«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

FALECEU PADRE JOÃO BATISTA LIBANIO - TEÓLOGO JESUÍTA

A FACULDADE JESUÍTA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA - FAJE - DIVULGOU, HOJE, ESTA NOTA:
Pe. João Batista Libanio - jesuíta (1932-2014)

A FAJE se solidariza com os familiares e amigos do padre JOÃO BATISTA LIBANIO, religioso da Companhia de Jesus - Jesuítas (SJ), que faleceu na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, aos 81 anos, em Curitiba (PR), em decorrência de um infarto. 

Reconhecido mundialmente por seu profundo conhecimento na área teológica prestou importante e valioso serviço à Arquidiocese de Belo Horizonte. Era doutor em Teologia, professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou esta notícia:

Padre Libânio, como era conhecido mundialmente, dedicou-se aos estudos teológicos, à ação pastoral e ao magistério durante anos. Foi autor de mais de 125 livros.

Na arquidiocese de Belo Horizonte (MG) contribuía com artigos e textos para o Jornal de Opinião e Notícias Digital, nos quais escrevia na coluna “O olhar do teólogo”. Padre Libânio dizia que “nada faz o ser humano ser tão feliz como colaborar no crescimento interior e espiritual das pessoas".

Trajetória

Padre Libânio estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e  cursou Letras Neolatinas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi professor de Teologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS) e no Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Posteriormente, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seus estudos de Teologia Sistemática foram concluídos na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha, onde também estudou com os maiores nomes da Teologia europeia. Era mestre e doutor (1968) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O jesuíta era professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.

Sobre a vida

Em entrevista ao Jornal de Opinião, em junho de 2002, por ocasião de seus 70 anos, padre Libanio falou sobre sua visão da vida: “A clareza e a serenidade não se medem pelo número de anos, mas pelo trabalho interior. A existência foi generosa comigo e permitiu-me que pudesse estar sempre à volta com análises, reflexões sobre a realidade social e eclesial”.
Para ter acesso a esta entrevista, clique aqui.

Para se informar sobre a vasta produção bibliográfica do padre Libanio, pode-se consultar o seu site oficial, clicando aqui.

Mais informações sobre a sua vida, clique aqui.

FUNERAIS DO PE. JOÃO BATISTA LIBANIO SJ

VELÓRIO
Auditório Dom Luciano Mendes de Almeida - FAJE 
(Av. Doutor Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto, Belo Horizonte - MG - Telefone: [31] 3499-1600)
Início: 31/01 – sexta-feira – 11h00   
Término: 01/02 – sábado – 10h00

Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Vespasiano - MG
(Praça Professora Júlia Chalita [praça da Matriz], 64 - Lourdes - Vespasiano - MG - Telefone: [31] 3621-1583)
Início: 01/02 – sábado – 10h30
Término: 01/02 – sábado – 16h00

SEPULTAMENTO
01/02 – sábado – 17h00 – Cemitério Bosque da Esperança

***   ***   ***

LITURGIA

31/01 – sexta-feira
11h30 – Ofício dos Defuntos – Auditório da FAJE
21h00 – Ofício da Noite – Testemunho dos Amigos – Auditório da FAJE

01/02 – sábado
08h00 – Missa de Exéquias – Auditório da FAJE 
Presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte,  Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
[Cor Litúrgica: Branca]
14h00 – Missa de Exéquias – Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Vespasiano-MG

05/02 - quarta-feira

20h00 – Missa de 7º Dia – Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Vespasiano-MG

Fontes: Portal FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - Notícias - 30/01/2014 - Internet: clique aqui. CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Imprensa - Notícias - Quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 - 11h49 - Internet: clique aqui. Wikipédia - A Enciclopédia Livre - João Batista Libanio - Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.