«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Um país a ser reconstruído

 Bolsonaro demonstrou que democratização brasileira é incompleta

 Laura Karpuska

Professora do Insper, Ph.D. em Economia pela Universidade de Nova York em Stony Brook 

LAURA KARPUSKA

Bolsonaro está usando a máquina do Estado para comprar votos

Há pouco mais de um ano, fui chamada para participar de um projeto com colegas das mais variadas áreas. Entre nós, havia economistas, ativistas sociais, advogados, cientistas políticos, urbanistas, administradores públicos e jornalistas. A ideia era pensar em políticas públicas que poderiam ajudar o Brasil

Fazíamos reuniões quinzenais, debatendo temas de especialização de cada um de nós. Aprendi muito durante estes encontros. Em algum momento, pareceu natural reunir tudo que tínhamos discutido no formato de um livro: Reconstrução: o Brasil nos anos 20 [Saraiva Jurídica, 2022].

O que nos uniu foi a ideia de que o governo Bolsonaro representava um atraso institucional, social, econômico e ambiental ao Brasil.

Livro publicado pela editora Saraiva Jurídica em associação com o IDP - 23 de fevereiro de 2022 - Preço de capa: R$ 129,00
Somos da geração que nasceu ou cresceu a maior parte da vida com a Constituição de 1988, após o regime militar. Tomamos por dado que a democracia era permanente no nosso País. O governo Bolsonaro mostrou que nossa democratização era incompleta e nossas instituições eram frágeis. 

Sentíamos que seria preciso reconstruir o País após o atual governo. A ideia era pensar em políticas públicas que abraçassem:

* diversidade,

* respeito ao meio ambiente e

* que considerassem que desigualdade atrasa crescimento – quem espera o bolo crescer para depois repartir nunca alcança um outro lugar. 

Nas últimas semanas, vimos que a frente ampla de apoio ao Lula aumentou. Todos que se unem a esta frente ampla, como Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, Simone Tebet – o grande destaque deste primeiro turno –, e Geraldo Alckmin, mostram que temos a possibilidade de cultivar nossa democracia

Bolsonaro tentou de alguma forma compor sua própria frente. Ela é menos ampla. Ao que parece, se compõe de Moro, senador eleito, ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro que havia deixado o governo acusando o presidente de interferir na Polícia Federal. A política gera situações constrangedoras mesmo. 

Como Bolsonaro está comprando votos 

Bolsonaro também está usando a máquina pública para comprar votos:

* Vale-taxista.

* Vale-caminhoneiro.

* Redução da tributação sobre gasolina e diesel.

* Cancelamento do auxílio emergencial em meses críticos da pandemia, mas criação do programa Auxílio Brasil perto das eleições.

* Permissão para criação de gastos permanentes em anos de eleição.

* Crédito consignado para recebedores do Auxílio Brasil.

* Antecipação de benefícios sociais.

* Uso de FGTS futuro.

A lista de ações do atual governo para fins eleitoreiros é larga – e custosa para os cofres públicos e para o bom funcionamento da democracia. 

Não há reconstrução possível com um novo governo Bolsonaro

Fonte: O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – Sexta-feira, 21 de outubro de 2022 – Pág. B5 – Internet: clique aqui (Acesso em: 21/10/2022).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.