Ártico tem maior degelo já registrado, dizem pesquisadores
RFI
A capa de gelo do Ártico registrou o nível histórico mais baixo em 2012, durante o verão do hemisfério norte. De acordo com o Centro Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC, na sigla em inglês), este índice é muito mais baixo que o recorde precedente, atingido em 2007.
Imagem da camada de gelo no Pólo Norte. Segundo cientistas Ártico tem maior degelo já registrado |
“A partir de agora estamos em território desconhecido”, afirmou o diretor do Centro, Mark Serreze. “Sabemos há muito tempo que a temperatura do planeta aumenta e as mudanças mais pronunciadas são observadas primeiro no Ártico, mas poucos entre nós esperavam que fossem tão rápidas”, acrescentou Serreze em comunicado.
O recorde de 2007 já tinha sido ultrapassado em 18 de agosto, quando a superfície mínima do gelo ártico caiu para 4,10 milhões de km2 diante dos 4,17 de 2007. Em 4 de setembro, a extensão do gelo ficou abaixo dos 4 milhões de km2, alcançando um novo recorde desde que foram iniciadas as medidas por satélite há 33 anos, precisou o NSIDC.
“A aceleração do derretimento no fim do verão indica como a cobertura de gelo está fina”, indica Walt Méier, pesquisador do NSIDC no Colorado. “O gelo deve estar fino para continuar a derreter assim enquanto o sol desce no horizonte com a aproximação do outono”, acrescenta.
O NSIDC observou mudanças profundas no gelo do Ártico que no passado era formado por múltiplas camadas acumuladas, grande parte dela persistia durante anos.
Fonte: rfi Português - 19 de setembro de 2012 - Internet: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20120919-artico-tem-maior-degelo-ja-registrado-dizem-pesquisadores
Comentários
Postar um comentário