«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Exame de Consciência para Adolescentes

 Preparação ao Crisma

1. Minha relação com Deus

* Reservo um ou mais momentos durante o dia para rezar, para conversar com Deus?
* Minha oração é calma ou apressada? Atenta ou distraída?
* Tenho o hábito de ler os Evangelhos ou outras partes da Bíblia diariamente?
* Frequento, todos os domingos, a Santa Missa?
* Vou à Santa Missa de livre e espontânea vontade ou, somente, porque meus pais me pedem ou obrigam?
* Quando estou na Santa Missa, eu presto atenção? Eu rezo e canto? Eu participo, de verdade, da Santa Missa?

2. Minha relação com o Próximo

* Eu respeito e obedeço, de verdade, aos meus pais?
* Eu respeito, sou bom e generoso para com meu(s) irmão(s)?
* Eu respeito, sou bom e generoso para com as pessoas mais idosas?
* Eu respeito, sou bom e generoso para com meus colegas de escola?
* Eu respeito e sou obediente ao(s) meu(s) professor(es)?
* Eu levo a sério os meus estudos, buscando conhecer, ler e aprender sempre mais?
* Eu tenho por hábito xingar, rogar pragas e usar palavras que humilhem as pessoas?
* Eu costumo falar mal das pessoas, espalhar boatos e fofocas?
* Eu costumo zombar, humilhar e desprezar pessoas devido às suas deficiências físicas ou mentais?
* Eu me prevaleço diante dos outros devido à minha superioridade física ou beleza aparente?
* Eu costumo ter inveja das pessoas, devido ao que elas possuem, devido à aparência delas, devido à família delas e assim por diante?

3. Minha relação com o Meio Ambiente

* Eu respeito os animais, as plantas, os rios, os córregos, as flores? Ou será que costumo matar animais, destruir jardins, arrancar árvores e plantas, bem como, sujar as águas somente pelo prazer de fazer isso?
* Eu costumo pichar paredes e muros de escolas, estabelecimentos comerciais e residências?
* Eu tenho por hábito jogar lixo pela rua, pela janela do carro em movimento?
* Eu tenho por hábito jogar lixo no quintal de minha casa ou no quintal dos outros?
* Eu costumo deixar minhas roupas sujas jogadas pelos cantos de minha casa, deixando tudo bagunçado como se minha mãe ou a empregada doméstica fossem escravas ao meu serviço e disposição?
* Eu tenho por hábito contribuir para a limpeza de minha casa, de minha escola e de minha cidade?

Texto de: Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.