«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ESTUDO VÊ 4 PERFIS NA NOVA CLASSE MÉDIA

Márcia De Chiara

Batalhadores são o maior grupo; há ainda os promissores, empreendedores e experientes

Há várias "classes médias" dentro da nova classe média brasileira. As 108 milhões de pessoas que integram esse estrato social, com renda individual mensal entre R$ 320 e R$ 1.120, não são um grupo homogêneo em termos de consumo, perfil socioeconômico e muito menos visão de mundo. Isso é o que mostra um estudo feito pela Serasa Experian e pelo Data Popular para identificar as nuances desse estrato social, que desembolsou em 2013 R$ 1,17 trilhão com produtos e serviços.

O estudo, que consultou cerca de 3 mil pessoas, combinando 400 variáveis, concluiu que há quatro diferentes perfis dentro da nova classe média. O grupo dos batalhadores reúne o maior contingente (30,3 milhões) e respondeu no ano passado pela maior fatia do consumo: R$ 388,9 bilhões.
"Esse grupo melhorou de vida e migrou recentemente da classe D para a C por meio do emprego formal", afirma o diretor do Data Popular, Renato Meirelles. Ele destaca que esse grupo foi o grande responsável pelo salto no consumo dos últimos anos.
"Os batalhadores acreditam que as conquistas ocorreram pelos próprios méritos e só é pobre quem não se esforça para trabalhar", diz Meirelles. A garçonete Maria Consuelo de Souza Lima, de 42 anos, casada e mãe de três filhos e renda mensal de R$ 1.200, é uma típica representante deste grupo. "A vida melhorou nos últimos anos, principalmente no consumo de alimentos e vestuário", diz Maria Consuelo. Ela está estudando para ser auxiliar de enfermagem porque quer ganhar mais.
A pesquisa mostra que os batalhadores fazem amplo uso do crédito. A garçonete admite que atrasou o pagamento do cartão para ajudar na prestação do carro do filho. De fato, o crédito é muito disseminado entre a nova classe média e é usado por 58% dessa população.
Alavanca
Se os "batalhadores" foram a alavanca do consumo nos últimos anos, Meirelles projeta que, em cinco anos, dois outros grupos integrantes da nova classe média devem puxar para cima esse estrato: o grupo dos promissores e dos empreendedores. Os promissores são os jovens com idade média de 22 anos, a maioria com ensino médio completo e emprego com carteira assinada. Eles respondem por 19% da população desse estrato social e gastaram em 2013 cerca de R$ 230 bilhões com produtos e serviços. O sonho de consumo desse grupo é cursar uma faculdade, ter um smartphone e um notebook.
Já os empreendedores são a menor fatia da população (16%) e detiveram R$ 276 bilhões do consumo em 2013. No entanto, Meirelles diz que eles apresentam a maior perspectiva de ascensão para a classe B e têm pretensões maiores de consumo, como fazer uma viagem internacional. Enquanto isso, o grupo dos experientes é formada por pessoas mais velhas e com menor grau de instrução.
Fonte: O Estado de S. Paulo - Economia - Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 - Pg. B5 - Internet: clique aqui.

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