redundância, obviamente!): os poderes e poderosos deste mundo não são eternos! A implantação do Reino de Deus, a chegada de seu reinado, nesta Terra, abalará todo tipo de poder que se pretende eterno! 

Sobra, inclusive, para os que se consideram discípulos, seguidores de Jesus Cristo! Pois, se os cristãos se deixarem influenciar, dominar e corromper pela ideologia de poder, pelo egoísmo deste mundo, então experimentarão a mesma sorte, o mesmo fim dos poderosos e dominadores! Ao anunciar a destruição do Templo de Jerusalém, Jesus deixa claro que:

... uma religião que não escolhe o lado dos pobres e marginalizados deste mundo, que não luta por justiça e igualdade, que não busca o bem de todos, não pode ser uma religião que leva a Deus. Não é uma religião que durará por muito tempo!

Aqui, me vem de citar Papa Francisco, o qual nos adverte, sempre, do perigo de cairmos no “mundanismo”, ou seja, adotarmos a ideologia, a maneira de pensar e agir deste mundo. Diz o papa:

«Neste contexto, alimenta-se a vanglória de quantos se contentam com ter algum poder e preferem ser generais de exércitos derrotados antes que simples soldados dum batalhão que continua a lutar. Quantas vezes sonhamos planos apostólicos expansionistas, meticulosos e bem traçados, típicos de generais derrotados! Assim, negamos a nossa história de Igreja, que é gloriosa por ser história de sacrifícios, de esperança, de luta diária, de vida gasta no serviço, de constância no trabalho fadigoso, porque todo o trabalho é “suor do nosso rosto”. Em vez disso, entretemo-nos vaidosos a falar sobre “o que se deveria fazer” – o pecado do “deveriaqueísmo” – como mestres espirituais e peritos de pastoral que dão instruções ficando de fora. Cultivamos nossa imaginação sem limites e perdemos o contato com a dolorosa realidade do nosso povo fiel. Quem caiu neste mundanismo olha de cima e de longe, rejeita a profecia dos irmãos, desqualifica quem o questiona, faz ressaltar constantemente os erros alheios e vive obcecado pela aparência. Circunscreveu os pontos de referência do coração ao horizonte fechado da sua imanência e dos seus interesses e, consequentemente, não aprende com os seus pecados nem está verdadeiramente aberto ao perdão. É uma tremenda corrupção, com aparências de bem. Devemos evitá-lo, pondo a Igreja em movimento de saída de si mesma, de missão centrada em Jesus Cristo, de entrega aos pobres. Deus nos livre de uma Igreja mundana sob vestes espirituais ou pastorais! Este mundanismo asfixiante cura-se saboreando o ar puro do Espírito Santo, que nos liberta de estarmos centrados em nós mesmos, escondidos numa aparência religiosa vazia de Deus. Não deixemos que nos roubem o Evangelho! (Os grifos são meus. PAPA FRANCISCO, Evangelii gaudium, n. 96-97)

E o que faz os poderes e as potências serem abaladas com a chegada do Menino Deus? O que tem de especial a presença de Jesus no mundo, a ponto de representar um transtorno, um pesadelo para aqueles que dominam e desfrutam deste mundo e das pessoas que nele existem? 

Foi o modo como Deus entrou na História e se fez presente entre os seres humanos que abala os poderes e os poderosos! O menino nascido em um estábulo, o Deus-incarnado vindo ao mundo pobre entre os pobres, frágil entre os frágeis, inseguro entre os inseguros, ameaçado entre os ameaçados. Diante desse fato, o que sobra, o que resta é a nossa HUMANIDADE, feita de proximidade, fraternidade, respeito, justiça e bondade! Isso transtorna a lógica elitista do judaísmo oficial, que esperava um Messias rei, nascido em berço de ouro, destinado a ser um guerreiro conquistador de terras e gentes, a custa da vida e da violência. O Messias da VIDA não foi compreendido e acolhido por aqueles que aguardavam o Messias da MORTE, do PODER, da CONQUISTA. 

Tudo isso, deve nos inspirar e nos conduzir em nosso modo de viver, de praticar o nosso cristianismo! Que tipo de Messias nós esperamos? Que tipo de Cristo temos em nossa mente e em nosso coração? 

Oração após a meditação do Santo Evangelho 

«Senhor Jesus, te dou graças por este novo ano litúrgico, ano de graça e caminho de santidade. Não somente o meu corpo, mas também a minha alma tem necessidade de manter-se em boa saúde. Ajuda-me a empenhar-me com fé e coragem neste Advento: faz que eu saiba erguer a fronte e olhar para o alto, para ti que vieste, que vem e que virás no final dos tempos. Todos os seres humanos te procuram, a inteira criação pede por ti, revela-te a nós, agora, vem conosco, caminha conosco. Senhor nosso Deus, nós te esperamos: não para nos despirmos de nossas responsabilidades, mas para nos devolver o compromisso; não para ser consolados, mas para aprendermos a consolar uns aos outros. Senhor nosso Deus, nos te esperamos: não para te extrair um segredo, mas para compreender e para acolher o teu mistério; não para resignar-nos à morte e à violência, mas para acreditar que podem ser vencidas.»

(MESTERS, Carlos. 1ª Domenica di Avvento. In: CILIA, Anthony O.Carm. Lectio Divina sui vangeli festivi – per l’anno litúrgico C. Leumann [TO]: Elledici, 2009, p. 22-23.)

 Fonte: Centro Studi Biblici “G. Vannucci”– Videomelie e trascrizioni – I Domenica di Avvento – 2 dicembre 2018 – Internet: clique aqui (acesso em: 25/11/2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.