«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FOME: O aumento dos preços dos alimentos afunda 44 milhões de pessoas a mais na pobreza

 
O alívio nos preços das matérias-primas foi um reflexo da crise que se evaporou. Desde junho, ao menos 44 milhões de pessoas passaram à pobreza devido ao aumento dos preços dos alimentos, e outras várias dezenas de milhões correm o risco de engrossar este número.
A reportagem está publicada no jornal Público, 15-02-2011.

O Banco Mundial lançou nesta segunda-feira esta advertência às vésperas da reunião que terão os ministros de Finanças do G-20 neste fim de semana em Paris. A crise alimentar foi o principal catalisador das revoltas nos países árabes, e foi incluído in extremis nas agendas dos dignitários internacionais, que temem que o mal-estar se estenda a outros países em desenvolvimento.

A Espanha foi um dos países que lutou para que se introduzisse como matéria no G-20 o Programa Mundial para a Agricultura e a Segurança Alimentar, que no estouro da crise (2008) foi apresentado como um problema chave para a estabilização da economia. Desde abril de 2010, o Banco Mundial se encarregou deste Programa por mandato do G-20, mas questões como o déficit, a guerra de divisas, ou a reforma financeira, o haviam tirado do foco de atenção dos dirigentes internacionais.

Segundo o Índice de Preços dos Alimentos elaborado pelo Banco Mundial, o custo dos alimentos está para atingir o pico de 2008. A FAO, por sua vez, acredita que este patamar já foi ultrapassado.
O trigo foi um dos alimentos básicos que mais subiu, dobrando seu preço entre junho de 2010 e janeiro de 2011. Também o milho experimentou um vertiginoso aumento, com uma subida de 73%, segundo a instituição com sede em Washington.

O Banco Mundial recorda que esta nova onda de encarecimento dos alimentos se produz inclusive em circunstâncias mais positivas que aquelas de 2008. Por um lado, a África colheu boas safras neste exercício o que serviu como elemento estabilizador dos preços do milho no país. Além disso, o preço do arroz, um produto indispensável em grande parte dos países em desenvolvimento, ficou moderado e, segundo os especialistas, a perspectiva para os próximos exercícios é estável.

Contudo, de acordo com outro estudo divulgado na semana passada pelo mesmo organismo, os preços dos cereais continuarão “voláteis” e acima da média histórica até ao menos 2015.
No total, cerca de um bilhão de pessoas passam fome no mundo, 60% delas são mulheres. De acordo com os padrões internacionais, pobre é aquele que tem menos de 1,25 dólar por dia para viver. Precisamente, nos países menos desenvolvidos, as pessoas gastam dois terços de suas entradas diárias com alimentos, o que coloca em grave perigo grande parte da população nestes momentos de carestia.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=40697 - Acesso em: 17/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.