«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VALORES E FUTURO [Não deixe de ler!!!]


RICARDO YOUNG

Escrevo este artigo ainda consternado com a tragédia de Realengo e fico pensando como nós, brasileiros, temos dificuldades de integrar as diversas facetas de nossa identidade cultural.

Não se pode prever quando surgirá um matador em série.

Mas há limites sociais que podem impedir a ocorrência de eventos radicais. Não estou me referindo apenas a leis restritivas para armas ou à segurança escolar. Falo de limites intangíveis que funcionam como princípios fundamentais de uma pessoa e de uma sociedade - seus valores.

O brasileiro e o Brasil têm valores? Quais são? Como ele vê o país de hoje e qual país ele quer construir no futuro?

A Marcondes Consultoria fez estas perguntas a 2.544 brasileiros de mais de 1.600 cidades, durante o ano passado, e publicou os resultados num estudo chamado "Valores Brasil - 2010" [ver os resultados ao final deste artigo - confira!].

As respostas formam um desenho inquietante.

O brasileiro afirma ter como valores máximos a amizade, a família e a honestidade, nesta ordem.

Acredita que o país atual enfrenta grandes problemas com corrupção, pobreza e violência, e vislumbra uma sociedade de paz, justiça e redução da pobreza no futuro.

A questão é que, entre os valores menos votados estão alguns relacionados ao protagonismo individual, à busca de soluções coletivas e à uma sociedade coesa no futuro.

Características como autoconfiança, resolução de conflitos, aceitação de riscos, inovação, visão compartilhada, interdependência, senso de comunidade, diversidade e abertura para o novo tiveram votações muito baixas.

O foco do brasileiro ainda é o interesse individual, familiar no máximo. Mas sem soluções coletivas não haverá país justo e pacífico no futuro.

A esperança talvez esteja na chamada "geração Y" que nasceu entre 1977 e 2000. Embora o recorte para esta faixa mostre a prevalência dos mesmos valores individuais, a percepção dos problemas nacionais e a visão de futuro dos "mais velhos", há uma diferença importante.
A diferença é que valores coletivos obtiveram votações tão altas quanto estes. A "geração Y" é mais aberta, valoriza relacionamentos verdadeiros; eles querem aprender, evoluir, buscam significado e pensam na comunidade.

Nossa sociedade precisa assumir o compromisso de criar instituições e processos em que esta geração possa se sentir identificada. Estabelecer relações de confiança a partir das quais o protagonismo possa florescer. Este é o grande desafio.

Nossos valores e nossa determinação de agir estão em xeque.

Não haverá paz sem mudança, não haverá mudança sem protagonismo individual em favor de ganhos coletivos duradouros.

Fonte: Folha de S. Paulo - Opinião - Segunda-feira, 11 de abril de 2011 - Pg. A2 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1104201106.htm

______________________________

Pesquisa Marcondes Consultoria
VALORES
Brasil 2010

Entenda o que é esta pesquisa, o que foi pesquisado e a sua metodologia, acessando:
http://www.marcondes.net/pesquisavalores/

Veja os valores pessoais do brasileiro apontados na pesquisa;
os valores atuais da cultura brasileira, segundo os pesquisados; e
os valores desejados para o país do futuro, acessando:
http://www.marcondes.net/pesquisavalores/resultados.html

Confira os resultados do item anterior por região do Brasil, acessando:
http://www.marcondes.net/pesquisavalores/demograficos.html

Para refletir e agir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.