ADVENTO: ESPERAR É UMA ARTE

Dietrich Bonhoeffer *

Festejar o Advento significa saber esperar: esperar é uma arte que o nosso tempo impaciente se esqueceu. Ele deseja arrancar o fruto maduro tão logo germina; mas os olhos gordos são apenas iludidos, porque um fruto aparentemente tão precioso está ainda verde por dentro, e mãos privadas de respeito jogam fora, sem gratidão, aquilo que lhas iludiu. 


Quem não conhece a felicidade azeda do esperar, isto é, do sentir a falta de algo na esperança, não poderá jamais desfrutar da bênção integral da realização.


Quem não conhece a necessidade de lutar com as questões mais profundas da vida, da sua vida e na espera não mantém abertos os olhos com desejo até que a verdade lhe seja revelada, este não pode imaginar nada da magnificência deste momento no qual resplandecerá a clareza; e quem deseja aspirar à amizade e ao amor do outro sem esperar que a sua alma se abra a ele até obtê-los, a este permanecerá eternamente escondida a profunda bênção de uma vida que se desenvolve entre duas almas.


No mundo devemos esperar pelas coisas maiores, mais profundas, mais delicadas, e isto não acontece de maneira tempestuosa, mas segundo a lei divina da germinação, do crescimento e do desenvolvimento.

* Para obter informações sobre este famoso teólogo protestante, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dietrich_Bonhoeffer


Tradução do italiano: Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Teologi@Internet - Forum teologico diretto da Rosino Gibellini
 - Editrice Queriniana, Brescia (Itália) - 25/11/2011 - Internet: http://www.queriniana.it/blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A necessidade de dessacerdotalizar a Igreja Católica

Dominação evangélica para o Brasil

Eleva-se uma voz profética