USP mantém posto de melhor universidade da América Latina


Veja Online

Brasil é nação com mais instituições na lista de 250 universidades da região, mas o Chile leva vantagem entre grupo das dez primeiras
Vista parcial do Campus da USP em São Paulo, capital
A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com o ranking divulgado nesta terça-feira pelo QS Quacquarelli Symonds, consultoria britânica especializada em educação superior. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em terceiro lugar, atrás da Pontificia Universidad Católica de Chile, que ocupa a segunda posição. O ranking completo pode ser visto no site da QS: http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2012


Outras instituições atestam o domínio brasileiro no ensino superior da região. Além da USP e Unicamp, aparecem no topo as federais do Rio de Janeiro (UFRJ, em 8º), Minas Gerais (UFMG, em 13º), Rio Grande do Sul (UFRGS, em 14º) e São Paulo (Unifesp, em 15º). Das 250 instituições citadas, 65 são do Brasil – 26% do total.


O QS Rankings é elaborado a partir de quatro eixos centrais: 

  • pesquisa, 
  • ensino, 
  • empregabilidade e 
  • internacionalização
Além da opinião de acadêmicos e profissionais de todo o mundo, a avaliação considera um banco de dados com mais de 18.000 títulos de mais de 5.000 editoras internacionais para assegurar a relevância das publicações oriundas das universidades.
A participação brasileira não se restringe às instituições públicas. Diversas universidades privadas aparecem na lista. As mais bem colocadas são as Pontifícias do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e São Paulo (PUC-SP), em 18º e 28º, respectivamente.


10 Melhores Universidades da América Latina
Fonte: QS Quacquarelli Symonds
Com 65 instituições selecionadas, o Brasil está em primeiro lugar entre as nações da região. Depois, figuram México (46), Colômbia (34), Chile (30), Argentina (26) e Peru (10). Equador e Venezuela têm 6 universidades citadas cada uma, enquanto Cuba possui 5. Ainda se destacam Uruguai (4), Costa Rica (3), Paraguai (3), República Dominicana (3), Bolívia (2), El Salvador (2) e Panamá (2).


"O ranking mostra que o Brasil tem priorizado a pesquisa", afirma em nota Danny Byrne, editor do TopUniversities.com, site que publica o QS. "O Brasil tem nove universidades, entre as dez latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes, e nove do total de dez com maior proporção de docentes com PhD." Catarina Roscoe, diretora do QS Consulting, no entanto, alerta: "Embora essas realizações demonstrem que o Brasil está indo na direção certa, uma análise mais profunda da situação do país mostra que ainda há muito a ser feito."


De acordo com a especialista, as universidades da região ainda estão muito aquém dos centros de excelência da América do Norte, Europa e Ásia. No último levantamento mundial feito pela QS, o Brasil emplacou 11 instituições entre as 600 melhores, atrás de países como China e Coreia do Sul (17 cada), Japão (27), França (25) e Alemanha (42). Sozinho, os Estados Unidos somaram mais de 100 citações no ranking.


"As recentes conquistas econômicas e educacionais do Brasil são notáveis. Ao mesmo tempo, o país precisa superar os desafios de manter o momentum e continuar desenvolvendo. O fortalecimento das relações entre as universidades e o setor privado pode apresentar uma grande oportunidade para o país", diz Catarina Roscoe. "Além disso, o fortalecimento das parcerias entre universidades brasileiras e universidades internacionais pode desempenhar um papel fundamental na aceleração da criação e transferência de conhecimento."


10 Melhores Universidades do Brasil
Fonte: QS Quacquarelli Symonds
Recentemente, as universidades brasileiras foram destaque em outros rankings. Em um listagem elaborada pelo Times Higher Education (THE), a Unicamp e a Unesp figuraram entre as melhores instituições jovens do mundo (menos de 50 anos de existência). Em março, em outro ranking do THE, a USP apareceu em 70º lugar na lista das universidades com melhor reputação do mundo. Já o Academic Ranking of World Universities aponta que a universidade paulista é campeã na formação de doutores. 


Fonte: VEJA Online - 12/06/2012 - 18h36 - Internet: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/usp-mantem-posto-de-melhor-universidade-da-america-latina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A necessidade de dessacerdotalizar a Igreja Católica

Dominação evangélica para o Brasil

Eleva-se uma voz profética