«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ártico tem maior degelo já registrado, dizem pesquisadores


RFI

A capa de gelo do Ártico registrou o nível histórico mais baixo em 2012, durante o verão do hemisfério norte. De acordo com o Centro Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC, na sigla em inglês), este índice é muito mais baixo que o recorde precedente, atingido em 2007.

Imagem da camada de gelo no Pólo Norte.
Segundo cientistas Ártico tem maior degelo já registrado
As imagens de satélite mostram em 16 de setembro a cobertura de gelo chegou a 3,4 milhões quilômetros quadrados, o que parece ser a extensão mais baixa deste ano, segundo o NSIDC em seu site. Isto representa a metade da superfície mínima que a capa de gelo do Ártico ocupava no verão de três décadas atrás, segundo a mesma fonte.

“A partir de agora estamos em território desconhecido”, afirmou o diretor do Centro, Mark Serreze. “Sabemos há muito tempo que a temperatura do planeta aumenta e as mudanças mais pronunciadas são observadas primeiro no Ártico, mas poucos entre nós esperavam que fossem tão rápidas”, acrescentou Serreze em comunicado.

O recorde de 2007 já tinha sido ultrapassado em 18 de agosto, quando a superfície mínima do gelo ártico caiu para 4,10 milhões de km2 diante dos 4,17 de 2007. Em 4 de setembro, a extensão do gelo ficou abaixo dos 4 milhões de km2, alcançando um novo recorde desde que foram iniciadas as medidas por satélite há 33 anos, precisou o NSIDC.

“A aceleração do derretimento no fim do verão indica como a cobertura de gelo está fina”, indica Walt Méier, pesquisador do NSIDC no Colorado. “O gelo deve estar fino para continuar a derreter assim enquanto o sol desce no horizonte com a aproximação do outono”, acrescenta.

O NSIDC observou mudanças profundas no gelo do Ártico que no passado era formado por múltiplas camadas acumuladas, grande parte dela persistia durante anos. 

Fonte: rfi Português - 19 de setembro de 2012 - Internet: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20120919-artico-tem-maior-degelo-ja-registrado-dizem-pesquisadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.