«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Como distinguir tristeza de depressão?

«A tristeza transforma, a depressão paralisa»

Entrevista com Neury José Botega
Médico psiquiatra, professor, pesquisador e escritor

Vitor Necchi

A depressão não deve ser confundida com tristeza,
que é um sentimento normal
NEURY JOSÉ BOTEGA

A depressão é uma doença que atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Os dados são expressivos e reforçam a necessidade de ampliar as pesquisas e as informações sobre o assunto, até porque ainda há muito preconceito em relação a quem tem esse diagnóstico. Para aprofundar o entendimento sobre o tema, o psiquiatra Neury José Botega escreveu A tristeza transforma, a depressão paralisa [Editora Benvirá, 2018] sua primeira obra voltada para um público não acadêmico.

O livro tem o objetivo de orientar pacientes e familiares. A primeira parte é destinada principalmente a quem está com depressão. A segunda, aos familiares. Na terceira parte, “a abordagem é mais densa, relacionada à formulação do diagnóstico de depressão e ao tratamento dos quadros graves da doença”.

A depressão não deve ser confundida com tristeza, que é um sentimento normal. Botega compara que, como uma febre, a tristeza “indica que algo não está bem, que um significado deve ser buscado para a angústia que nos afeta”. Esse sentimento, potencialmente, pode ser transformador, mas muita gente não consegue lidar bem com ele porque “estamos em uma era do imediatismo e da superficialidade feliz das imagens postadas”. Depressão, por outro lado, consiste em uma doença paralisante. “Tem determinação biológica e pode, na maioria das vezes, responder bem a um tratamento”, explica na entrevista a seguir, concedida por e-mail à IHU On-Line.

É comum haver preconceito em torno de pessoas depressivas porque, conforme Botega, “ainda há a crença errônea de que só fica deprimido quem é fraco, quem não tem preocupações e responsabilidades e, também, de que para sair de um estado depressivo, só depende da pessoa adoentada”.

Neury José Botega é graduado em Medicina, com residência em Psiquiatria, e doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, onde trabalha no consultório e no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas. Fez estágio pós-doutoral no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. É autor de diversas obras, entre elas Prática psiquiátrica no Hospital Geral (Porto Alegre: Artmed, 2015), Crise suicida. Avaliação e manejo (Porto Alegre: Artmed, 2015) e Telefonemas na Crise. Percursos, desafios na prevenção do suicídio (Porto Alegre: Artmed, 2010).

Confira a entrevista.

IHU On-Line – O que caracteriza o sentimento de tristeza?

Neury Botega – A tristeza é um sentimento normal do ser humano. Como uma febre, indica que algo não está bem, que um significado deve ser buscado para a angústia que nos afeta. O sentimento de tristeza, potencialmente, é transformador.

IHU On-Line – Sentir tristeza é algo natural. Por que muita gente não consegue lidar com algo prosaico e inerente à natureza humana?

Neury Botega – Porque estamos em uma era do imediatismo e da superficialidade feliz das imagens postadas.

IHU On-Line – E depressão, o que é?

Neury Botega – Depressão é uma doença paralisante. Tem determinação biológica e pode, na maioria das vezes, responder bem a um tratamento.

IHU On-Line – Qual o impacto da depressão na vida de uma pessoa?

Neury Botega – Ela impede a pessoa de ter prazer em atividades que antes eram prazerosas, traz muitas dúvidas, medo, insegurança e pensamentos negativos. O bloqueio mental causado pela depressão é estranho ao ser, assustador. A depressão pode levar ao desespero, ao alcoolismo, ao suicídio. A doença interfere muito nas atividades cotidianas, ao contrário da tristeza.

IHU On-Line – Por que há confusão no reconhecimento de tristeza e de depressão?

Neury Botega – A própria expressão “ando meio deprê” passou para o linguajar comum. As pessoas também associam muito a doença-depressão ao sentimento de tristeza. No entanto, depressão é mais do que tristeza, pode se polarizar para o vazio, para a angústia, irritabilidade e desespero.

IHU On-Line – Como identificar que uma suposta tristeza é, na verdade, sintoma de um quadro mais grave como a depressão?

Neury Botega – O quadro a seguir oferece algumas dicas, ainda que, em algumas situações, seja difícil, mesmo para um profissional, fazer a diferenciação.

IHU On-Line – Por que há preconceito em torno de pessoas depressivas?

Neury Botega – Porque ainda há a crença errônea de que só fica deprimido quem é fraco, quem não tem preocupações e responsabilidades e, também, de que para sair de um estado depressivo, só depende da pessoa adoentada.

IHU On-Line – A depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Por que atinge patamares tão expressivos?

Neury Botega – Não há boa explicação para o fato de a incidência da depressão estar aumentando. As pesquisas mostram que cada vez mais pessoas são afetadas e em faixas etárias mais precoces.

IHU On-Line – O que deve ser feito, na perspectiva individual, em relação a alguém que tem depressão?

Neury Botega – A pessoa deve ser conduzida – me refiro a um auxílio prático de nossa parte – a um médico. Quem se encontra deprimido não tem, muitas vezes, motivação e energia para fazê-lo espontaneamente.

IHU On-Line – E do ponto de vista social, no âmbito da saúde pública, há algo que possa ser feito de maneira preventiva?

Neury Botega – O primeiro passo é lutarmos para haver mais reconhecimento dos quadros depressivos, com diminuição do estigma, e com mais serviços e profissionais aptos para oferecer tratamento.

IHU On-Line – O acesso a consultas com especialistas ainda é restrito tanto no sistema público como nos planos privados. O quanto isso contribui para o agravamento do problema e a manutenção do preconceito com relação à depressão?

Neury Botega – De fato, agentes de saúde e médicos clínicos gerais devem estar capacitados a reconhecer e prover as primeiras orientações. Afinal, o problema é tão frequente quanto outros que afetam a população, como hipertensão arterial, por exemplo. A consulta com o especialista deveria ser reservada para os casos de maior complexidade, ou que não responderam a uma primeira tentativa de tratamento.

IHU On-Line – O livro A tristeza transforma, a depressão paralisa é sua primeira obra voltada para um público não acadêmico. Qual a sua pretensão? E como ele é estruturado?

Neury Botega – O livro visa a orientar pacientes e familiares. Está dividido em três partes. A primeira é mais voltada para quem está com depressão, com capítulos bem curtos. Relatos de pacientes falam sobre a experiência de estar deprimido, permitem a identificação imediata. A segunda parte do livro destina-se, sobretudo, aos familiares. As situações clínicas exemplificadas têm a intenção de promover a empatia, o entendimento da doença e dos tratamentos disponíveis. Na terceira parte, a abordagem é mais densa, relacionada à formulação do diagnóstico de depressão e ao tratamento dos quadros graves da doença.

IHU On-Line – Nos últimos anos, fala-se mais em suicídio, em contrariedade ao tabu da mídia silenciar sobre este assunto. A depressão relaciona-se com que intensidade a este ato extremo?

Neury Botega – O suicídio é um fenômeno muito complexo, o resultado trágico da combinação de vários fatores. Entre esses, a depressão tem papel preponderante. É o que demonstra o conjunto de vários estudos científicos. Por isso é tão importante diferenciar depressão de tristeza e oferecer um tratamento específico para a doença.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 5 de outubro de 2018 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.