Há pecados piores

 Com Papa Francisco, voltamos a Dante

 Luigi Accattoli

«Corriere della Sera» - Milão (Itália): 07/12/2021 

PAPA FRANCISCO concedendo entrevista no interior do aéreo que o trazia da Grécia a Roma, na Itália - Dia 6 de dezembro de 2021

“Os pecados da carne não são os mais graves”, disse Francisco

A frase acima foi pronunciada pelo papa nessa segunda-feira, 6 de dezembro, no avião, quando retornava de uma viagem à Grécia: o povo sempre soube disso, e há também os provérbios que o atestam. Os moralistas, porém, até ontem, levantavam a voz e defendiam que o pecado do sexo é sempre grave. 

Há algum tempo, os rankings foram revistos, mas Francisco é o primeiro a dizer isso como papa. No entanto, não é a primeira vez que ele o diz, e, somando as suas menções a esse assunto, temos indicações sobre quais são, para ele, os pecados mais graves. 

Pecados bem mais graves: 

Nessa segunda-feira, ele falou da soberba e do ódio. Outra vez, ele havia mencionado a vaidade. Muitas vezes, ele indicou como gravíssimos o comércio de armas, as guerras, o tráfico de seres humanos, o pertencimento às máfias. Uma vez, ele disse que a pedofilia é um sacrilégio. 

Quanto à gravidade do pecado sexual, em certa ocasião Francisco havia chegado a inverter a classificação tradicional, ao dizer a Dominique Wolton (no livro “O futuro da fé” [Ed. Planeta]) que “os pecados mais leves são os da carne”. Com isso, aproximou-se de Miguel de Unamuno, que, na “Vida de Dom Quixote e Sancho” (1905), afirmava sobre a prostituta Maritornes que “dificilmente se pode dizer que ela peca”. Unamuno, por sua vez, seguia o povo, que sempre levava em conta a fraqueza da carne. 

Pecài de mona Dio li perdona, pecài de pantaeòn pronta assoiussiòn”: afirma um provérbio vêneto, que não faz diferença entre os pecadores homens e mulheres, e quer que todos sejam absolvidos. O medo do sexo tem sido forte nas igrejas cristãs dos últimos séculos. Mas nem sempre foi assim. 

Dante coloca os luxuriosos no segundo círculo do Inferno, logo depois do limbo: isto é, considera todos os outros pecados piores. Esta é a sua ordem de gravidade: gulosos, avarentos e pródigos, iracundos e preguiçosos, heréticos, violentos, fraudulentos, traidores. Portanto, podemos dizer que, com Francisco, voltamos a Dante, ou seja, à Escolástica, a Tomás de Aquino. 

A voz grossa contra a sexualidade – no que diz respeito à Igreja Católica – foi levantada pelos manuais para confessores, que, durante séculos, afirmaram que, nas coisas do amor, não há matéria leve:In re venerea non datur parvitas materiae”. É por causa do celibato dos consagrados que o rigor contra a corporeidade alcançou notas agudas nos séculos da Contrarreforma. 

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 9 de dezembro de 2021 – Internet: clique aqui (Acesso em: 10/12/2021).

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