Mais do que justo!
Quando a igreja tem dono e lucra, deve pagar imposto
Juliano Spyer
Antropólogo, autor de "Povo de Deus" (Geração 2020), criador do Observatório Evangélico e sócio da consultoria Nosotros
O que as disputas sucessórias
na Lagoinha e na Bola de Neve nos ensinam sobre a fé como negócio?
Duas igrejas evangélicas
famosas enfrentam escândalos públicos. Na Batista da Lagoinha, do clã
Valadão, a disputa entre irmãos levou ao vazamento de áudios e trocas de
indiretas no púlpito. Na Bola de Neve, durante o velório do fundador,
pastores tentaram enganar a ex-esposa e herdeira para que abdicasse da
presidência. DENISE SEIXAS, ex-esposa do fundador da igreja Bola de Neve à direita, RINALDO LUIZ DE SEIXAS PEREIRA, vulgo Apóstolo Rina, falecido neste ano
Além do ti-ti-ti sobre o mau exemplo dessas lideranças gospel, as disputas sucessórias nos convidam a examinar o fenômeno das “igrejas com dono”. Como elas surgem? Como se diferenciam de outras comunidades de fé? E por que isso importa até para quem não é evangélico?
Mesmo entre cristãos, a ideia de igreja como negócio é vista com desconfiança e evoca imediatamente a Universal, do bispo Macedo. Mas o tema é mais interessante e complexo e não se limita às organizações que pregam a teologia da prosperidade ou operam como multinacionais.
Esse fenômeno tem se tornado mais comum até em igrejas tradicionais. Ele ocorre, por exemplo, em Assembleias de Deus, quando líderes como o pastor José Wellington ou o bispo Manoel Ferreira transferem a liderança de seus respectivos ministérios para os filhos. O mesmo se observa em igrejas históricas, como a Primeira Igreja Batista de Curitiba, comandada pela família Piragine.
A transição de uma entidade civil para uma organização de
caráter proprietário é, em muitos casos, um processo orgânico. PASTOR MÁRCIO VALADÃO - Igreja Batista da Lagoinha
O caso da Batista da Lagoinha é exemplar. O pastor Márcio Valadão não fundou a igreja, que durante décadas funcionou como uma congregação histórica ligada à Convenção Batista Brasileira, muito diferente da versão atual, com estética de “parede preta”.
Como líder carismático, o pastor Márcio fez a igreja crescer por várias décadas. Esse longo envolvimento gera apego entre o líder e a comunidade de fé, que prefere a segurança de manter aquela família no comando a substituí-la por alguém novo. Ao mesmo tempo, o sucesso da igreja reflete-se no aumento de seu patrimônio, especialmente em infraestrutura.
O crescimento acelerado do número de evangélicos no Brasil não teria ocorrido sem a existência das igrejas com dono. Se o protestantismo chegou ao país por meio de missionários, hoje exportamos igrejas, inclusive inovações como a Cidade de Refúgio, fundada pelo casal de pastoras Lanna Holder e Rosania Rocha, voltada para a comunidade LGBT.
Esses experimentos atiçam a curiosidade. Qual a consequência de o fiel ser tratado como consumidor? E o que acontece quando a igreja se torna uma espécie de “academia de ginástica espiritual”, um local para atingir objetivos como desenvolver resiliência ou ser mais produtivo? Isso importa para religiosos e pesquisadores.
Mas há um ponto que interessa à sociedade como um todo.
É preciso separar igrejas que funcionam como condomínios ou
sindicatos, geridas de forma transparente, e igrejas com dono, que geram lucro.
Esse lucro é a raiz das disputas pela marca da Lagoinha e pela sucessão na Bola de Neve.
Tudo bem ganhar dinheiro, mas —como qualquer empresário— pague imposto.
Fonte: Folha de S. Paulo – Colunas e Blogs – Terça-feira, 10 de dezembro de 2024 – Pág. A3 – Internet: clique aqui (Acesso em: 17/12/2024).
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