«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Há pecados piores

 Com Papa Francisco, voltamos a Dante

 Luigi Accattoli

«Corriere della Sera» - Milão (Itália): 07/12/2021 

PAPA FRANCISCO concedendo entrevista no interior do aéreo que o trazia da Grécia a Roma, na Itália - Dia 6 de dezembro de 2021

“Os pecados da carne não são os mais graves”, disse Francisco

A frase acima foi pronunciada pelo papa nessa segunda-feira, 6 de dezembro, no avião, quando retornava de uma viagem à Grécia: o povo sempre soube disso, e há também os provérbios que o atestam. Os moralistas, porém, até ontem, levantavam a voz e defendiam que o pecado do sexo é sempre grave. 

Há algum tempo, os rankings foram revistos, mas Francisco é o primeiro a dizer isso como papa. No entanto, não é a primeira vez que ele o diz, e, somando as suas menções a esse assunto, temos indicações sobre quais são, para ele, os pecados mais graves. 

Pecados bem mais graves: 

Nessa segunda-feira, ele falou da soberba e do ódio. Outra vez, ele havia mencionado a vaidade. Muitas vezes, ele indicou como gravíssimos o comércio de armas, as guerras, o tráfico de seres humanos, o pertencimento às máfias. Uma vez, ele disse que a pedofilia é um sacrilégio. 

Quanto à gravidade do pecado sexual, em certa ocasião Francisco havia chegado a inverter a classificação tradicional, ao dizer a Dominique Wolton (no livro “O futuro da fé” [Ed. Planeta]) que “os pecados mais leves são os da carne”. Com isso, aproximou-se de Miguel de Unamuno, que, na “Vida de Dom Quixote e Sancho” (1905), afirmava sobre a prostituta Maritornes que “dificilmente se pode dizer que ela peca”. Unamuno, por sua vez, seguia o povo, que sempre levava em conta a fraqueza da carne. 

Pecài de mona Dio li perdona, pecài de pantaeòn pronta assoiussiòn”: afirma um provérbio vêneto, que não faz diferença entre os pecadores homens e mulheres, e quer que todos sejam absolvidos. O medo do sexo tem sido forte nas igrejas cristãs dos últimos séculos. Mas nem sempre foi assim. 

Dante coloca os luxuriosos no segundo círculo do Inferno, logo depois do limbo: isto é, considera todos os outros pecados piores. Esta é a sua ordem de gravidade: gulosos, avarentos e pródigos, iracundos e preguiçosos, heréticos, violentos, fraudulentos, traidores. Portanto, podemos dizer que, com Francisco, voltamos a Dante, ou seja, à Escolástica, a Tomás de Aquino. 

A voz grossa contra a sexualidade – no que diz respeito à Igreja Católica – foi levantada pelos manuais para confessores, que, durante séculos, afirmaram que, nas coisas do amor, não há matéria leve:In re venerea non datur parvitas materiae”. É por causa do celibato dos consagrados que o rigor contra a corporeidade alcançou notas agudas nos séculos da Contrarreforma. 

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 9 de dezembro de 2021 – Internet: clique aqui (Acesso em: 10/12/2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.