«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Um forte apelo do Papa

 Papa pede “revolução copernicana” para a economia pós-Covid-19

 Joshua J. McElwee

National Catholic Reporter – 08-02-2021 

Uma economia focada no bem do ser humano, em primeiro lugar, e na preservação da natureza, ameaçada por um projeto de desenvolvimento nocivo

Audiência de Papa Francisco ao Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé - Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021 - Vaticano

No dia 8 de fevereiro, o Papa Francisco exortou os governos globais a saírem da pandemia do coronavírus com um foco na criação de uma economia de mercado mais justa, enfrentando os perigos cada vez mais crescentes das mudanças climáticas e fornecendo cuidados básicos de saúde a seus cidadãos. 

Em um discurso anual de política externa aos 183 embaixadores credenciados junto à Santa Sé, o pontífice disse que a pandemia lançou uma luz sobre cinco crises interligadas que o mundo enfrenta e “nos colocou diante de uma alternativa: continuar na estrada que percorremos até agora ou tomar um novo caminho”. 

Entre os elementos que Francisco disse que marcarão esse novo caminho:

- “Acesso universal aos cuidados básicos de saúde”,

- “Distribuição equitativa” das vacinas contra o coronavírus,

- Um “acordo efetivo” na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que será realizada em Glasgow em novembro, para reduzir as emissões de gases do efeito estufa,

- Uma reavaliação da “relação entre a pessoa e a economia”.

Sobre o último ponto, o papa comparou a necessidade de mudanças no sistema de mercado global à percepção do século XVII de que a Terra girava em torno do sol, dizendo que é hora de “uma espécie de ‘nova revolução copernicana’ que recoloque a economia a serviço do ser humano, e não vice-versa”. 

Em entrevistas nos últimos meses, Francisco frequentemente convocou os líderes mundiais a usarem a pandemia do coronavírus como uma forma de enfrentar as persistentes desigualdades econômicas e sociais. Seu discurso do dia 8 de fevereiro, que durou cerca de 55 minutos, abordou isso e uma ampla gama de outros temas. 

O discurso foi realizado em um salão no Vaticano maior do que o de costume, para permitir o distanciamento entre os cerca de 80 embaixadores que compareceram. Francisco, que foi vacinado contra o coronavírus, não usava máscara, mas em geral manteve distância dos demais presentes. 

O papa disse que o mundo enfrenta crises em cinco áreas: na SAÚDE, no AMBIENTE, nas QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS, na POLÍTICA e nas RELAÇÕES HUMANAS. 

Francisco disse que a crise na política é “muito mais profunda” do que as outras crises, e disse que ela resultou no “crescimento das contraposições políticas e na dificuldade, senão até na incapacidade, de buscar soluções comuns e compartilhadas para os problemas que afligem o nosso planeta”. 

“É uma tendência à qual já se assiste há muito tempo e que se difunde cada vez mais também em países de antiga tradição democrática”, disse. 

Naquela que pareceu uma possível referência velada aos Estados Unidos, o pontífice acrescentou:

“O desenvolvimento de uma consciência democrática exige que se superem os personalismos e que prevaleça o respeito pelo estado de direito”.

O papa abordou diretamente o recente golpe militar em Mianmar, país que ele visitou em 2017, conclamando os líderes políticos presos do país a serem “prontamente libertados”. 

Entre outras áreas de preocupação, Francisco mencionou conflitos na República Centro-Africana, na Líbia, entre israelenses e palestinos, e a recente instabilidade política no Líbano, provocada pela devastadora explosão no porto de Beirute em agosto de 2020. 

O papa também fez referência especial à guerra civil em curso na Síria, que matou centenas de milhares de pessoas e transformou milhões delas em refugiados. “Como eu gostaria que 2021 fosse o ano em finalmente se escrevesse a palavra ‘fim’ no conflito sírio, que começou há já 10 anos!”, disse Francisco. 

O papa deveria ter falado ao corpo diplomático no dia 25 de janeiro, mas teve que adiar o evento devido a um surto de dor ciática, uma condição nervosa que pode causar fortes dores na parte inferior das costas. 

Francisco não parecia em nada pior no dia 8 de fevereiro, capaz de se manter de pé durante todo o seu longo discurso. Ele também ficou de pé por quase uma hora mais, cumprimentando cada um dos embaixadores presentes, um por um. 

O papa não apertou a mão de cada diplomata individualmente, mas falou com cada um deles a alguns metros de distância. Cerca da metade deles removeu suas máscaras ao saudar o papa. 

Notas do IHU:

* A íntegra do discurso do Papa Francisco proferido no encontro com o Corpo Diplomático, no dia 08 de fevereiro deste ano, pode ser lido, em português, clicando aqui.

* O título original da nota acima foi modificado, sob a inspiração da informação divulgada pela Associated Press - AP. 

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Terça-feira, 9 de fevereiro de 2021 – Internet: clique aqui (acessado em: 09/02/2022).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.