Encolhimento da população rural preocupa FAO


Valor Econômico
21-03-2013
BOUBAKER BEN-BELHASSEN - diretor-adjunto da FAO
A acelerada diminuição da população rural global coloca a FAO [Food Agriculture OrganizationOrganização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura], o braço das Nações Unidas para agricultura e alimentação, em estado de alerta sobre as consequências desse movimento na produção agrícola. “A população urbana está agora superando a população rural e essa diferença vai subir quase como uma flecha nos próximos anos, e estamos atentos principalmente ao que se passa na China”, afirmou ontem Boubaker Ben-Belhassen, diretor-adjunto da divisão de comércio a FAO, em seminário em Genebra.

Milhões de chineses continuam a deixar o campo em busca de melhores condições de trabalho e vida nas cidades. Alguns analistas projetam em 600 milhões o numero de asiáticos que incharão as cidades nos próximos anos. A FAO observa que a inversão na tendência de crescimento populacional ocorre paralelamente à queda no ritmo de expansão da produção agrícola global – que foi de 2% ao ano entre 2001 e 2010 e deverá cair para 1,7% de 2011 a 2020. O consumo per capita fica estagnado nos países desenvolvidos, mas sobe nas nações em desenvolvimento.

A mudança no padrão do consumo global vai na direção de mais produtos com valor agregado. O maior crescimento do consumo será de peixes, de 1,5% ao ano, enquanto o de cereais deverá sofrer contração. Nesse contexto, a fatura alimentar dos países em desenvolvimento dobrou desde 2005, passando de US$ 235 bilhões de importações para US$ 427 bilhões em 2012.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - Notícias - Sexta-feira, 22 de março de 2013 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/518648-encolhimento-da-populacao-rural-preocupa-fao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A necessidade de dessacerdotalizar a Igreja Católica

Dominação evangélica para o Brasil

Vocações na Igreja hoje