«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Papa Francisco apoia a luta dos indígenas brasileiros

 Papa é a favor da proteção de suas terras e contra o Marco Temporal

 Gabriel López Santamaría

Religión Digital – 27-08-2021 

“Para nós, é um momento de luta, um momento de grande determinação, e de pedir o apoio do Papa Francisco... o Papa Francisco assegurou que estará nos dando todo o apoio, e será possível que mudemos esta visão capitalista da sociedade”, afirmou o cacique Dadá

PAPA FRANCISCO e o CACIQUE DADÁ BORARI

Na manhã de ontem, uma delegação do Movimento Laudato Si’, encabeçada por Lorna Gold e Tomás Insua, respectivamente, presidente e diretor-executivo do Movimento, se reuniu com o Papa Francisco. Os membros da delegação estavam acompanhados pelo padre Joshtrom Kureethadam, do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. 

No encontro, de 75 minutos, também participaram lideranças indígenas, como o cacique Dadá Borari, da Amazônia, o prestigiado cientista ecologista, Greg Asner, que foi o primeiro a mapear o desmatamento ilegal da Amazônia brasileira, e outros líderes de distintas regiões. 

Depois da reunião de 75 minutos, Cacique Dadá compartilhou o que representa este momento para os povos indígenas de todo o Brasil:

“Para nós, é um momento de luta, um momento de grande determinação, e de pedir o apoio do Papa Francisco... o Papa Francisco assegurou que estará nos dando todo o apoio, e será possível que mudemos esta visão capitalista da sociedade que hoje quer criminalizar o movimento social. Assim, ele está disponível, pronto para ajudar a população indígena de todas as regiões, especialmente na Amazônia”.

O encontro com o Santo Padre, o primeiro desde a mudança de nome do Movimento no mês passado, teve como eixo principal o diálogo e colaboração entre a Igreja e outros setores da sociedade, particularmente aqueles das periferias, para responder com urgência à crise ecológica. Ele deu apoio à campanha “Planeta saudável, gente saudável” e outros projetos em colaboração com o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, como a Plataforma de Ação Laudato Si’. 

A Dra. Lorna Gold, se mostrou emocionada pelo encontro no qual o Papa “pediu-nos que entremos em diálogo profundo com as periferias” e “nos fez compreender o que realmente significa ter passado de Movimento Católico Mundial pelo Clima para Movimento Laudato Si'”. A proximidade do Papa foi um gesto muito alentador para o movimento, para encarar esta próxima etapa do novo nome. 

Francisco mostrou-se, como é habitual, próximo e preocupado pela situação atual e com os cenários constatados nos últimos relatórios científicos, que alertam para o agravamento da situação global. 

A luta dos povos indígenas, presente no encontro 

Providencialmente o encontro ocorreu apenas 24 horas antes de milhares de indígenas marcharem pelas ruas de Brasília, reivindicando seus direitos sobre as terras ao Supremo Tribunal Federal – e contra a tese do Marco Temporal que teve seu julgamento adiado para a semana que vem. 

Para entender melhor o que é a tese do “Marco Temporal Indígena”, clique aqui

Depois do encontro, o cacique Dadá Borari, indicou que o Papa Francisco manifestou todo seu apoio na luta dos povos originários da Amazônia brasileira e se mostrou disponível para ajudar no que fosse necessário. 

Assista ao vídeo com o depoimento do Cacique Dadá, após encontrar-se com Papa Francisco, em audiência no Vaticano, clicando sobre a imagem abaixo: 

Traduzido do espanhol por Wagner Fernandes de Azevedo. 

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 27 de agosto de 2021 – Internet: clique aqui (Acesso em: 27/08/2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.