26º Domingo do Tempo Comum – Ano A – Homilia
Evangelho: Mateus 21,28-32
Para ouvir a narração deste Evangelho, clique sobre a imagem abaixo:
O Importante é Fazer não Falar
Depois da entrada de Jesus em Jerusalém e a violenta expulsão dos comerciantes do Templo (Mt 21,1-27), a grande «parodia do poder», o evangelho de Mateus coloca três parábolas tremendas, todas elas dirigidas contra os dirigentes religiosos (não contra o povo de Israel):
a) a parábola dos dois filhos (Mt 21,28-32);
b) a dos vinhateiros homicidas (Mt 21,33-46);
c) a do banquete do Reino (Mt 22,1-14).
Com essas parábolas, Jesus provoca mais tensão na situação de
enfrentamento com os responsáveis pela religião. E chega ao ponto de lhes dizer
que eles são:
1) os que não fazem aquilo que Deus quer;
2) os que se apoderaram do poder e assassinam aqueles
que lhes estorvam;
3) os que não entrarão no banquete de Deus.
Compreende-se que, ali mesmo, quiseram matar Jesus (Mt 21,46a). E não o fizeram porque o povo estava da parte de Jesus e os homens do Templo tinham medo das pessoas (Mt 21,46b. Cf. Mc 11,18.32; 12,12; Mt 14,5; 21,26.46; Lc 20,19; 22,2). Aqueles homens tão religiosos, além de traidores, eram covardes.
A parábola é imediatamente compreendida:
A ética de Jesus não é a ética dos propósitos e das palavras, mas a ética dos fatos.
Para Jesus o que «se diz» não conta; o que conta é o que
«se faz». Sobretudo, quando o que se diz é exatamente o contrário do que se
faz. Isso é o que aconteceu com os dois irmãos [da parábola deste domingo]. E é
o que ocorre, tantas vezes, com a elite religiosa:
* em suas pregações falam contra o apego
ao dinheiro, aqueles que se parecem com qualquer coisa, menos a um pobre;
* falam contra o orgulho aqueles que
ocupam sedes de poder e honra;
* são severos censores do sexo aqueles que ocultam e protegem a delinquentes sexuais.
Jesus acentua a sua denúncia ao afirmar que os grupos mais depreciados pela elite religiosa (publicanos e prostitutas) estão à frente dessa elite no caminho para o Reino. É de se notar que o verbo [grego] «proágousin» (Mt 21,31b) está no tempo presente, isto é, «agora» os publicanos e as prostitutas «vão à vossa frente» no caminho para o Reino.
A
juízo de Jesus, os mais recuados [atrasados] no caminho para Deus são,
precisamente, os que acham estar à frente dos outros e aqueles que se veem a si
mesmos como o exemplo a seguir.
Traduzido do espanhol por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.
Fonte: CASTILLO, José María. La religión de Jesús: Comentario al evangelio diario – 2020. Bilbao: Desclée De Brouwer, 2019, páginas 346-347.
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