«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 4 de maio de 2013

6º Domingo da Páscoa - Ano C - Homilia

Evangelho: João 14,23-29


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 
23 “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 
24 Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.
25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 
26 Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.
28 Ouvistes o que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29 Disse-vos isso, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis."

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

ÚLTIMOS DESEJOS DE JESUS

Jesus está se despedindo de seus discípulos. Ele os vê tristes e acovardados. Todos sabem que estão vivendo as últimas horas com seu Mestre. O que acontecerá quando ele lhes faltar? A quem recorrerão? Quem os defenderá? Jesus quer infundir-lhes ânimo revelando-lhes seus últimos desejos.

Que a minha Mensagem não se perca! É este o primeiro desejo de Jesus. Que não seja esquecida sua Boa Notícia de Deus. Que seus seguidores mantenham sempre viva a recordação do projeto humanizador do Pai: esse "reino de Deus" do qual tanto lhes falou.  Se amam a Jesus, esta é a primeira coisa da qual devem cuidar: "aquele que me ama, guardará minha palavra... o que não me ama, não a guardará".

Depois de vinte séculos, o que temos feito do Evangelho de Jesus? Guardamo-lo fielmente ou o estamos manipulando a partir de nossos próprios interesses? Acolhemo-lo em nosso coração ou o estamos esquecendo? Apresentamo-lo com autenticidade ou o escondemos com nossas doutrinas?

O Pai lhes enviará, em meu nome, um Defensor. Jesus não quer que eles fiquem órfãos. Não sentirão sua ausência. O Pai lhes enviará o Espírito Santo que os defenderá do risco de desviarem-se dele. Este Espírito que perceberam presente nele, enviando-lhe até os pobres, os impulsionará, também, na mesma direção.

O Espírito lhes "ensinará" a compreender melhor tudo aquilo que ele lhes ensinou. Ajuda-los-á a aprofundar, cada vez mais, a sua Boa Notícia. Recordar-lhes-á aquilo que escutaram. Educá-los-á em seu estilo de vida. 

Depois de vinte séculos, que espírito reina entre os cristãos? Deixamo-nos guiar pelo Espírito de Jesus? Sabemos atualizar sua Boa Notícia? Vivemos atentos aos que sofrem? Para onde nos impulsiona, hoje, o alento renovador? 

"Deixo-vos a paz". Jesus quer que vivam com a mesma paz que puderem ver nele, fruto de sua união íntima com o Pai. Presenteia-lhes sua paz. Não é como aquela que o mundo pode lhes oferecer. É diferente. Nascerá em seus corações se acolherem o Espírito de Jesus.

Essa é a PAZ que haverá de contagiar sempre que chegarem a um lugar. É a primeira coisa que difundirão ao anunciar o reino de Deus para abrir caminhos para um mundo mais são e justo. Nunca haverão de perder essa paz. Jesus insiste: "Que o vosso coração não se perturbe nem se acovarde"

Depois de vinte séculos, por que o medo do futuro nos paralisa? Por que tanto receio diante da sociedade moderna? Há muita gente que tem fome de Jesus. O Papa Francisco é um presente de Deus. Tudo está nos convidando a caminhar em direção a uma Igreja mais fiel a Jesus e a seu Evangelho. Não podemos ficar passivos.

Tradução do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: MUSICALITURGICA.COM - Homilías de José A. Pagola - 1º de maio de 2013 - 09h36 - Internet: http://www.musicaliturgica.com/0000009a2106d5d04.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.