«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 7 de outubro de 2018

Ele é o cara?!

Bolsonaro não é um absurdo. Ao contrário:
é um espelho fiel do Brasil

Adriano Silva*
Editor
ADRIANO SILVA

Bolsonaro nos representa. Somos todos Bolsonaro. Bolsonaro é uma expressão genuína do pensamento e do sentimento médio dos brasileiros.

Somos um povo violento. Um povo macho, valente, que gosta de resolver de modo sumário, no braço – ou no pau, na faca, na bala. Um povo prático, que prefere fazer a planejar, estudar ou pensar. Estamos no ramo da bravata e da intimidação, e não do diálogo ou da reflexão.

Somos o país que mais mata no mundo. Em número absolutos, ninguém assassina tanto quanto nós: praticamos 62 000 homicídios por ano. Em torno de 13% dos assassinatos do planeta acontecem no Brasil. Na média ponderada, somos o 11º país que mais manda semelhantes para a cova, com 30,5 homicídios por 100 mil habitantes. Em termos de linchamento, produzimos um por dia. Esse é o verdadeiro esporte nacional. O autêntico jeitinho brasileiro. The real Brazilian Way.

Bolsonaro tem razão. Bolsonaro é o cara. O nosso cara. A nossa cara.

A polícia brasileira é a que mais mata no mundo. São mais de 5 000 homicídios perpetrados pelo Estado todo ano. Não por acaso, 80% dos brasileiros têm medo da sua própria polícia. Ao mesmo tempo, somos também o país que mais mata policiais. Em torno de 500 policiais são assassinados todo ano.

Bolsonaro não é uma surpresa. Nem uma excrescência. Bolsonaro é um espelho fiel. Uma consequência previsível, senão óbvia, da nossa:
* cultivada ignorância,
* da nossa intolerância,
* da nossa insensibilidade,
* do nosso descaso com o lugar onde vivemos,
* do nosso egoísmo atroz,
* da nossa absoluta falta de solidariedade com os demais.

Bolsonaro é o presidente mais parecido com o Brasil. (Qualquer teste de DNA revelaria a inegável consanguinidade.) O candidato que melhor entende o país. Que melhor ouve e reproduz a voz rouca das ruas. Bolsonaro é o governante dos sonhos da maioria dos brasileiros.

O Brasil registra 60 mil estupros todo ano. Estima-se que só 10% dos casos sejam denunciados – então estamos falando em mais de meio milhão de vítimas (e de algozes) de violência sexual. Metade das vítimas são crianças de até 13 anos. São quase 30 estupros por 100 mil habitantes. Em termos de violência doméstica, são mais de 220 mil casos registrados por ano – estima-se, aqui também, que a grande maioria dos casos seja silenciado dentro de quatro paredes.

Vai que é sua, Bolsonaro. É sua – mais do que de qualquer outro candidato, por óbvio merecimento – essa imensa nau de insensatos, sempre à deriva, sempre navegando para trás ou para o fundo. O Brasil está contigo, Bolsomito. Arrasa. Arrebenta. Detona.

Quem não estiver contigo é minoria. E as minorias que se cuidem. Que se explodam. Os incomodados que se retirem. Aqui é Brasil. Ame-o ou deixe-o. [Bordão dos tempos da ditadura militar no Brasil!]

* ADRIANO SILVA fundador e Diretor da The Factory. Editor (publisher) do Projeto Draft e Curador da Academia Draft. Fundador da Spicy Media – trouxe o Gizmodo, o Jalopnik e o Kotaku ao Brasil. Chefe de Redação do Fantástico, na TV Globo. Diretor do Núcleo Jovem da Editora Abril. Diretor de Redação da Superinteressante, lançou Vida Simples, Mundo Estranho e Aventuras na História. Editor Sênior da Exame e Diretor de Marketing do Grupo Exame, também na Editora Abril. MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão. Graduado em Comunicação Social, pela UFRGS. Autor da trilogia O Executivo Sincero (“O Executivo Sincero – Revelações subversivas, surpreendentes e inspiradoras sobre a vida nas grandes empresas”, 2014, “Ansiedade Corporativa – Confissões sobre estresse e depressão no trabalho e na vida”, 2015, e “Dono do Próprio Nariz – Reflexões para quem sonha com um vida sem chefe nem crachá”, 2016, todos pela Editora Rocco ), além de “Treze Meses Dentro da TV – Uma aventura corporativa exemplar”, 2017, também pela Rocco.

Fonte: Linkedin – Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.