«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 21 de outubro de 2018

29º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Homilia

Evangelho: Marcos 10,35-45

Naquele tempo:
35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir».
36 Ele perguntou: «O que quereis que eu vos faça?»
37 Eles responderam: «Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!»
38 Jesus então lhes disse: «Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?»
39 Eles responderam: «Podemos». E ele lhes disse: «Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.
40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado».
41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.
42 Jesus os chamou e disse: «Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.
43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo;
44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.
45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos».

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

VOCÊS NÃO PODEM SER ASSIM

No caminho para Jerusalém, Jesus vai advertindo seus discípulos a respeito do destino doloroso que lhe aguarda, bem como, a todos que seguem seus passos. A inconsciência daqueles que o acompanham é incrível. E mesmo atualmente continua se repetindo!

Tiago e João, filhos de Zebedeu, separam-se do grupo e se aproximam sozinhos de Jesus. Não necessitam dos outros. Querem obter os postos mais privilegiados e serem os primeiros no projeto de Jesus, tal com eles o imaginam. O pedido deles não é uma súplica, mas uma ridícula ambição: «Queremos que faças o que vamos lhe pedir». Querem que Jesus coloque-os acima dos demais.

Jesus parece surpreso. «Não sabeis o que pedis». Não entenderam nada a respeito dele. Com grande paciência, convida-os a se perguntarem se são capazes de compartilhar de seu destino doloroso. Quando se inteiram do que acontece, os outros dez discípulos enchem-se de indignação contra Tiago e João. Também eles têm as mesmas aspirações. A ambição divide-os e coloca-os em confronto. A busca de honrarias e protagonismo interesseiros rompem sempre com a comunhão da comunidade cristã. Também hoje. O que pode ser mais contrário a Jesus e ao seu projeto de servir à libertação das pessoas?

O fato é tão grave, que Jesus «reúne-os» para deixar claro qual é a atitude
que deve caracterizar sempre seus seguidores.

Conhecem de sobra como atuam os romanos, «chefes dos povos» e «grandes» da terra: tiranizam os povos, submetem e fazem todos sentirem o peso de seu poder. Pois bem, «entre vós, não deve ser assim».

Entre seus seguidores, tudo deve ser diferente: «Quem quiser ser grande, seja o vosso servidor; e aquele que quiser ser o primeiro, seja escravo de todos». A grandeza não se mede pelo poder que se tem, o cargo que se ocupa ou os títulos que se ostenta. Quem ambiciona estas coisas, na Igreja de Jesus, não se faz maior, mas mais insignificante e ridículo. Na realidade, tal pessoa atrapalha a promoção do estilo de vida desejado pelo Crucificado. Falta-lhe uma característica fundamental para ser seguidor de Jesus.

Na Igreja, todos temos de ser servidores. Não podemos nos colocar na comunidade cristã a partir de cima como superiores, protagonistas interessados, mas a partir de baixo, disponíveis, a serviço e disponíveis a ajudar os demais.

Nosso exemplo é Jesus. Não viveu jamais «para ser servido, mas para servir». Este é o melhor e mais admirável resumo do que ele foi: serviço a todos.

OUTRO CAMINHO

O mais importante na vida não é ter êxito e superar os outros!
O verdadeiramente decisivo é ser AUTÊNTICO e saber CRESCER como SER HUMANO. No entanto, com frequência, equivocamo-nos desde o ponto de partida. Cremos que, para afirmar nossa própria vida e assegurar nossa pequena felicidade e liberdade, devemos necessariamente dominar os demais.

Insatisfeitos por não termos sempre tudo o que queremos, temerosos de perder felicidade, queremos assegurar-nos diante de tudo e de todos, tratando de dominar a situação a partir de uma posição de superioridade e de poder sobre os demais. E assim, tratamos de manipular, de mil maneiras, a quem é mais débil que nós, esforçando-nos por mantê-lo ao serviço de nossas expectativas e interesses.

Basta observar, com atenção, as relações que se estabelecem entre chefes e subordinados, entre poderosos e economicamente fracos, entre professores
e alunos, esposos e esposas.

Pode-se dizer que não conseguimos ser algo, a não ser manipulando, dominando e oprimindo os demais. E, no entanto, segundo sociólogos atuais, este caminho é próprio de neuróticos. Em palavras de  Fritz Perls [psicoterapeuta e psiquiatra alemão: 1893 a 1970 – desenvolveu a Gestalt terapia], «neurótico é todo homem que usa seu potencial para manipular os demais, ao invés dele mesmo crescer».

Este desejo de ser grande, dominando os demais, não provém da força que alguém possui, mas precisamente da debilidade e do vazio pessoal. É um intento equivocado de conseguir, pela força, o que alguém não sabe viver a partir da própria liberdade e capacidade de amar.

O importante, é dar-nos conta de que existem outros caminhos para direcionar nossa vida e sermos autenticamente grandes. Segundo Jesus, aquele que quiser ser grande, tem de renunciar ao seu desejo de poder sobre os outros e aprender, simplesmente, a servir a partir de uma postura de amor fraterno.

Os que aceitam viver a partir da generosidade, do serviço e da solidariedade são pessoas que irradiam uma autoridade única. Não necessitam ameaçar, manipular, subornar nem adular. São homens e mulheres que nos atraem pela sua generosidade e nobreza de vida. Em sua existência resplandece a grandeza do próprio Jesus que «não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos» (Mc 10,45). Sua vida é grande, precisamente, porque sabem dá-la.

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia – Sopelana – Bizkaia (Espanha) – J. A. Pagola – Ciclo B (Homilías) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.