«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ABUSO NO USO DE ÁLCOOL ACONTECE ANTES DE 24 ANOS

Em SP, abuso de álcool acontece antes dos 24 anos, diz estudo da USP
Pesquisa da Universidade ouviu 5037 pessoas da Grande São Paulo
Dados ainda apontam que 56% dos entrevistados bebem regularmente

Do G1 em São Paulo

O jovem paulista está começando a beber cada vez mais cedo. É o que mostrou uma pesquisa feita pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, divulgado nesta terça-feira (23 de abril), apontou que mais da metade das mais de cinco mil pessoas entrevistadas apresentou um diagnóstico de abuso de álcool antes dos 24 anos.

Em plena cracolândia, no centro da cidade, metade das pessoas atendidas em um Centro de  Referência têm problemas com álcool. Daniel Cosme, auxiliar de manipulação, começou a beber aos 18 anos. Hoje, aos 28, assume que já acumulou inúmeras perdas. “Eu até ia trabalhar, mas o primeiro pagamento que eu pegava, eu já não conseguia mais ir trabalhar no outro dia. Começava a beber demais."

A pesquisa da USP 5037 pessoas na Grande São Paulo
O resultado mostrou que: 
  • 56% dos entrevistados bebem regularmente
  • Quase 10% abusam da bebida, e 
  • 3,6% são dependentes de álcool
A pesquisa foi apresentada na manhã desta terça-feira (23), durante encontro promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade.
“Há uma certa tolerância com a questão do álcool na sociedade e nós precisamos chamar a atenção para esta questão. Quer dizer, educar o consumo de álcool, evitar o seu uso nocivo e evitar a precocidade”, defendeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O estudo também mostra uma relação entre a bebida e a escola. O simples fato de ser estudante aparece como  estímulo ao abuso de álcool. Em parte por causa das festas em que se bebe muito. Para estudantes com baixo índice de escolaridade, a situação é ainda piorA pesquisa indica que eles são mais propensos a se tornarem dependentes.

Fonte: G1.Globo - São Paulo - 23/04/2013 19h30 - Atualizado em 23/04/2013 às 20h33 - Internet: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/04/em-sp-abuso-de-alcool-acontece-antes-dos-24-anos-diz-estudo-da-usp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.