«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Que mundo é este ? ? ?

Patrimônio dos 26 mais ricos equivale ao dos
50% mais pobres do mundo

Deutsche Welle

Oxfam alerta para desigualdade «fora de controle» mundo afora, devido em grande parte a sistemas tributários injustos. Aumento de impostos sobre fortuna dos mais ricos permitiria financiar estudos de milhões de crianças.
Pai carregando filho no colo enquanto atravessa um lixão:
Em 2018, fortunas bilionárias aumentaram 12%,
enquanto camadas mais pobres viram sua riqueza diminuir em 11%

Em 2018, fortunas bilionárias aumentaram 12%, enquanto camadas mais pobres viram sua riqueza diminuir em 11%.

A desigualdade na distribuição de riqueza em todo mundo está «fora de controle», alerta um relatório da ONG antipobreza Oxfam divulgado nesta segunda-feira (21/01). Segundo o documento, em 2018, enquanto as camadas mais favorecidas acumulavam riquezas, as mais pobres ficavam ainda mais pobres, aumentando o abismo entre os dois grupos.

A Oxfam afirma que, no ano passado:
* um novo bilionário surgiu a cada dois dias, enquanto
* o patrimônio dos 3,8 bilhões de indivíduos mais pobres diminuía diariamente em 500 milhões.
* As fortunas bilionárias aumentaram 12%, ou 2,5 bilhões de dólares por dia, enquanto
* as camadas mais pobres viram sua riqueza diminuir 11%.

Segundo o relatório, os 26 indivíduos mais ricos do mundo
concentram riqueza equivalente ao patrimônio dos 3,8 bilhões de pessoas
que formam a camada mais pobre da população mundial, ou seja,
50% das pessoas em todo o planeta.
WINNIE BYANYIAMA
Engenheira, política, diplomata ugandense - Diretora Executiva da OXFAM International

Os sistemas tributários que pesam sobre as camadas mais desfavorecidas da população mundial aumentam a disparidade entre ricos e pobres e a insatisfação popular, afirmou Winnie Byanyima, diretora executiva da Oxfam International. Esse quadro traz efeitos negativos particularmente para as mulheres.

«Enquanto corporações e os super-ricos desfrutam de impostos baixos, milhões de meninas não têm acesso à educação de qualidade e muitas mulheres morrem por falta de cuidados na maternidade», disse Byanyima.

O relatório afirma que os governos subfinanciam cada vez mais os serviços públicos e subtributam os ricos.
«Os pobres sofrem duplamente, com a falta de serviços essenciais e
também ao pagar uma carga maior de impostos",
afirmou a diretora executiva da Oxfam.

[Um verdadeiro escândalo! Desse modo, quem já é rico tem todo o «apoio» do próprio Estado para tornar-se sempre mais rico!]

A ONG ressalta que os impostos sobre os mais ricos e as grandes empresas vêm sendo reduzidos nas últimas décadas. Quando os governos fracassam em taxar os mais ricos, a carga tributária recai sobre os mais pobres através de impostos sobre o consumo, como os impostos sobre o valor agregado (IVA).
[Este é, por sinal, o retrato perfeito do que acontece no Brasil: taxa-se mais o consumo do que a RENDA!!! Assim sendo, um assalariado paga mais imposto de renda em nosso país que um empresário, proporcionalmente falando!!!]

«Tributações indiretas como essa recaem sobre sal, açúcar ou sabão, recursos básicos de que as pessoas necessitam [...] Dessa forma, os pobres pagam uma fatia relativamente maior de seus rendimentos do que as pessoas ricas», apontou Byanyima.

Sistemas tributários mais justos podem contribuir para resolver o problema.

A Oxfam afirma que se a camada de 1% dos mais ricos da população mundial
pagasse apenas 0,5% a mais de impostos sobre suas riquezas,
isso arrecadaria por ano mais que o suficiente para financiar
os estudos de todas as 262 milhões de crianças que se encontram hoje fora da escola,
além de garantir assistência médica que evitaria a morte de 3,3 milhões de pessoas.

A ONG sugere que os governos reavaliem a tributação sobre riquezas, como os impostos sobre heranças de propriedades, que vêm sendo reduzidos ou eliminados em boa parte das nações mais desenvolvidas e sequer foram implementados nos países mais pobres.

O relatório, divulgado pouco antes do início do Fórum Econômico Mundial de Davos, que reúne na Suíça líderes mundiais da política e dos negócios a partir desta terça-feira, é baseado em informações do registro de dados sobre a riqueza do banco de investimentos Credit Suisse e da «lista dos bilionários» da revista Forbes.

Fonte: Deutsche Welle – Notícias / Mundo – Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.